quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

APPACDM de Coimbra gerida com normas de qualidade

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra é a primeira instituição de solidariedade social do distrito a ter certificação de qualidade no setor. É também a primeira APPACDM e a primeira clínica de reabilitação do país a obter esta qualificação, referente às instalações de São Silvestre.
A presidente da instituição, explica que estes resultados devem-se “à preocupação da direção em apostar na qualidade, com visão estratégica e a pensar no futuro”.
Certificação social
O processo de certificação obrigou a um trabalho de preparação de todos os procedimentos ao longo de dois anos, reconhecido pela Equass, entidade europeia que desenvolveu um modelo de qualidade semelhante às normas ISO, mas aplicado a instituições de serviço social.
De acordo com a diretora técnica, Ana Isabel Cruz, “foi um grande esforço” porque envolveu o funcionamento de nove edifícios em quatro concelhos, onde são prestadas 11 respostas diferentes de apoio a cidadãos com deficiência, excluindo as empresas de inserção dinamizadas pela APPACDM de Coimbra.
De resto foram abrangidos os centros de atividades ocupacionais de Coimbra, Montemor-o-Velho, Cantanhede e Arganil, o Centro de Recursos para a Inclusão (com protocolo assinado com a DREC), a Clínica de Medici-na Física e Reabilitação e as três residências: Montes Claros, São Silvestre e Quinta da Fonte Quente – Tocha).
Com 886 utentes e cerca de 250 colaboradores, foi possível fazer a uniformização de processos, reestruturar a avaliação de desempenho dos colaboradores, melhorar a planificação e tornar os objetivos mensuráveis, bem como a monitorização dos resultados.

Fonte: http://www.asbeiras.pt/2011/01/appacdm-de-coimbra-gerida-com-normas-de-qualidade/
Jornal Diário As Beiras


Observações pessoais:

Conheço bem um dos lares citados, porque já tive a possibilidade de colaborar com o mesmo. Houve um esforço de todos os colaboradores no sentido de melhorar e primar pela qualidade do serviço. Muito se deve a forma como os técnicos trabalham esta questão. E há uma assistente social muito minha amiga que bem merece este reconhecimento por todo o seu trabalho e empenho neste processo. *Parabéns*

Nenhum comentário:

Postar um comentário