Encontro Distrital de Mediadores Ciganos do Distrito de Beja
Ontem, no Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal, teve lugar um encontro de mediadores ciganos que, de acordo com fonte da organização, visou os seguintes objectivos: «promover o empowerment e a participação dos grupos sociais desfavorecidos, nomeadamente, sobre medidas de política social de que são beneficiários; envolver a participação de pessoas em situação de pobreza e exclusão social que residem no distrito de Beja, através da articulação com entidades locais, as famílias, os técnicos e os dirigentes; contribuir para o fomento de uma verdadeira cultura de participação por parte destes públicos, bem como o reforço do empowerment, e da capacidade de reflectir e definir as soluções para os seus problemas.
Conclusões e recomendações:
1 - O principal papel do Mediador é a ajuda com um desempenho imparcial na resolução dos problemas e conflitos independentemente de serem de populações de etnia cigana ou não. Este trabalho exige uma atenção redobrada ao nível dos contactos com as famílias, as entidades patronais, os funcionários e colaboradores, os chefes, as autoridades etc. Este papel não pode descurar os interesses da cultura cigana e da população em geral na procura da manifestação dos deveres e direitos comuns. Daí que também seja um papel de criação de pontes de ligação entre todas as partes. Esta papel varia em função do contexto onde a intervenção é realizada.
2 - Uma das principais dificuldades prende-se com o facto das representações negativas sobre a população cigana por parte da comunidade em geral. Verifica-se uma ligeira desconfiança inicial em relação à intervenção a realizar por parte dos mediadores. A importância das meninas ciganas não frequentarem as escolas a partir dos 13 e 14 anos é outra das dificuldades.
3 - A existência de um elo de comunicação e ligação de contacto permanente entre ambas as comunidades. O abandono escolar nas comunidades ciganas está a diminuir. O acesso á informação por parte das comunidades ciganas aumentou consideravelmente com a intervenção dos mediadores ciganos. Verificou-se uma minimização de conflitos devido à intervenção dos mediadores ciganos.
4 - Envolver as populações ciganas na resolução dos seus problemas. Apoio da população e dos serviços existentes. Apostar nos direitos para depois conseguir os deveres. Mais informação sobre o funcionamento dos serviços junto da comunidade cigana. Partilha de experiências e boas práticas para a resolução dos problemas. Necessidade de explicar os motivos pelas respostas dadas pelas instituições».
Esta informação foi fornecida pelo Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal
Contactos:
Morada:
EAPN Portugal
Núcleo Distrital de Beja
Rua de Mértola, 43-2º Esq.
7800-475 Beja
Telefone: 284 325 744
Fax: 284 325 745
E-mail: n.beja@reapn.org
Conclusões e recomendações:
1 - O principal papel do Mediador é a ajuda com um desempenho imparcial na resolução dos problemas e conflitos independentemente de serem de populações de etnia cigana ou não. Este trabalho exige uma atenção redobrada ao nível dos contactos com as famílias, as entidades patronais, os funcionários e colaboradores, os chefes, as autoridades etc. Este papel não pode descurar os interesses da cultura cigana e da população em geral na procura da manifestação dos deveres e direitos comuns. Daí que também seja um papel de criação de pontes de ligação entre todas as partes. Esta papel varia em função do contexto onde a intervenção é realizada.
2 - Uma das principais dificuldades prende-se com o facto das representações negativas sobre a população cigana por parte da comunidade em geral. Verifica-se uma ligeira desconfiança inicial em relação à intervenção a realizar por parte dos mediadores. A importância das meninas ciganas não frequentarem as escolas a partir dos 13 e 14 anos é outra das dificuldades.
3 - A existência de um elo de comunicação e ligação de contacto permanente entre ambas as comunidades. O abandono escolar nas comunidades ciganas está a diminuir. O acesso á informação por parte das comunidades ciganas aumentou consideravelmente com a intervenção dos mediadores ciganos. Verificou-se uma minimização de conflitos devido à intervenção dos mediadores ciganos.
4 - Envolver as populações ciganas na resolução dos seus problemas. Apoio da população e dos serviços existentes. Apostar nos direitos para depois conseguir os deveres. Mais informação sobre o funcionamento dos serviços junto da comunidade cigana. Partilha de experiências e boas práticas para a resolução dos problemas. Necessidade de explicar os motivos pelas respostas dadas pelas instituições».
Esta informação foi fornecida pelo Núcleo Distrital de Beja da EAPN Portugal
Contactos:
Morada:
EAPN Portugal
Núcleo Distrital de Beja
Rua de Mértola, 43-2º Esq.
7800-475 Beja
Telefone: 284 325 744
Fax: 284 325 745
E-mail: n.beja@reapn.org
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