quinta-feira, 15 de novembro de 2012



Governo quer responsabilizar famílias que abandonem idosos
Pedro Mota Soares diz que o abandono em lares e hospitais «não pode continuar encoberto»
Por: tvi24 / PB | 2012-11-12 17:05
O Governo pretende responsabilizar as famílias que abandonem os idosos nos hospitais ou nos lares e vai pedir a ajuda às instituições de solidariedade social, uma medida incluída no protocolo assinado com o setor social.

Perante os deputados das Comissões de Orçamento, Finanças e Administração Pública e da Segurança Social, o ministro Pedro Mota Soares disse que o país tem um problema social que não tem conseguido resolver, que sendo um problema «recente», o ministro entende que não resulta apenas «do difícil período financeiro» que o país atravessa.

O problema em causa, segundo o ministro, é o abandono de idosos nos hospitais, lares ou até na própria casa. Pedro Mota Soares quer conhecer as causas e encontrar soluções.

«Queremos discutir medidas até de incidência legislativa que possam responsabilizar as famílias e nesse sentido vamos contar com contributos da CNIS [Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade], Misericórdias e Mutualidades», anunciou Mota Soares.

Para isso, o ministro disse que pretende pedir a ajuda também de sociólogos, classe médica, políticos e grupos parlamentares.

Na opinião de Mota Soares, o abandono de um idoso «é um problema real, que não pode continuar encoberto porque é uma fragilidade nacional».

A medida está incluída no protocolo que foi assinado na semana passada entre o Ministério da Solidariedade e Segurança Social e o setor social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário