No próximo dia 3 de Dezembro comemora-se o Dia Internacional do Deficiente, e eu que já estava a dar largas a minha imaginação para umas actividades, dei por mim a pensar na palavra deficiente. Quando dizemos que um objecto está deficiente queremos dizer que está partido, avariado, defeituoso, etc. Acho que tem uma conotação muito negativa. Deixou-me a reflectir sobre o assunto. Os meus clientes são tudo menos avariados, partidos, defeituosos, ou "deficientes", são fantásticos! Têm imensas capacidades, e acredito que se a evolução dos nossos dias tivesse alcançado mais cedo a educação para alunos com necessidades especiais, muitos dos meus clientes teriam certamente outro tipo de vida actualmente. Surpreendem-me a cada dia que passa. E tenho feitos trabalhos fantásticos com eles a nível da expressão plástica e do uso de jogos. Uma das coisas que mais me surpreendeu foi o jogo da mímica num destes dias. Descobri o espírito do teatro em alguns deles, que me fez ficar ansiosa por explorar um dia destes. Adoro o que faço. Sempre andei muito colada a outro tipo de intervenção e de práticas e se calhar até cheguei a pensar que só ali teria satisfação profissional, mas na verdade descobri que gosto de outras coisas da mesmo forma como gostava da área da toxicodependência. Num dia destes tive aqui uma discussão sobre a palavra cliente, e visto que a empreguei numa frase qualquer umas linhas acima, achei melhor voltar a reformular o meu entender perante esta palavra. Há muito que se debatem teorias e ocorrem estudos sobre como trazer a lógica do mercado para o Terceiro Sector, não de forma a existir uma lógica distributiva pelos sócios, mas sim pela lógica de primar pela qualidade de um serviço prestado, com o objectivo de promover a sustentabilidade das IPSS. A segurança social neste momento está a cortar em tudo o que pode a nível de subsídios e outras prestações, paralelamente a um rigor e uma quantidade de prestações de prova que nunca se evidenciou antes. E mesmo assim para vós, continua a ser estranho chamar cliente a um utente??? Tendo em conta os interesses do individuo, pretende-se prestar o melhor serviço possível, numa base de auto-sustentabilidade e de rigor pela qualidade do serviço prestado. É a ideia do mais e melhor equipamentos e serviços de forma auto-sustentada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário