terça-feira, 19 de maio de 2009

desabafos....

A vidas às vezes prega-nos umas surpresas engraçadas! Estava desempregada, e quando concorria a alguma coisa na área nunca me chamavam, para verem em 1 ano fui chamada 2 vezes para entrevista, e pelo decorrer das respectivas entrevistas ficava logo com aquela ideia de que só fui perder tempo e gastar dinheiro. Como não sou capaz de ficar parada, lá comecei a entregar CV's em lojas e outras coisas do género, cada vez que me contactavam e me perguntavam as minhas habilitações literárias ou a minha experiência de trabalho, a resposta era sempre a mesma: "procurávamos alguém com experiência" ou "tem habilitações a mais para o lugar pretendido". Andei um ano a depender economicamente do meu marido e dos meus pais, que felizmente sempre se mostraram disponiveis em me ajudar em tudo o que eu sempre precisei ao longo da vida. Curiosamente nem ao RSI, eu tinha direito por que tinha uma casa que os meus pais que sempre trabalharam ao longo da vida me tinham dado, e como tal veio-me negado o pedido. E na altura pensei, quer dizer o Estado paga 800 euros por mês para tratamento de utentes toxicodependentes internados em comunidades terapêuticas, e muitos deles ainda recebem RSI. E pergunto eu para que??? Na sua maioria, não chegam a levar o tratamento até ao fim, o que se pode ver pelos diferentes estudos que vão aparecendo acerca desta matéria. E falo com o conhecimento da pouca prática de trabalho que tive.


E claro, inevitalvelmente sentia-me desanimada, desiludida com a vida. Pensei muitas vezes, o que é que me valeu ser honesta durante a minha licenciatura? O que é que me valeu nunca copiar??? Quando na minha faculdade, acontecia um fenómeno engraçado, curiosamente as meninas que nas aulas ocupavam os lugares da frente, eram aquelas que nos dias de exame chegavam primeiro que toda a gente e se sentavam nas filas de tráz. Sempre me revoltou! porque eu estudava e trabalhava e conseguia, logo elas também eram capazes bastava quererem. Sempre achei que um dia isso se ía reflectir no mercado de trabalho, e que de alguma forma iria ver o meu esforço recompensado. Na realidade, não pelo contrário. Cada vez que encontro uma colega na rua, e vem a conversa aquela pergunta: "então que fazes agora?" Existe aquelas que me respondem, continuo sem arranjar nada na área, e depois existe aquelas que me respondem com sinceridade, estou a trabalhar em XXXX, mas foi com cunha! pelo menos são honestas! E eu??? Para que é que me esforcei durante 5 anos??? porque é que não copiei??? Alias, eu sempre tive muito boas notas, poderia ter seguido outra área qualquer, mas optei por seguir aquilo que me enche o coração, mas pergunto para que??? Poderia ter seguido outra coisa, e talvez não estivesse na situação em que estou. Mas optei por ser fiel aquilo que gosto. E pergunto mais uma vez, para que???


Bem, mas ao fim deste ano desempregada, lá consegui arranjar trabalho num hipermercado, e não tenho vergonha de o dizer. Vergonha deve-se ter quando se rouba, quando se mente, ou quando passamos por cima dos outros para atingir os nossos fins. Houve um dia engraçado, estava a trabalhar e apareceu uma antiga colega de faculdade, disse-lhe: Olá, tudo bem contigo?
Curiosamente fez de conta que não me conhecia de lado nenhum! Não me senti incomodada, afinal de contas é assim que ficamos a conhecer as pessoas.
Ao fim de 2 meses de trabalho, descobri que estava grávida de gémeos, uma gravidez de risco o que me obrigou a ter que colocar a bendita e conhecida baixa médica. Quando a entreguei, deram-me a entender que o meu contrato não seria renovado devido ao facto de não poder trabalhar. Enfim, é assim que o nosso país funciona. Sinto que ao longo deste tempo, a vida tem-me pregado umas partidas, mas confesso que apesar de tudo, e de todas as incertezas que o futuro me reserva, sinto-me feliz. Vou ser mãe. Mas eu pergunto, e depois dos meus gémeos nascerem, como vai ser a minha vida? Vamos continuar a sobreviver a custa do meu marido e dos meus pais e sogros???? Foi para isso que me esforcei durante 5 anos??? abdiquei de tanta coisa para isso??? Eu não quero e nem nuca quiz viver a custa de subsidios ou do dinheiro dos meus pais, porque se o têm, foi porque sempre trabalharam honestamente durante toda a vida. Quero viver a custa daquilo que sei fazer, aquilo que me enche o coração, ser ASSISTENTE SOCIAL. Mas a questão que deixo no ar: é quando??? Quando é que o vou conseguir???

6 comentários:

  1. Estou contigo!
    Nunca trabalhei na área porque nunca tive oportunidade!
    Estou farta disto tudo.
    Só querem pessoas com experiência e quando não é necessário só as cunhas prevalecem!
    Estou farta disto, desiludida!

    Espero que tenhas melhor sorte quando voltares a tentar!

    E que os gémeos estejam bem!

    ResponderExcluir
  2. Percebo-te perfeitamente. Esta nossa profissão estão tão dificil, nunca imaginei que seria tão dificil. Estou também a trabalhar num trabalho que não me dá nada a não ser sono e cansaço, que me esgota tanto fisica como emocionalmente, há dias que só me apetece abandonar tudo e ficar simplesmente em casa, ando deprimida, não consigo sequer que me respondam aos CVs e tal como tu, durante a faculdade sempre fui daquelas que não copiava, das que tirava melhores notas, mas com mérito, e infelizmente já soube de muitas colegas que já trabalham, mas com cunha, daquelas que não faziam nada, não estudavam, nao percebiam patavina de nada do curso e já trabalham, e andam felizes da vida.
    Isto é tão injusto.. tão injusto..

    FORÇA!! Não desesperes!!

    ResponderExcluir
  3. Querida Colega da Vida,
    Não desanimes, pois tudo vai correr bem.
    Muitos parabéns pela tua gravidez e desfruta da beleza e complexidade da vida a cada momento que passa, dentro de ti.
    Não te esqueças, tudo vi bem no teu mundo... a oportunidade há-de chegar a seu tempo.
    Felicidades***

    ResponderExcluir
  4. Só para dar uma força... e dizer como te compreendo... E que acredito que a nossa vez chega sempre (infelizmente por vezes demora um bocadinho...)Tudo de bom contigo e com os teus babys :)

    ResponderExcluir
  5. Olha uma sugestão experimenta discretamente colocar o teu currículum vitae no blog, porque o teu blog já é conhecido pelo pessoal do Serviço Social pode ser que te contactem depois para trabalhar, vais ser mãe é o lado bom da situação e tudo se cria, beijinhos para ti e boa sorte, e há-de conseguir o emprego

    ResponderExcluir
  6. Olha uma sugestão experimenta discretamente colocar o teu currículum vitae no blog, porque o teu blog já é conhecido pelo pessoal do Serviço Social pode ser que te contactem depois.

    ResponderExcluir