domingo, 10 de janeiro de 2010

BOLSA PARA MESTRE


O Centro de Estudos Sociais (CES), Laboratório Associado, da Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para contratação de um/a Bolseiro/a de Investigação, para Mestre, no âmbito do projecto de investigação “’Raça’ e África em Portugal: um estudo sobre manuais escolares de história”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O projecto de investigação (Setembro 2008 - Agosto 2011) explora a construção de uma visão eurocêntrica da história nacional/europeia nos manuais escolares de história portugueses destinados aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (mais informação: http://www.ces.uc.pt/projectos/rap).

O/A bolseiro/a a contratar irá participar na organização do trabalho empírico, assim como no tratamento e análise de dados qualitativos. O/a candidato/a admitido/a celebrará um contrato como bolseiro de investigação durante um período de 6 meses, eventualmente renovável até ao final do projecto, de acordo com as disponibilidades financeiras e as necessidades científicas, em conformidade com o Estatuto de Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia e o Regulamento de Bolsas do Centro de Estudos Sociais.

A apresentação de candidaturas deverá ter em atenção os seguintes requisitos:
- Mestrado em Sociologia, Estudos Culturais, Antropologia, História, Educação ou outra formação considerada relevante;
- Mérito do Curriculum Vitae (incluindo notas por disciplina);
- Experiência anterior que revele autonomia e responsabilidade;
- Grande capacidade de iniciativa e espírito crítico;
- Facilidade, interesse e flexibilidade em integrar trabalho em equipas multidisciplinares; - Fluência em inglês (falado e escrito), bons conhecimentos de francês e boa capacidade de redacção em português;
- Experiência ou interesse demonstrado na área de estudos críticos e/ou teoria pós-colonial, em particular sobre questões relacionadas com Eurocentrismo e racismo - Formação e/ou experiência em metodologias de investigação qualitativas.

Enviar Curriculum Vitae detalhado, incluindo uma carta de recomendação (e o contacto de uma outra pessoa para referência), carta de motivação com um máximo de 600 palavras e cópia discriminadas dos certificados dos graus obtidos (Licenciatura e Mestrado).

Os candidatos serão seleccionados através da análise curricular e da sua experiência de investigação. O júri de selecção poderá decidir, adicionalmente, pela realização de uma entrevista presencial. O CES promove a igualdade de oportunidades.

Prazo de apresentação de candidaturas: 15 de Janeiro de 2010

Projecto „RAP. - CES-BM/36/2009 A/c Doutora Marta Araújo CES - Centro de Estudos Sociais Universidade de Coimbra Colégio de S. Jerónimo - Apartado 3087 3001-401 Coimbra

Estágio Profissional - Pepal

Detalhe de Estágio Profissional

Código do Estágio: EP201001/0003
Estado: Activa

Entidade Promotora
Nível Orgânico: Câmaras Municipais
Organismo: Câmara Municipal - Vila Nova de Poiares
Destinatários: Jovens entre os 18 e os 30 anos possuidores de Licenciatura (nível de qualificação V) ou Bacharelato (nível qualificação IV) que se encontrem nas seguintes condições:
- Recém saídos dos sistemas de educação e formação à procura do 1º emprego;
- Desempregados à procura de novo emprego.
Número de Estágios: 2
Área Funcional do Estágio: Finanças e Administração
Ciências Sociais e Humanas

Habilitações Literárias ou Profissionais: Licenciatura
Descrição da Habilitação: Contabilidade e Auditoria (do ramo de Auditoria e Controlo de Gestão) (1)
Serviço Social (1)
Duração do Estágio (meses): 12
Remuneração: 2 SMN (Salário Mínimo Nacional)
Outras Condições Oferecidas: Subsídio diário de refeição.
Seguro de Acidentes Pessoais

Local dos Estágios
(local de estágio mesmo do Organismo)
Método(s) de Selecção: Entrevista Profissional de Selecção
Avaliação Curricular
Factores Preferenciais: Os candidatos devem estar inscritos no centro de emprego

Apresentação de Candidaturas
Formalização das Candidaturas: As candidaturas são formalizadas obrigatoriamente, sob pena de exclusão utilizando o formulário que se encontra disponível no sítio da Internet www.dgaa.pt, em PEPAL / 3.ª edição PEPAL.
Juntament com o formulário deve enviar Fotocopia do Bilhete de Identidade, Número de Contribuinte, Certificado de Habilitações Literárias e Curriculum Vitae, prova da situação de desemprego, declaração feita pela entidade idónea, nomeadamente IEFP, Segurança Social, ou Direcção Geral de Impostos.
Endereço Postal para
entrega da candidatura:
LG. DA REPÚBLICA, 3350-156 Vila Nova de Poiares
Contacto: 239420850
Informações Complementares: A lista dos candidatos admitidos e excluídos e as listas de classificação final serão afixadas nos Paços do Município de Vila Nova de Poiares e a no site oficial deste município (www.cm-vilanovade poiares.pt )
Orgãos de Comunicação Social: Jornal Diario As Beiras
www.cm-vilanovadepoiares
Data de Publicação: 2010-01-06
Data Limite: 2010-01-13

sábado, 9 de janeiro de 2010

Oferta de Emprego

Oferta Nº: 587674484
Sector de Actividade da Entidade: ACTIVIDADES DE APOIO SOCIAL PARA PESSOAS IDOSAS, COM ALOJAME

Profissão Pretendida


Profissão: ASSISTENTE SOCIAL (M/F)

Número de Postos: 1

Local Trabalho


Freguesia(s): EREIRA;

Habilitações escolares


Habilitações Mínimas: Licenciatura

Horário Trabalho


Horário: 8H-16H OU PART-TIME

Condições


Conhecimentos Profissionais: PRETENDE-SE ASSISTENTE SOCIAL PARA TRABALHO EM LAR DE IDOSOS PODERA TRABALHAR A FULL-TIME OU PART-TIME DE ACORDO COM DISPONIBILIDADE

Outros Dados


Tipo de Contrato Oferecido: A Termo

Duração: 0 (meses)

Trabalho a Tempo: Completo

Outras Regalias: CONDIÇOES SALARIAIS SERAO ACORDADAS DE CORDO COM A EXPERIENCIA PROFISSIONAL E HORARIO DE TRABALHO


Fonte IEFP
09 Janeiro 2010 - 00h30

Abandono: Segurança social quer responsabilizar quem deixa os idosos em lares clandestinos

Famílias processadas

A Segurança Social quer que as famílias dos idosos deixados em lares clandestinos, sem condições, sejam responsabilizadas pelo crime de abandono. Situações como a detectada esta semana em Pocariça, Cantanhede, onde estavam seis idosas abandonadas num lar ilegal, serão participadas ao Ministério Público (MP) para apuramento de responsabilidades dos donos e dos familiares.

Verifica-se com frequência que as famílias "são cúmplices dos proprietários de lares ilegais, pois em regra colaboram na ocultação de provas", afirmou ontem ao CM uma fonte do Instituto da Segurança Social (ISS). E não dão as verdadeiras moradas, nem fornecem qualquer dado que permita localizá-los, para que se responsabilizem pelos idosos, adiantou.

Nesses casos, o ISS "tenta efectuar uma qualificação preliminar" e depois comunica às instâncias judiciais competentes para que "as famílias sejam julgadas e punidas", no caso de se provar que actuaram de forma criminosa.

Das seis idosas encontradas fechadas no lar ilegal em Cantanhede, três foram entregues no mesmo dia às famílias e as restantes acolhidas em lares através da Segurança Social. O MP já abriu um inquérito sobre este caso, com vista a apurar as responsabilidades criminais da dona do lar, de 32 anos, e dos familiares dos idosos.

PORMENORES

CHEIRO A URINA

As seis idosas, uma das quais acamada, estavam fechadas num espaço com forte cheiro a urina. As autoridades entraram por uma janela, depois de retirarem a grade.

NEGLIGÊNCIA

O caso foi participado ao MP por haver indícios de maus tratos e negligência. À dona do lar será ainda instaurado um processo de contra-ordenação por funcionamento ilegal.

75 FECHADOS

Em 2008 foram encerrados 75 lares. A maioria fê-lo voluntariamente, após comunicação da Segurança Social.




Paula Gonçalves


Fonte: Correio da Manhã

De volta...

Muitas vezes temos alturas na vida em que nos dedicamos a outras coisas que acabam por se colocarem a frente de outras. Nos últimos tempos tenho estado online, atenta a tudo o que vem acontecendo a nível social, contudo ligada a outro fórum. Enfim uma nova experiência, que em nada está relacionada com serviço social, mas não deixa de ser uma óptima experiência.

Somos quem somos e fazemos aquilo que gostamos. Por isso voltei....

Em relaçao ao novo ano...
Espero que nos traga alguns sorrisos ao longo do ano. Espero que nos traga aquilo que todas nós ansiamos, trabalho e realização profissional. É de lamentar que alguns de nós nem sequer possam afirmar ter conhecimento de causa do que significa realizaçao profissional, acordar de manhã e ir a correr para o trabalho por nos sentirmos com uma enorme satisfação pessoal em relação ao tipo de trabalho e ao ambiente de trabalho.

Já me senti assim. Actualmente não posso afirmar o mesmo, mas os motivos são válidos. Neste novo ano inicio também um novo capítulo da minha vida. Vou iniciar uma nova etapa, aprender a desempenhar outro papel....o de mãe. A Íris nasce daqui a 3 dias. Sinto-me calma e tranquila! Mas curiosa....

Por isso acho que vai ser uma ano fantástico.

A nível profissional resta-nos continuar a lutar. Vou utilizar uma expressão que não é minha mas no meu ponto de vista a que mais se enquadra...resta-nos continuar a insistir! Muita sorte para todos neste novo ano!

Prometo que voltarei a ter o blog actualizado como sempre!