A Unicef calcula que existam cerca de 200 mil crianças traficadas , todos os anos, na África Austral. No Gana há crianças que são vendidas pelos próprios pais por menos de 30 euros.
Traficadas aos três ou quatro anos, estas crianças trabalham 14 horas por dia, sete dias por semana no Lago Volta, o maior lago artificial do Mundo.
Abandonadas por aqueles que as deveriam proteger, estas crianças são mantidas em cativeiro pelos homens que as compraram. São explorados, maltratados e vivem em ilhas isoladas de onde não conseguem fugir.
Algumas morrem afogadas, muitas não sabem o nome, a maioria nem sequer a idade. Aterrorizadas, desenraizadas e sem memória, estas crianças ficam prisioneiras da sua própria história.
Uma equipa de reportagem da TVI atravessou o país para denunciar a situação e filmar o resgate de algumas destas crianças, falou com as mães que venderam os filhos e confrontou os homens que os escravizaram.
«Infância Traficada» é um especial de informação que dá voz aos meninos escravos do século XXI .
Depois da reportagem da jornalista Alexandra Borges, na TVI, e depois do livro "Filhos do Coração", chega o disco que é mais uma iniciativa para angariar fundos que permitam a libertação de crianças que são forçadas a trabalhar no Lago Volta, no Gana, depois de vendidas pelos próprios pais aos pescadores locais.
O disco, que saiu no dia 17, apoia a causa destas crianças escravas que conta com o apoio institucional da Fundação Luís Figo. O disco é uma colectãnea de músicas de alguns dos maiores artistas portugueses, encabeçadas pelo hino "Filhos do Coração".
Ao todo o CD encerra 11 temas cantados, entre outros, por Luís Represas, Xutos e Pontapés, Tiago Bettencourt e José Cid.
Na compra deste cd que custa apenas 3 euros estão a ajudar as crianças do Gana!
Junte-se a eles e ajude a devolver a infância a centenas de crianças. Uma delas é Quety. Ele foi resgatado à pesca e agora vive na Village of Hope, um orfanato de missionários americanos em Accra. Ao comprar o disco, está a ajudar as crianças do Gana. Os fundos conseguidos revertem a favor da organização “Touch A Life Kids” - www.touchalifekids.orgMil euros garantem segurança, alimentação, saúde e educação a cada criança resgatada durante um ano. As crianças não podem ser devolvidas às suas famílias porque voltariam a vendê-las, mas o seu futuro ficará garantido no orfanato Villadge of Hope.
Nenhum comentário:
Postar um comentário