Luanda - A assistente social Maria Sardinha considerou hoje, quinta-feira, em Luanda, haver em Angola um crescimento no consumo de drogas lícitas e ilícitas entre os jovens.
A assistente social, que falava à Angop sobre o tema "Consumo de drogas", manifestou a sua preocupação com a situação já que em alguns pontos da cidade capital, com destaque para escolas, há um grande número de jovens em estado lastimável, fruto do consumo de drogas.
Para Maria Sardinha, existe muita aderência às drogas, algumas vezes justificada ao desemprego, dificuldades no ingresso à escola, falta de condições para prática do desporto, actividades sócio-culturais e a fraca informação sobre as consequências do uso do álcool e outras drogas para a saúde.
“Eu me preocupo muito com o tempo livre dos jovens, e acho que os ministérios da Educação, da Juventude e Desportos e o da Família e Promoção da Mulher deviam intensificar as actividades nas escolas”, enfatizou.
Por outro lado, considerou necessária uma maior atenção à venda de bebidas alcoólicas as crianças, apesar da sua proibição, muitos ainda são os pais que mandam-lhes comprar, sem saber que assim estão a incentivá-las a usar precocemente.
Apontou como ideia, o aumennto das taxas alfândegarias na entrada de bebidas alcoólicas no país e diminuição das relativas a entrada de livros, principalmente os infantis, porque isto é que estimula as crianças a aprenderem coisas benéficas.
"Depois de vários anos de guerra, este é um período de nos reconciliarmos, por isso, cada jovem deve adoptar uma atitude positiva sem consumo de álcool e outras drogas", salientou.
Fonte:http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/sociedade/2011/1/7/Assistente-social-preocupada-com-aumento-consumo-drogas,9f53211c-1dda-4029-9bce-92e2d0b60920.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário