terça-feira, 1 de março de 2011

O desespero em torno do desemprego

Desculpem-me mas depois de um acumular de inúmeros mails deste género:


terminei o curso  serviço social e ainda não consegui arranjar trabalho na área nem estagio profissional. venho por este meio pedir ajuda para conseguir inserir me no mercado de trabalho.


Decidi que estava na altura de me pronunciar. Chamem-me besta, egoísta, o que quiserem!

Mas só tenho uma coisa a dizer.... Se eu consegui emprego sem factor C, qualquer um também pode conseguir, basta ser persistente e pro-activo. E sim também estive algum tempo desempregada. Se há uma coisa que a vida me ensinou, foi a ser persistente. Passei dias e dias a mandar CV com candidaturas espôntaneas para diversas IPSS. Hoje reconheço que colho alguns desses frutos. Já cheguei a ser chamada para entrevistas no seguimento da minha candidatura, mesmo agora que estou bem, tenho alturas em que ainda recebo chamadas deste género. Sou contra cunhas e tudo o que isso abarca, nunca pedi nada a ninguém, desculpem-me mas também nunca irei compactuar com este sistema. A palavra "ajuda" pode ser interpretada de muitas maneiras. A ajuda que vos dou, e acreditem é a melhor ajuda que podem receber, é continuar a ter a capacidade de reunir aqui todas as ofertas de emprego que vão aparecendo. Confesso que este mail até foi o mais sfot, mas estou cansada. O mercado de trabalho actualmente é verdadeiramente competitivo, trata-se de mostrar quem é consegue fazer mais e melhor. Por isso cabe a vocês continuar a investir e a persistir. No seguimento de uma candidatura espontânea, fui a entrevista para o lugar que ocupo hoje, e uma das últimas perguntas que me fizeram foi: Porque é que acha que devemos apostar em si?

Pro-actividade meus amigos!!! E persistência!!! Isto sim é a melhor ajuda que vos posso dar!

8 comentários:

  1. A isto chama-se solidariedade :)LOL

    Desculpa mas não acredito no que dizes, sem o factor C...

    ResponderExcluir
  2. Se não acreditasse que era possível sem factor C, significava que não acreditava em mim e no meu percurso profissional.

    ResponderExcluir
  3. ainda bem que o conseguiu mas hoje em dia não é assim tao simples, ja perdi a conta à quantidade de candidaturas espontaneas que enviei, à quantidade de entrevistas para que fui chamada e continuo sem trabalho.. Para ficar com uma ideia, fui a uma entrevista onde pediam um tecnico e foram seleccionadas 100 pessoas para a entrevista! Portanto se calhar não é apenas falta de vontade, mas sem o factor c, é complicado..

    ResponderExcluir
  4. Entenda-se que não critico quem recorre aos seus conhecimentos, simplesmente não compactuo com isso. Nunca disse que as pessoas eram preguiçosas ou que era falta de vontade das pessoas, e nunca disse que era fácil, disse que era possível com persistência.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por ler este post. Estou no estágio de psicologia da educação e sou como tu. Ainda acredito que exista possibilidade mesmo sem o factor C que odeio e ao qual não dou qualquer mérito. Já começava a pensar que andava com excesso de optimismo mas mesmo noutros trabalhos os meus amigos queixam-se e eu sempre consegui, acho que não sou melhor que eles, apenas mais teimosa e persistente.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Concordo com o conteúdo do teu post. Exerço há 10 anos, já passei por duas IPSS e neste momento estou num hospital. Consegui estes lugares SEM CUNHAS. O último dos quais contra cunhas das mais altas esferas. Não digo que não as usasse se as tivesse, não sei. Seria hipócrita se afirmasse peremptoriamente que não usava. Mas de facto nunca as tive e consegui. Por isso é possível. É MESMO possível. E quem não acreditar, paciência...

    ResponderExcluir
  7. Pro-activo o que queres dizer com isto?

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o post que foi publicado.
    Eu entrei numa IPSS, em que tivemos um dia inteiro a ser analisadas, com vários métodos de exposição para que nos fosse possibilitado transmitir as mais valias que poderíamos trazer para a instituição.
    De manha foi entrevista de grupo, teste escrito e apresentação de uma temática.
    Niguem sabia para o que ia, claro que para a tarde ficaram pessoas pelo caminho, mas como disse e concordo Pro-Actividade, apresentem propostas de projectos, o que é um curriculum se não têm a possibilidade de explicar a mais valia que tem cada um?
    Somos todos diferentes....Falam de Cunhas, etc....mas o que fazem todos vocês, meus colegas, para que contrariem esse ciclo?

    Peço desculpa, mas fico indignada, porque falam sempre de cunhas, e outros meios...mas o que é que cada um faz para mudar esse rumo?

    Mais uma coisa, deêm graças a deus a pessoas como esta, que perdem parte do seu tempo, a publicar informações uteis para os colegas, porque se já trabalha certamente não é para beneficio próprio!!!

    Saudações*
    Ana

    ResponderExcluir