domingo, 6 de março de 2011

Proactividade

A propósito de alguém me ter perguntado o que é que eu entendia por proactividade....Gosto deste conceito, proatividade, porque ele combina uma série de características essenciais para o profissional moderno. Mas talvez por ser tão completo, o conceito nem sempre é bem compreendido pela maioria das pessoas, que frequentemente o confundem com iniciativa.

O significado de proatividade, tal como aparece no dicionário, é a capacidade de se antecipar a situações, necessidades e problemas futuros. Isso significa, para começar, que a pessoa proativa tem senso de prontidão.
Antes de participar de uma reunião, ela prevê os questionamentos que as pessoas poderão fazer e levanta as informações necessárias para respondê-los. Antes que o cliente ligue para reclamar que uma entrega está atrasada, ela o contata e renegocia o prazo. Antes que a chefia lhe pergunte sobre o andamento de um projeto, ela produz um relatório para colocá-la a par da situação.
Ligada em tudo o que acontece em sua volta, é capaz de analisar o contexto das situações e imaginar cenários futuros, o que lhe permite tomar as atitudes que cabem em cada ocasião. É a partir da prontidão, portanto, que a pessoa proativa age. A capacidade de iniciativa, sem dúvida, é parte do comportamento proativo, mas está baseada na perspicácia e em um apurado senso de urgência.
Em boa parte das vezes, proatividade implica agilidade, pois de nada adiantaria antever o problema e tomar uma iniciativa se não houvesse rapidez na ação. O proativo, portanto, é o oposto do procrastinador: não empurra com a barriga, e sim tenta resolver as coisas o mais depressa possível.
Duas outras características importantes são: responsabilidade e consistência. Sem elas, o senso de urgência e a agilidade do proativo poderiam gerar ações afobadas, estabanadas até. Mas, como ele é um sujeito responsável, trata de encaminhar as coisas com o cuidado necessário e no tempo certo, sem precipitação. E, como tem consistência, suas atitudes são apropriadas, firmes, adequadas à realidade.
Prontidão, antecipação, perspicácia, senso de urgência, iniciativa, agilidade, responsabilidade e consistência estão implícitos no conceito proatividade. Falta falar de mais um: comprometimento, pois uma pessoa que tem todas essas características só pode mesmo ser profundamente comprometida com o que faz e com a empresa que trabalha, não é?
* Trecho do livro de Leila Navarro: “ O que a universidade não ensina e o mercado de trabalho exige”, da Coleção Sua Carreira / Seu Sucesso (Editora Saraiva)

Em termos práticos o que é que isto significa para um desempregado???
Significa que temos de nos antecipar às coisas. Se não tenho muita experiência de trabalho, e ainda por cima senão consigo encontrar trabalhar, então se calhar está na altura de divulgar quem eu sou. Divulgar quem nós somos passa por sermos proactivos. Em termos práticos prefiro falar sobre mim e o meu exemplo. A minha experiência de trabalho sempre foi na área da toxicodependência, e isto como me limitava o acesso a outras coisas, comecei a antecipar isso mesmo através de workshops, cursos de formação, acções de voluntariado em outras áreas. O meu blog por exemplo é uma das coisas que faz parte do meu CV, e tenho sido sempre parabenizada por isso, quer por parte de instituições, quer por parte de professores que me acompanharam no meu percurso académico. Senão tenho experiência, tenho de me antecipar e mostrar que através de outras actividades ganhei competências noutras áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário