domingo, 1 de fevereiro de 2009

Experiências pessoais

Actualmente encontro-me a frequentar o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e tenho-vos a dizer que aconselho vivamente este curso. Para quem gosta ou pretende dar formação ou aulas torna-se muito útil. Contudo, mesmo para aqueles que não pretendem trabalhar nesta área acho que se torna um recurso valioso de auto-controlo em situações profissionais.


A avaliação do curso é feita através da nota das autoscopias e da nota dos testes. A autoscopia não é mais que simular uma formação sobre um tema na nossa área de intervenção. Apesar de ser uma simulação e de certa forma até já nos sentirmos mais ao menos ambientados aos colegas, trata-se de uma autoscopia que é filmada. Eu preparei uma formação sobre o genograma familiar e no final como método de avaliação propus aos meus colegas desenharem o genograma da sua familia nuclear ou de origem. O facto de existir uma câmara a filmar-me e de eu saber disso....e de a estar a ver, dificultou-me o momento. Foi um momento extremamente tenso e de uma grande ansiedade. Não me lembro de ficar tão nervosa. Evitei a câmara o tempo todo. Mas quando vi a gravação percebi algo muito importante, nem sequer se notava que eu estava nervosa. Consegui falar fluentemente com uma linguagem adequada e cuidada, sem nunca desvalorizar o conteúdo que eu tanto sabia.

Depois desta primeira autoscopia senti-me mais segura de mim enquanto profissional, afinal nem tudo aquilo que estamos a sentir passa para os olhos dos outros. E se conseguirmo-nos lembrar disso, o nosso nervosismo acaba por desaparecer e conseguimos dar o nosso melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário