Prevenir as toxicodependências em contextos de tempos livres
Projecto 'A Aventura da Prevenção' do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais
O Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM, através do Serviço de Prevenção de Toxicodependência, desenvolve nestas férias o projecto 'A Aventura da Prevenção', que consiste na realização de actividades de sensibilização em contexto 'outdoor', no Jardim Público de Santa Luzia, visando a prevenção das toxicodependências e a promoção da saúde em contextos de lazer e recreação.
Estas acções são dirigidas a crianças e jovens que integram diversos projectos que decorrem ao longo das férias lectivas na RAM. O Serviço de Prevenção de Toxicodependência dinamiza este projecto com diversas entidades, nomeadamente autarquias, clubes desportivos, juntas de freguesia e outras entidades privadas, resultado da crescente procura sentida em anos anteriores, o que reforça a validade deste projecto de prevenção das toxicodependências que se realiza em tempo de férias dos mais novos.
O calendário das actividades compreende três períodos de intervenção ao longo dos meses de Verão. O primeiro período teve já início no dia 15 de Julho e termina a 29 de Julho. O segundo decorre entre 16 e 31 de Agosto e o último inicia-se a 1 e termina a 15 de Setembro.
Para os diferentes grupos de crianças e jovens, o Serviço de Prevenção de Toxicodependência concebeu um conjunto de actividades preventivas, constituídas por dinâmicas apelativas e desafiadoras onde os jovens têm a oportunidade de treinar competências como a auto-confiança, a auto-disciplina, estabelecer objectivos, testar os limites e preencher a necessidade de aventura através da adrenalina de um risco controlado, as quais são fundamentais para uma atitude de recusa face ao consumo de drogas.

Dois estudos realizados em África confirmam que os medicamentos contra o vírus da Sida podem ser usados tanto para reduzir o risco de infeção como para tratar dos sintomas de quem já tem a doença.



