domingo, 17 de julho de 2011

Nuno Crato vai fechar "de imediato" 266 escolas do 1º ciclo (1º ao 4º ano de escolaridade) com menos de 21 alunos.
O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, vai fechar, "de imediato", 266 escolas do 1º ciclo (1º ao 4º ano de escolaridade) com menos de 21 alunos. Crato anunciou o encerramento em conferência de imprensa, onde explicou que a medida foi tomada "com o acordo das respectivas autarquias" e adiantando que são escolas para as quais existem centros escolares prontos a receber os estudantes "em condições adequadas".
Recorde-se que, no início deste mês, o ministro tinha dito que estava a reavaliar o plano de encerramento de 654 escolas do 1º ciclo com menos de 21 alunos, prevista pela anterior ministra, Isabel Alçada, para o final do mês de Julho. No entanto, na altura, esclareceu que "a racionalização da rede escolar implicará necessariamente o encerramento de escolas".
Outra medida anunciada por Crato para combater as médias negativas a Português e a Matemática nos exames nacionais do ensino secundário, divulgadas ontem, foi o aumento da carga horária destas duas disciplinas.
"Reforça-se a aprendizagem de duas disciplinas estruturantes, a Língua Portuguesa e a Matemática, aumentando o número total de horas" em cada uma delas, ao longo dos 2º e 3º ciclos do ensino básico (do 5º ao 9º ano). A medida entrará em vigor já no próximo ano lectivo de 2011/2012, que se inicia em Setembro, e será feita ajustando a carga horária do Estudo Acompanhado e suprimindo a Área de Projecto, nos 2º e 3º ciclo. No 3º ciclo (7º ao 9º) será também suprimido o Estudo Acompanhado.
Entretanto, Crato admitiu também que irá ser estudada uma reforma dos programas curriculares, que poderá "possivelmente" entrar em vigor já no ano seguinte (2012/2013).

in http://economico.sapo.pt/noticias/governo-fecha-266-escolas_122726.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário