Medicamentos contra o HIV usados para prevenção
Dois estudos realizados em África confirmam que os medicamentos contra o vírus da Sida podem ser usados tanto para reduzir o risco de infeção como para tratar dos sintomas de quem já tem a doença.Um dos testes foi realizado pela Universidade de Washington (EUA) e estudou cerca de cinco mil casais no Quénia e em Uganda, em que uma pessoa estava infetada e outra não.
Os parceiros saudáveis foram divididos em três grupos em que uns tomavam diariamente um medicamento para o HIV, outros uma combinação de dois medicamentos contra o mesmo vírus e outros um placebo (que não tem qualquer efeito no tratamento da doença).
A pessoa livre do vírus tomou diariamente um remédio para HIV (tenofovir), uma combinação de duas drogas contra o vírus (tenofovir e emtricitabina) ou um placebo.
Os resultados deram conta de uma diminuição em 62% das infeções no primeiro grupo e de 73% no segundo em comparação com aqueles que tomaram o medicamento falso.
O outro teste, levado a cabo pelos Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos, seguiu um procedimento idêntico, utilizando um universo de 1,2 mil homens e mulheres heterossexuais em HIV em Botsuana.
Divididos em três grupos, receberam diariamente uma única dose de medicação, ou uma combinação de medicamentos ou um placebo. Concluiu-se que os anti-HIV provocaram uma diminuição em 63% do risco de infeção
Outras pesquisas anteriores apontavam também para este tipo de resultados, pelo que estes dois estudos vieram a confirmar estas conclusões.
Mais um passo para a prevenção da Sida
Segundo a BBC, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está otimista com estes resultados, afirmando que estes podem ter um “impacto enorme” na prevenção da Sida.
"Este é um grande avanço científico que confirma o papel essencial que os remédios antirretrovirais devem desempenhar na resposta à Sida", disse Michel Sidibé, diretor-executivo do Programa Conjunto da ONU para o HIV/Sida (Unaids).
in http://www.boasnoticias.pt/noticias_Medicamentos-contra-o-HIV-usados-para-preven%C3%A7%C3%A3o_7279.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário