segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Educação

Novas Oportunidades têm 950 mil inscritos

por LUSAOntem

Ministra da Educação assinou ontem mais 50 protocolos de cooperação e aproveitou para elogiar programa de equivalência escolar.

O programa para certificação de competências Novas Oportunidades regista actualmente 950 mil inscritos. Enquanto que perto de 300 mil aderentes já obtiveram um diploma do 9.º ou do 12.º anos de escolaridade, de acordo com números fornecidos ontem pela ministra da Educação.

Maria de Lurdes Rodrigues presidiu no Porto à entrega de diplomas no âmbito da iniciativa Novas Oportunidades a 80 formandos de empresas nacionais. Os diplomas resultam de protocolos de cooperação que foram estabelecidos com empresas portuguesas, nomeadamente com a Sonae Distribuição, a Martifer Inovação e Gestão, a Transtejo - Transportes Tejo, o Grupo Jerónimo Martins, o El Corte Inglés e a Portugal Telecom. "Apesar de haver muitas vozes que anunciam o facilitismo deste processos, os formandos sabem bem que não é fácil", afirmou a ministra ao discursar perante os diplomados das Novas Oportunidades.

Na mesma cerimónia foram assinados três novos protocolos de cooperação com a Prosegur, Companhia de Segurança Unipessoal, Lda., os Laboratório Medinfar - Produtos Farmacêuticos e a Direcção-Geral de Reinserção Social.

Até ao momento foram celebrados 50 protocolos de cooperação que, segundo fonte do gabinete de Maria de Lurdes Rodrigues, "espelham o envolvimento das empresas portuguesas nas estratégias de qualificação dos seus recursos humanos".

À margem desta cerimónia, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, manifestou-se convicta de que o novo ano escolar abrirá "com toda a normalidade", recusando o tom "miserabilista" de sentido contrário. "O ministério e as escolas têm estado há semanas a preparar o ano lectivo e estou convicta de que abrirá com toda a normalidade", disse a ministra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário