quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A nossa Segurança Social é fantástica

Muitas vezes já tinha lido coisas absurdas que tinham acontecido a pessoas minhas conhecidas, mas sinceramente nunca estive nessa situação até agora!!!

Sou licenciada em Serviço Social desde 2007 . No ano em que terminei a minha licenciatura tive 7 meses a recibo verde, e como tal sendo o meu primeiro ano de recibos verdes estava isenta de pagar a Segurança Social....a verdade é que também aquilo que eu ganhava mal dava para as minhas despesas quanto mais ter de pensar em pagar a Seg. Social. E visto que era um direito meu decidi usufruir do mesmo. No ano seguinte realizei um estágio profissional de 9 meses e como sabem também estamos isentos de pagar as nossas contribuições a segurança social....um privilégio que a mim me saiu bem caro!!! Entretanto fiquei desempregada. Passado uns meses arranjei um trabalho num supermercado....
Entretanto fiquei grávida....e após algum tempo e devido a várias complicações que foram surgindo fui obrigada a ficar de baixa por gravidez de risco.
Dirijo-me a Segurança Social com o respectivo requerimento e toda a burocracia que nos é exigido, e entreguei a uma funcionária que não se deu ao trabalho de aceder ao meu processo de forma a constatar que eu não tinha mais de 7 meses de descontos para a segurança social. Passado uns dias recebo sem qualquer justificação um requerimento para pedir subsidio social por gravidez de risco....lá voltei a preencher e fui a segurança social tentar perceber o que se passava. Foi quando me explicaram a questão dos descontos para a segurança social.
Passado uns dias casei-me....isto após 3 meses de andar nestas andanças dos requerimentos por causa da minha gravidez de risco. Recebi a notificação do meu requerimento e qual não é o meu espanto foi INDEFERIDO!!! A justificação é que foi fantástica..... " os rendimentos do meu agregado familiar eram superiores aos 80% do IAS".
Para quem não sabe o IAS é Indexante dos Apoios Sociais, cujo o seu montante é de 419,22€! 80% deste valor é a modesta quantia de 335,38€!!! Fartei-me de rir!!! Primeiro porque antes de eu estar casada não tinha qualquer rendimento, logo a segurança social pelo menos desses 3 meses deve-me o meu dito subsidio!!!! Mas a parte mais anedótica é que os nossos rendimentos mensais não são superiores aos 80% do valor do IAS.....ou seja lá fiz eu a dita reclamação com todos os elementos que justificam essa situação, anexando os recibos do salário do meu marido!!!

Agora estou a espera de novidades da segurança social que lá para outubro devem ter a gentileza de mandar qualquer coisa por escrito!!! O mais engraçado é que no requerimento que preenchemos só consta os nossos rendimentos mensais, ninguém se lembrou das despesas??? Imaginado que os nossos rendimentos por pessoa do agregado familiar até fossem de 350 euros, isso na prática não significa nada.....ou a renda de casa já desceu de preço e ninguém me avisou??? Ou será que o meu senhorio por eu estar grávida decidiu não me cobrar o valor da renda???

A nossa Segurança Social é fantástica!!! perdoem-me aquilo que eu vou dizer e atençao que au já trabalhei nessa área! Mas o estado tem capacidade para pagar por mês a um toxicodependente que inicie tratamento numa comunidade terapêutica 700 e poucos euros por mês.....a uma grávida impedida de trabalhar por esse facto constituir um risco clinico para o bebé, acabada de casar cujos os rendimentos do casal são cerca de 628 euros por mês já não tem????
Não posso deixar de ficar indignada!!! Quantos casos de toxicodependentes me passaram pelas mãos com inumeras tentativas de tratamento???? A primeira vez que realmente preciso de alguma coisa da Segurança Social informam-me através de um papel com letras garrafais a dizer: INDEFERIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário