domingo, 16 de maio de 2010

Ironias do nosso Portugal

INEM gastou 227 mil € com Papa

A visita de quatro dias do Papa Bento XVI a Portugal custou ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) pouco mais de 227 mil euros. Aquela que foi a maior operação de socorro desta década em Portugal implicou a mobilização de 83 meios (viaturas e helicópteros), 57 médicos, 63 enfermeiros, 133 técnicos de ambulância de emergência, 52 técnicos operacionais de telecomunicações de socorro e 15 elementos de logística. Entre terça e sexta-feira foram muitas as ocorrências, mas nenhum caso de grande gravidade. Ao todo, o INEM socorreu, em Lisboa, Fátima e Porto, 1858 pessoas, mas apenas cinco com ferimentos, resultantes de quedas.

Ver Noticia aqui



Pois é....são estas coisas que me fazem desacreditar na igreja e na politica portuguesa. Acho impensável gastarmos milhões de euros em 3 ou 4 dias com a visita do Papa quando existem milhares de portugueses a passar fome, quando existem milhares de pessoas no desemprego. Eu no fundo até sou religiosa, tenho as minhas crenças, acredito naquilo que a religião diz, acredito na existência de algo superior que nos transcende. Agora não acredito, não defendo e não pratico nenhum acto religioso da forma como se pratica e se vive a religião actualmente. Por vários motivos:
O primeiro e talvez o maior de todos não posso e não consigo compactuar com uma igreja que não aceita a homossexualidade e que não aceita o aborto. Mas em contrapartida deixo uma questão, quantas crianças já foram molestadas sexualmente por membros da igreja????
O segundo motivo prende-se pela grandeza e riqueza da igreja. Segundo a Bíblia deveríamos dar e dividir o que temos com aqueles que não tem nada. E não consigo perceber porque é que se reveste um microfone a ouro enquanto milhares continuam a passar fome. Não consigo perceber como é que ostentam ouro em tudo o que podem, quando o povo continua a viver oprimido e na miséria.
São coisas para as quais a minha cabeça continua sem encontrar respostas, continua sem se enquadrar, continua sem perceber as desigualdades do nosso mundo. Mas a Igreja continua a auto-intitular-se solidária. Onde é que está a solidariedade???? Realmente alguma parte do dinheiro da Igreja e convertido em instituições, em projectos de cariz social, mas será que chega???? A mim parece-me uma pequena fatia do bolo. A fatia maior fica para os carros das figuras da Igreja, para as casas, para o Ouro nas igrejas, para o próprio ouro ostentado por estas figuras.

Na área do Serviço Social e na procura de emprego a verdade é que a Politica e a religião ainda exercem muita influencia. Pois bem, eu prefiro estar desempregada do que a submeter-me as ideias de qualquer uma destas partes. Não conseguia confesso. Não era capaz de me juntar a uma causa politica ou religiosa so para procurar um emprego. Não condeno quem o fez. Mas para mim seria ir contra tudo aquilo em que acredito, os valores morais em que acredito e que defendo. Confesso que a imagem que mais me causou arrepios na visita do Papa, foi justamente na primeira entrevista que passou após a chegada do papa. Este ostentava um anel, que me desculpem os crentes, mas fazia-me lembrar os traficantes de droga ciganos cheios de ouro. Lembro-me exactamente de ter pensado isto: "Que granda cachuço. E continuam milhões de pessoas a fome."
Jesus quando andou entre nós defendia a simplicidade, segundo a biblia era uma figura que simboliza a desmaterialização das coisas, a solidariedade com os mais pobres. Pergunto-me e pergunto-vos: É isso que a Igreja pratica actualmente???

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o que diz. É realmente ums vergonha, este esbanjar de dinheiro com tanta miséria e desemprego.

    ResponderExcluir