terça-feira, 18 de maio de 2010

Sócrates admite que desemprego em Portugal atingiu "números históricos"

Primeiro-ministro preocupado com os números do desemprego em Portugal,
que estão no valor mais elevado desde 1983.







O primeiro-ministro manifestou preocupação com a subida da taxa de desemprego em Portugal, que está nos 10,6%, mas afirmou que a falta de trabalho não é um cenário único em Portugal. "Os números em Portugal são históricos, como são em Espanha e França, na Alemanha e em Itália. Todos têm elevados níveis de desemprego. Não sei se repararam, mas é uma constante em todo o desemprego europeu", afirmou José Sócrates, em conferência de imprensa em Madrid.

"Subiu muito no nosso país como subiu na Europa", disse ainda o chefe de Governo, dando como exemplo os 20% de desemprego em Espanha, onde se encontra para participar na cimeira UE-América Latina e Caribe (ALC). O primeiro ministro considerou que "é naturalmente muito preocupante a situação de desemprego" em Portugal e que a resolução do problema é a "principal prioridade" do Governo.

A taxa de desemprego em Portugal está nos 10,6% . É o valor mais elevado desde 1983.

De acordo com dados divulgados esta manhã pelo INE, entre Janeiro e Março, o número de desempregados subiu 5,1% em comparação com o trimestre anterior. São já mais de 592 mil os portugueses sem trabalho.

Em simultâneo, o Instituto de Emprego e Formação Profissional divulgou os números relativos ao desemprego já relativos ao mês de Abril. Um estudo que indica uma descida de 0,2% no número de desempregados inscritos nos centros de emprego face ao mês de Março. José Sócrates sustenta que se trata da “primeira notícia” de inversão de tendência no mercado de trabalho em Portugal “desde a eclosão da crise”.


Ver Noticia aqui



É fantástico...só porque os outros países da Europa estão em circunstâncias identicas às de Portugal não existe motivo para alarme. Mas que me interessa a mim que os outros países da Europa estejam mais ou menos nas mesmas circunstãncias de Portugal? Portugal está com uma enorme taxa de desemprego, atenua-se a situação como se a tivéssemos a justificar com a situação dos outros. E isso é solução??? Não! Ajuda em alguma coisa o problema??? Não! Justificam sempre a taxa de desemprego, a taxa de pobreza comparando-as com os outros países da Europa. Mas que nos interessa isso??? Soluções verdadeiras, disso não se lembram eles de falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário