domingo, 10 de abril de 2011

Compromisso de Colaboração contra toxicodependência assinado em Vouzela

Tendo como objectivo a criação de uma rede de respostas de intervenção no domínio do consumo de drogas ilícitas, realizou-se no dia 29 de Março, pelas 14h30, no Salão Nobre, a assinatura do Compromisso de Colaboração com as entidades que constituem o Núcleo Territorial do Programa de Respostas Integradas (CRI) de Vouzela, nomeadamente: o Centro de Respostas Integradas de Viseu, o Município de Vouzela, o ACES Dão Lafões II – Centro de Saúde de Vouzela, o Centro Distrital da Segurança Social, os Agrupamentos de Escolas de Campia e Vouzela, a Escola Secundária e a Escola Profissional de Vouzela.
O protocolo resulta do trabalho desenvolvido, nos últimos anos, pelo Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT), através da sua delegação de Viseu, relativo ao consumo de substâncias ilícitas (drogas ou álcool) no concelho de Vouzela.
Segundo a responsável daquele organismo, Catarina Durão, “esta cerimónia não é mais do que a formalização do trabalho que o CRI tem vindo a desenvolver em Vouzela, com a Rede Social e restantes parceiros”, referiu a técnica.
“Com este documento, pretendemos optimizar os recursos existentes, promovendo um espaço para a partilha e resolução de problemas relacionados com o consumo de substâncias psicoactivas, seus efectivos e comportamentos de risco sociais associados, numa lógica de prevenção, minimização de danos e reinserção social”, esclareceu Catarina Durão.
Nos últimos anos, e de acordo com os dados apresentados pela técnica relativos ao estudo efectuado no concelho em 2008 e 2009, foram identificados 19 indivíduos com problemas de toxicodependência e 46 indivíduos com problemas de alcoolismo. No que diz respeito aos consumidores de drogas, a maior parte situa-se na faixa etária dos 25 aos 29 anos, sendo na sua maioria do sexo masculino. A droga mais consumida é a heroína, seguindo-se o haxixe e por último a cocaína.
No que diz respeito ao álcool, os maiores consumidores pertencem à faixa etária dos 45 aos 65 anos e é também o sexo masculino o que mais consome.
Telmo Antunes, Presidente do Município de Vouzela, agradeceu às entidades envolvidas o esforço que têm feito na prevenção e combate a este flagelo social, que segundo o autarca não é muito relevante no concelho de Vouzela. O edil considera que o núcleo é “muito importante para evitar que aumentem os casos de toxicodependência e alcoolismo e que aqueles que existem sejam devidamente encaminhados e tratados, quer do ponto de vista da recuperação do indivíduo, quer do ponto de vista de outros problemas acessórios, como são as questões da criminalidade”, adiantou. 
Também presente na cerimónia, João Cruz, Director Adjunto da Segurança Social de Viseu, enalteceu a importância do compromisso assinado, referindo que, à semelhança do concelho de Vouzela, a questão do consumo de substâncias ilícitas no distrito de Viseu tem uma expressão irrelevante e que os encargos daquele organismo nesta área, em 2010, foram de apenas 33.450 euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário