domingo, 5 de dezembro de 2010


Conheça o perfil do sem abrigo português

A maioria tem entre 30 e 49 anos, são portugueses, homens, a viver num completo estado de isolamento

Por: tvi24 / HM  |  29- 11- 2010  14: 4


Mais de duas mil pessoas em Portugal não têm casa ou vivem em centros de alojamento temporário. Os números divulgados pelo Instituto de Segurança Social revelam que a maioria destes sem abrigo são homens, portugueses e com idades entre os 30 e os 49 anos.

A grande Lisboa e o grande Porto são as zonas mais problemáticas. Concentram 90 por cento dos casos. Mas o levantamento da Segurança Social aponta Coimbra, Braga, Setúbal e Faro como outros locais onde o número de sem abrigo continua a aumentar. No total foram identificadas 2200 pessoas que não têm casa ou vivem em centros de acolhimento temporário, mas a realidade pode ser ainda mais dura.

A Estação do Oriente, em Lisboa, ser de casa a muitos sem abrigo. A maioria tem entre 30 e 49 anos, são portugueses, homens, a viver num completo estado de isolamento. São pessoas com baixas qualificações, muitas têm problemas de saúde, como dependência de drogas ou álcool. Um em cada quatro não tem qualquer tipo de rendimento.

A crise pode vir a agravar ainda mais a situação em Portugal. A Segurança Social quer por isso avançar já em Janeiro para o alargamento do projecto casas primeiro. A medida visa dar tecto próprio aos sem abrigo. Depois de Lisboa, a ideia avançará no início do ano para Porto e Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário