domingo, 5 de dezembro de 2010

IDT quer proibir 'miau-miau'

por ANA BELA FERREIRAHoje
O Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) vai propor ao Ministério da Saúde que torne ilegal a mefedrona (droga conhecida por miau-miau e que já matou dois jovens no Reino Unido). A proposta surge na sequência da recomendação aprovada na sexta--feira pelo Conselho Europeu para que os 27 Estados membros aprovem medidas de controlo e até penas criminais a quem consuma ou venda esta droga, que ainda é legal em Portugal e noutros 13 países da União Europeia.
"Se tivéssemos tido algum motivo de alarme provavelmente poderíamos ter desencadeado um processo com vista à proibição da mefedrona. Mas como não houve situações problemáticos esperámos pela conclusão do processo no Conselho Europeu", explica ao DN João Goulão.
O presidente do IDT acrescenta ainda que agora vai falar com o Ministério da Saúde para que seja apresentada essa proposta à Assembleia da República para que a droga miau-miau seja incluída na lista de substâncias proibidas.
A recomendação europeia diz que "os países devem tomar as medidas necessárias, de acordo com a lei nacional, para submeter a4-methylmethcathinone (mefedrona) a medidas de controlo e sanções criminais".
O documento faz ainda referência às duas mortes que aconteceram no Reino Unido e que foram relacionadas com o consumo da substância, que têm efeitos semelhantes aos do ecstasy. Há ainda o registo de 37 mortos, onde foi detectada a presença desta droga, mas cuja morte não se deveu ao seu consumo. O Conselho Europeu admite ainda que vai pedir mais estudos para analisar a capacidade de dependência que esta droga poderá provocar.
Já o Infarmed refere que este documento não vem alterar a forma de controlo desta substância. "A decisão diz apenas para que os países submetam esta substância a condições especiais de controlo, que é o que actualmente já existe", refere fonte oficial da Autoridade Nacional do Medicamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário