‘Casa dos Pobres’ reabilitada e entregue
Cávado
autor
Marta Caldeira
contactar num.
de artigos 451
Depois de uma visita à ‘Festa das Colheitas’ de Vila Verde, o secretário de
Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António
Costa, inaugurou, juntamente com o presidente da câmara de Vila Verde e o autarca de
Parada de Gatim, as ‘novas’ instalações da ‘Casa dos Pobres’, nesta freguesia
vilaverdense. Um loteamento já originalmente de foro social e que vai apoiar
seis agregados familiares carenciados.Aquele loteamento social foi criado há 130 anos por um benemérito local de Parada de Gatim, conhecido como conselheiro Leonardo de Sousa, e, ontem, o presidente da junta local fez questão de o lembrar, salientando, todavia, que a “intervenção” era, há muito, necessária para a sua requalificação e sublinhando o papel da Câmara de Vila Verde nesse sentido.
Para o presidente da autarquia vilaverdense, “a reabilitação deste edifício, que permite agora que as seis famílias que aqui viverão daqui para a frente o façam com todas as condições” e referiu que este género de reabilitações se enquadra, precisamente, na visão estratégica do município ao nível da sua política social.
“Nos tempos que correm de crise temos de dar sinais às questões de habitação e de solidariedade e esta obra é, para nós, um sinal que dirigimos atenção àqueles que mais precisam”, apontou Antóni o Vilela.
O autarca de Vila Verde lembrou, ainda, que ao nível de apoios sociais, a câmara tem, também, um programa de apoio às famílias para a recuperação das suas casas - através por exemplo, da cedência de materiais e equipamentos - “um apoio que é importante para as famílias, mas também que é importante para que as terras não sofram despovoamento”.
Vilela deu, também, as boas-vindas às famílias que passam, agora, a residir nas suas novas casas, as quais receberam também ontem as respectivas chaves de acesso.
O secretário de Estado da Solidariedade Social fez questão, por seu turno, de elogiar as políticas sociais que a Câmara de Vila Verde tem vindo a desenvolver nos últimos anos. “Para mim, hoje, esta inauguração da ‘Casa dos Pobres’ é símbolo de uma nova esperança para estas famílias e um recomeço das suas vidas nas suas novas casas com toda a dignidade habitacional”. “Durante muitos anos, o país vivei com a obsessão de promover obras novas”, criticou o responsável, apelando à “união” entre as juntas de freguesia, as câmaras municipais e o governo central para levar a cabo outros projectos desta índole. “O governo precisa da vossa ajuda para que todos sejamos capazes de responder às necessidades do país e enfrentar todos os desafios que temos pela frente”, sublinhou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário