terça-feira, 1 de junho de 2010

Portugal tem mais de duas mil crianças que são vítimas de negligência




A negligência e o abandono encabeçam a lista de maus tratos entre as crianças e jovens sinalizados pela Acção de Saúde para Crianças e Jovens em Risco. São 72 por cento do universo de 2.815 casos registados no segundo semestre de 2009.

Os casos maus tratos psicológicos correspondem a 12 por cento do total, segundo, maus tratos físicos e os casos os abusos sexuais, que correspondem a 7 por cento. Os dados foram avançados esta terça-feira, Dia Mundial da Criança, e noticiados pela TSF.

A maior parte dos casos está concentrada nas ARS de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte. O relatório ressalva, no entanto, que este dado não é representativo da incidência por regiões: resulta da capacidade de oferta de cuidados.

O Serviço Nacional de Saúde tem maior capacidade de resposta, diz o relatório. A subida do número de casos encaminhados para escolas ou segurança social serve de exemplo.

Foram remetidos 39 por cento dos casos para as comissões de protecção de crianças e jovens em risco. Para tribunal ou para o Ministério Público, foram 10 por cento. Ainda assim, ainda são várias as debilidades, por exemplo, na área jurídica.


Consultar aqui



Desde sempre, que noticias de jornal que relatam situações de negligencia, de maus-tratos e de abandono de crianças me deixam angustiada, revoltada, triste, e acima de tudo indignada. Insignada sim....como é que é possivel alguém ser capaz de todo o tipo de horrores, de actos de violencia a uma criança???!!!Seja ela de que idade for, é uma criança. Um ser maravilhoso, dotado de uma personalidade única, que só quer ser amado. É assim tão dificil???
Hoje que tenho a Iris...ainda mais me custa, ainda mais me doi, ainda mais me revolta. A minha filha não chora, somente quando tem fome, fora isso nunca a vi chorar, acorda as gargalhadas e adormece calmamente. Olho para ela e vejo que é uma criança feliz, tento sempre satisfazer o que considero as suas necessidades. Tem horários para tudo mesmo estando em casa comigo, as regras na vida de qualquer adulto são importantes e é um trabalho que se começa desde sempre com a introdução de horários e de rotinas. Tem tempo e momentos para tudo, para brincar com a mae, para a mãe dar miminho, para ela brincar sozinha e poder explorar o que a rodeia pois também acredito que ao capacitá-la de autonomia e ao incentivá-la a explorar o que a rodeia, também estou a contribuir de forma positiva para o seu processo de aprendizagem e de crescimento. Tem horas para comer, para dormir.
Hoje fui ao infantário onde a Iris vai ficar, e agora que se está a aproximar da data começo a ficar angustiada. É o primeiro passo da vida dela, da minha também. É um passo mais próximo do mundo e mais longe de mim. Mas faz parte. E acredito que fiz a melhor escolha para ela.

Hoje é o dia da criança....custa-me muita pensar que muitas crianças não tem e muitas nunca vão ter um bocadinho do sorriso da minha Iris. A todas as mães, a todas as crianças e ainda a todos aqueles que tem uma criança dentro delas:
Feliz Dia da Criança!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário