quinta-feira, 3 de junho de 2010

Utentes da APPACDM divertem-se com os dinossauros

Os utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco visitaram, dia 28 de Maio, a Exposição “Dino Dinossáurius invadem o Geopark", no Centro de Exposições do Nercab, em Castelo Branco.
Esta actividade está inserida num estágio pré-profissional a decorrer na APPACDM, das alunas Finalistas do Curso de Serviço Social da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Alexandra Pinheiro (responsável pela actividade), Daniela Lopes, Joana Lourenço e Sara Saraiva. O objectivo destas acções é “fomentar a inclusão dos utentes na comunidade, criando uma nova dinâmica social e ultrapassar as barreiras da instituição”.
O grupo foi formado por 14 utentes, dois em cadeira de rodas, o que também alerta para a necessidade das acessibilidades serem um factor a ter em conta pela sociedade e, ao mesmo tempo, motivo de inclusão.
As estagiárias agradecem a disponibilidade de Carlos Neto Carvalho e Manuela Catana, que ofereceram as entradas a estes utentes do Lar Residencial da Carapalha. Também no âmbito deste Estágio foi elaborado um folheto de apresentação destes produtos e um catálogo para facilitar a sua escolha, que será distribuído no Natal. Por parte da instituição, o grupo foi acompanhado por Conceição Oliveira, técnica superior de Serviço Social. No final, os utentes da APPACDM mostraram-se satisfeitos com a visita e com o facto de terem pintado um dinossauro.
Até dia 18 de Junho, data em que termina este estágio, outras actividades estão previstas, como dia 2 de Junho um passeio a cavalo no picadeiro na Escola Superior Agrária, dia 9 de Junho uma visita ao Centro de Ciência Viva, nas Moitas, em Proença-a-Nova, e dia 18 de Junho, uma matiné com visionamento de filme com as fotos retiradas ao longo do estágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário