sábado, 7 de janeiro de 2012

"Aumento nas pensões mais baixas é insuficiente"


“O aumento anunciado pelo Governo, de sete euros, para pensões mínimas, rurais e sociais é insuficiente”, diz Valverde Martins, da Federação das Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos do Distrito de Beja.
Mais de um milhão de pensionistas, com menores recursos, vão ver as suas reformas mensais aumentadas em sete euros, já este mês. Este aumento nas pensões mínimas, rurais e sociais é aplicado com os 70 milhões de poupança conseguida no Rendimento Social de Inserção (RSI), conforme anunciou Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade e da Segurança Social.
Para Valverde Martins, da Federação das Associações de Reformados, Pensionistas e Idosos do Distrito de Beja, estrutura afecta ao MURPI, "o aumento anunciado é manifestamente insuficiente". Para Valverde Martins aquele valor “não suporta os aumentos brutais de alguns bens alimentares, gás e electricidade, com o IVA taxado a 23 por cento”. Na sua opinião, “também não se deve aumentar de um lado, retirando noutro”, referindo-se ao decréscimo do RSI previsto pelo Governo para este ano, na ordem dos 370 milhões de euros, através da introdução de novas regras na atribuição daquele subsídio.
“Enquanto esta política de direita imperar, os reformados, pensionistas e idosos continuarão a ver degradar as suas condições de vida”, acrescentou Valverde Martins, frisando que “o único caminho a seguir, no sentido de se inverter esta situação, é a luta”.

Ana Elias de Freitas
Fonte: http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/47220

Nenhum comentário:

Postar um comentário