terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Vamos empobrecer e nível de vida vai regredir 10 anos


Especialistas dizem que actualmente somos todos potencialmente pobres



Os portugueses empobreceram nos últimos anos e em 2012 o nível de vida vai voltar ao que era há uma década.

Em vez de «ano novo, vida nova», vamos ter «ano novo, a mesma vida», prevêem os especialistas contactados pela Renascença, segundo os quais o rendimento por habitante em 2012 vai recuar aos níveis de há dez anos.

«Podemos dizer que a previsão para 2012 dá-nos um valor do PIB per capita semelhante àquele que tivemos em 1999 ou 2000», explica o economista Miguel St. Aubyn, do Instituto Superior de Economia e Gestão. Também no consumo «estamos agora ao nível de 2002 ou 2003».

E quanto vale o hoje o PIB de Portugal? Se os «preços fossem os de 2005, o PIB seria, em 2011, de 14.561 euros por habitante», explica o economista. Em 2012, «será de 14.125 euros, ou seja, isto significa uma quebra de 400 e tal euros por habitante».

Isabel Guerra, socióloga do ISCTE defende que «nunca mais vamos ter os mesmos níveis de consumo». «Mas também não precisamos de 35 marcas de flocos de aveia, também não precisamos de não sei quantas marcas de salsichas», frisa.

O problema é que mesmo quem trabalha pode ser pobre. «Muitas das famílias, mesmo as que têm emprego, têm baixos rendimentos. Para terem uma ideia, um terço das pessoas que recebe o rendimento social de inserção está a trabalhar, só que aquilo que recebe não dá para viver», diz Isabel Guerra.

«O grupo social que está pior é o dos desempregados - é uma taxa muito elevada e é a situação mais gravosa», explica Isabel Guerra, acrescentando que «aquilo que é novo é que a crise nivelou por baixo as classes médias», aproximando-as «daqueles que tinham rendimentos muito baixos e, nesse sentido, apanhou franjas muito alargadas da população».
Hoje em dia «somos todos potencialmente pobres», lamenta Isabel Guerra. «e amanhã perder o emprego, vai ter que se candidatar ao rendimento social de inserção e depois vai aparecer nas estatísticas como pobre», explica.
Fonte : http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/pobreza-pobres-rendimento-pib-per-capita-agencia-financeira/1313753-1730.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário