quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Livros...


Entre o Medo e o Desejo de Crescer



Autor: Fleming, Manuela
Editora: Afrontamento

Este livro nasceu da necessidade de responder, pelo conhecimento, às inúmeras questões e inquietações que o adolescente e o jovem adulto colocam a pais, educadores, terapeutas, investigadores e a todos aqueles que se confrontam com a adolescência, quer no plano académico, quer profissional, quer relacional.








Programa de Intervenção, Reeducação em Dislexia e Disortografia


Autor: Pereira, Rafael Silva
Editora: HF Books

O Programa de Intervenção e Reeducação em Dislexia e Disortografia surge na perspectiva de contribuir não só para a desmistificação da temática da Dislexia como também e, na sua vertente essencial, contribuir para que a criança possa ser orientada, ajudada e compreendida num processo de reeducação. É através de um Plano de Reeducação e Intervenção em Dislexia e Disortografia que pais, educadores, professores e técnicos da área poderão ajudar estas crianças, marcando a diferença. É o resultado de uma investigação no âmbito do doutoramento em novos contextos psicológicos em educação, saúde e qualidade de vida pela Universidade da Extremadura (Espanha). Aqui são dadas todas as orientações para que passo a passo, se desenvolva na criança com disléxia e disortografia a leitura e a escrita. todos os exercícios apresentados em material manipulável e prático, tornam este programa mais do que um simples manual sobre Dislexia. Nele encontrará valiosos recursos que numa constante exploração, contribuirão para que todo o processo de reeducação se torne mais coerente e prático e leve a criança a uma franca e satisfatória evolução, reduzindo a sua ansiedade e frustração, bem como dos seus pais. A publicação deste programa é acima de tudo a pensar nas crianças que na maioria das vezes sofrem um processo de ridicularização, sendo rotuladas como preguiçosas, de memória curta, desinteressadas, levando a uma perca de auto-estima, depressões e a comportamentos defensivos difíceis de posterior correcção.





Deriva Cigana


Autor: Lopes, Daniel Seabra
Editora: ICS Instituto Ciências Sociais

"Móveis mas historicamente constantes, os ciganos constituíram sempre um desafio aos lugares comuns sobre a sociedade portuguesa. Fechadas sobre si mesmas, omnipresentes mas impenetráveis, estas comunidades funcionam como um dispositivo revelador da incompletude dessa ordem urbana pós-moderna que se foi construindo à nossa volta. Agora que abandonaram largamente a itinerância rural, a ambiguidade da sua presença lança perguntas às quais Daniel Seabra Lopes responde através de um estudo etnográfico baseado em conhecimento directo da vida de uma comunidade cigana de Lisboa. Trata-se de uma obra que merece destaque, não só pelas conhecidas dificuldades em investigar o tema como pelas questões teóricas que emergem deste confronto interpretativo com uma manifestação ainda assim marginal da pobreza contemporânea. O autor abre-nos uma porta para um ângulo de Lisboa que todos sabemos estar lá mas que poucos de nós conseguiram entrever." (João de Pina Cabral, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário