segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Prevenção e Intervenção nos problemas de Comportamento

WORKSHOPS

Prevenção e Intervenção nos problemas de Comportamento

Formadores
Dr. Daniel Rijo (Psicólogo Clínico, Docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC)
Local

Coimbra - Psikontacto

Horário

30 de Janeiro de 2009 - 16h30m às 19h30m

31 de Janeiro de 2009 - 9h30m às 12h30m e das 14h30m às 17h30m

Os problemas de comportamento surgem habitualmente associados às primeiras fases do desenvolvimento mas podem prolongar-se e até agravar-se na juventude, transformando-se numa patologia estruturada e resistente à mudança. Nos casos mais graves, um distúrbio de conduta presente na infância ou na adolescência, evolui para uma perturbação de personalidade anti-social. No entanto, apesar da gravidade dos danos habitualmente associados aos problemas de comportamento (exclusão social, fracasso e abandono escolar, problemas com a justiça), muito do trabalho realizado a este nível por psicólogos e instituições ligadas à protecção e acolhimento de menores é, frequentemente, pouco estruturado, pouco duradoiro e fracamente baseado no conhecimento actualmente disponível acerca da génese e manutenção do comportamento desviante.
Este workshop pretende formar técnicos e psicólogos cujo trabalho esteja associado à prevenção do comportamento desviante ou à intervenção com indivíduos que apresentem problemas de comportamento – desde a manifestação de comportamentos indisciplinados a padrões estruturados de comportamento anti-social.
Num primeiro momento, será apresentado um novo modelo para a génese e manutenção do comportamento anti-social que integra variáveis cognitivas, emocionais, relacionais e comportamentais e que está baseado nos modelos de intervenção cognitiva-interpessoal mais recentes.
Num segundo momento, os formandos ficarão a conhecer e poderão experimentar sessões de um programa de intervenção estruturado que pode ser utilizado quer na prevenção do comportamento anti-social, quer na reabilitação de adolescentes e jovens com problemas de comportamento - o GPS - Gerar Percursos Sociais. O GPS desenvolve-se ao longo de 40 sessões temáticas e estruturadas, agrupadas em cinco módulos distintos: (1) comunicação, (2) relacionamento interpessoal, (3) erros de pensamento, (4) significado das emoções e (5) armadilhas do passado. Possuindo um formato pré-definido e sequencial, pode ser adaptado a diferentes contextos de prevenção e de intervenção, realizando apenas parte dos módulos ou sessões. Encontra-se manualizado e, para além do guia do animador, possui também um CD multimédia com os vários materiais audiovisuais necessários para a realização do programa.
Destinatários

Psicólogos, Pedopsiquiatras, Técnicos de Reinserção Social e Estudantes dos últimos anos de psicologia

Preço

75 Euros (Profissionais)

60 Euros (Estudantes de Licenciatura)

Data limite de inscrição

15 de Janeiro de 2009

Preço após data limite

95 Euros (Profissionais)

75 Euros (Estudantes de Licenciatura)

Limite de inscrições

25 participantes



http://www.psikontacto.com/formacao-ciclos.php?id_ciclo=15#idWorkshop1

Nenhum comentário:

Postar um comentário