terça-feira, 6 de julho de 2010

curso de formação

Chama-se arte-terapia à utilização de processos criativos como pintar ou moldar para expressar sentimentos ou conflitos emocionais que dificilmente vêm à tona. Os cursos dedicados à arte-terapia permitem direccionar as experiências criativas dos alunos, interpretá-las e tirar partido delas para o seu crescimento pessoal.

O objectivo deste Curso é que os participantes adquirem conhecimentos sobre as diversas possibilidades na intervenção em Arte-Terapia ajustada a contextos sociais.

Uma variedade de intervenções em Arte-Terapia e Arte-Psicoterapia serão apresentadas de maneira dinâmica e criativa de forma a sensibilizar os participantes para a Arte-Terapia como meio de transformação interna e acompanhamento terapêutico.

Dessa maneira também terão acesso ao Modelo Polimórfico de Arte-Terapia/Psicoterapia, que pressupõe os quatro modos da intervenção em Arte-Terapia, conceptualizados pela SPAT.

M 1 - A Arte-Terapia em Portugal
M 2 - Arte-Terapia no jardim de infância
M 3 - Arte-Terapia com crianças
M 4 - Arte-Terapia com adolescentes
M 5 - Arte-Terapia com idosos
M 6 - Arte Psicoterapia e o desenvolvimento da criatividade
M 7 - Arte Psicoterapia e as psicopatologias
M 8 - Arte Psicoterapia com adolescentes

Arte-Terapeutas em formação, profissionais e estudantes das áreas de Educação, Psicologia, Artes, Sociologia, Serviço Social, Enfermagem, Animação Cultural, Medicina, etc.
É solicitado aos formandos que levem algum material de pintura simples, como lápis de cor ou marcadores e papel para desenho, e ainda um instrumento musical.
Roupa confortável, material de pintura/desenho, papel (do tipo que sentir necessidade de utilizar) e um instrumento musical à escolha.
Os cursos e workshops de arte-terapia podem ter várias finalidades. Tanto se podem dirigir a pessoas que precisem de melhorar o seu autoconhecimento, de forma a adquirirem maior estabilidade emocional, como a crianças com problemas de desenvolvimento, portadores de HIV, reclusos, jovens institucionalizados ou idosos com a doença de Alzheimer.

Av. João de Deus, 64 І 4445-474 Ermesinde

A 5 minutos da Santa Rita/McDonal’s de Ermesinde
A 5 minutos do Apeadeiro de Águas-Santas/Palmilheira - CP
A 5 minutos do Cruzamento do Alto da Maia
Em frente à REN de Águas-Santas
Paragens de Autocarro à porta: RESENDE e STCP - paragem da Palmilheira

32 horas

200,00€

- Certificado de formação profissional, segundo o Decreto Regulamentar nº.35/2002 (DR 95, I-B Série de 23 de Abril de 2002, Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social), para as pessoas que completem o curso, com aproveitamento após avaliação.
- Certificado de frequência de formação profissional, segundo o Decreto Regulamentar nº.35/2002 (DR 95, I-B Série de 23 de Abril de 2002, Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social), para os cursos, acções de formação, módulos ou seminários que não contemplem qualquer tipo de avaliação.
 
 

Observações pessoais:

Para mim Serviço Social não se prende só com burocracia, ou com o encaminhar de utentes para outros serviços, ou com o preenchimento de formulários de requerimentos de subsidios. Serviço Social para mim, na vertente em que em sempre gostei de trabalhar, trata-se de diagnosticar as necessidades do utente, e contribuir de forma positiva para o seu auto-conhecimento, para a sua necessidade de descobrir as competencias que já possuem e se possível contribuir para munir o utente de mais competencias. Se eu me conhecer e souber do que sou capaz, sou capaz de acreditar em mim, de me mudar, ajustar às situações que possam surgir. Isto para mim é Serviço Social. Quando trabalha em contexto de Comunidade Terapeutica, mais importante e valioso que o trabalho técnico, ou as rotinas diárias, ou os momentos de convivio proporcionados pelo próprio quotidiano, era os momentos em que com coisas simples, tentava que se exprimissem através do recurso às artes plásticas. Acredito que só aumentava a sua auto-estima, o seu auto-conhecimento, e a mim proporcionava-me uma enorme satisfação profissional e pessoal. Podia observar a reacção de cada uma ao realizar a tarefa que destinei, o resultado final e daí resultava um melhor conhecimento sobre aquele utente. Daí eu sabia o que tinha de reforçar em cada uma delas, o que havia para ser trabalhado, o que haveria apenas de ser "limado". Era o melhor momento da minha semana. 
Na altura so encontrava informações em sites estrangeiros, essencialmente brasileiros. Aconselho a todos os que trabalham com crianças, jovens, pessoas com problemas de dependencias, etc. Eu vou participar.

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