domingo, 4 de julho de 2010

GRINAPSS COLABORA EM INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE PROFISSIONAIS INGLESES NA CASA PIA DE LISBOA

Intercâmbio Internacional -Visita à Casa Pia de Lisboa de Técnicos Ingleses
Por Intermédio do Comité Executivo da Federação Internacional dos Assistentes Sociais – Europa (www.ifsw.org) na pessoa de Cristina Martins, e de colaboração com o Grupo das Relações Internacionais da Associação dos Profissionais de Serviço Social (www.grinapssinforma.blogspot.com), na pessoa de Graça André, foi solicitado à Casa Pia de Lisboa uma visita com vista a um intercâmbio com um grupo de interventores sociais do Reino Unido.

Tratava-se de um grupo de 5 profissionais na área da intervenção social (assistentes sociais e formadores) com trabalho na área dos recursos destinados a crianças e jovens, sendo aqueles, profissionais pós-graduados pela Universidade de Southhampton, na área dos Recursos Humanos, Desenvolvimento e Mudança Social. Os visitantes foram Paula Warrilow (que liderou o grupo), Linze Dawn, Sean Cullen, Hayley Corbelt e Joe Dears.

Conforme o solicitado e disponibilidade da organização, realizou-se no passado dia 10 de Março, uma visita ao Centro Educativo e de Desenvolvimento (CED) de Santa Clara - Lar J.J Aguiar ( Ajuda ). Para conhecimento da oferta educativa, foi promovida uma reunião com membros da equipa de trabalho, em que participaram o Educador e Assessor Paulo Videira, as Psicólogas Zélia Barroso e Sandra Mourisco e as Assistentes Sociais Paula Farinha e Lúcia Fernandes, sendo apresentadas e debatidas as seguintes temáticas:

- o papel dos técnicos na dinâmica do CED;

- a competência e formação desses técnicos;

- reflexão sobre a mudanças (e impactos ) nas organizações desta natureza .

A visita foi organizada e acompanhada pela socióloga da Unidade de Planeamento e Gestão Estratégica da Casa Pia de Lisboa, Luísa Ferreira, que também colaborou no domínio da língua inglesa.

Além da satisfação manifestada pelos visitantes e dos técnicos da CPL, pela oportunidade da troca de experiencias e conhecimentos, ficaram em aberto hipóteses de futuros intercâmbios e projectos conjuntos, assim como a divulgação das experiencias de trabalho entre os dois países na área dos recursos humanos, desenvolvimento e mudança organizacional no campo especifico das respostas organizacionais para crianças e jovens.

Graça André
GRINAPSS
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário