terça-feira, 27 de julho de 2010

Sabe se a sua cidade é amiga das pessoas idosas? 

[Para a OMS uma cidade é “qualquer município identificável, com autoridade suficiente para implementar as mudanças necessárias para melhorar as condições que oferece aos idosos”]
Organização Mundial de Saúde (OMS) identificou as características-chave para que uma cidade seja  ”amiga do idoso” e preparou uma lista de verificação para cada uma das seguintes áreas:
  • Prédios públicos e espaços abertos,
    Transporte,
    Habitação,
    Participação social,
    Respeito e inclusão social,
    Participação cívica e emprego,
    Comunicação e informação; e
    Apoio comunitário e serviços de saúde.
A partir destas áreas, a OMS criou uma lista de verificação, para que cada município, instituição ou cidadão possam identificar mais facilmente as áreas que estão adaptadas ou precisam de ser melhoras, para facilitar o dia a dia dos idosos e de toda a população.
A lista de verificação de características amigáveis aos idosos não é um sistema para comparar cidades. Na verdade, trata-se de uma ferramenta para uma cidade se auto-avaliar e um mapa onde possam ser anotados os progressos alcançados. Nenhuma cidade está tão atrasada para fazer melhorias significativas com base nesta lista. É possível ir além dela e existem cidades com características que vão além do indicado na lista. Essas boas práticas geram ideias que outras cidades podem adoptar.
Em Portugal, a Associação VIDA – Valorização Intergeracional e Desenvolvimento Activo deu inicio a um Projecto denominado cIDADES, que irá apresentar o conceito da OMS e aplicar a respectiva lista de verificação, a todos os municípios portugueses.
O Projecto, co-financiado pela Direcção Geral da Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian, está aberto a todos os municípios, associações com interesse na população sénior, instituições académicas e pessoas interessadas em tornar as suas cidades mais amigas dos idosos.

A Associação VIDA convida todas as instituições ou pessoas a título individual, associarem-se a esta iniciativa.

Como Pode Participar?

Para além de outras actividades, os interessados nesta temática podem:
  • Participar no Workshop (2 dias), sobre este Tema: serão realizados 10 workshops em todo o país e seleccionadas 150 pessoas, que posteriormente irão dinamizar local e/ou regionalmente o Projecto;
  • Colaborar na organização e dinamização de um dos 10 focus-group e 20 debates públicos, que irão ocorrer em diferentes zonas geográficas do norte, sul, litoral e interior do território continental e ilhas (Açores e Madeira).

Tem Dúvidas? P.f. consulte a nossa Lista de Perguntas Frequentes

Formulário de manifestação de interesse

Para mais informações contacte-nos, por email: vida@viver.org ou telefonicamente: 309992775, 934131140 ou 934 771 475


Com os melhores cumprimentos,
Patrícia Grilo
(Técnica do Núcleo Distrital de Leiria da REAPN)

Núcleo Distrital de Leiria da REAPN
Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, 107, 1.º Dto.
2400-194 Leiria
Tel: 244 837 228
Fax: 244 837 229
E-mail do Projecto "Mobiliza-te contra a Pobreza e a Exclusão Social!": aecpes.pinhalitoral@reapn.org
Internet: www.reapn.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário