quarta-feira, 24 de agosto de 2011
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Concurso de fotografia “Ser voluntário, ser solidário”
A autarquia de Castro Verde está a promover, até final do mês, um concurso de fotografia intitulado "Ser voluntário, ser solidário".
"Ser voluntário, ser solidário” é o mote para um concurso de fotografia que a Câmara Municipal de Castro Verde está promover, até final deste mês de Agosto, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Voluntariado.
Dinamizar e incentivar o voluntariado através da fotografia, enquanto forma de expressão artística dinâmica e multifacetada, de modo a captar imagens que expressem a essência e o impacto desta temática é o objectivo principal desta iniciativa.
O concurso é aberto a todos os fotógrafos amadores e profissionais, cada um pode apresentar até três trabalhos.
Os dez melhores trabalhos vão fazer parte de uma exposição, que vai estar patente ao público no Fórum Municipal de Castro Verde, e na Semana “Volta do Voluntariado”, que, em Outubro, vai decorrer em Beja.
Inês Patola
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
II Congresso Nacional de Inclusão (CNI)
Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)
12 e 13 de Outubro
O CNI tem como objectivo promover a reflexão sobre os modelos de intervenção social e comunitária. É entendido como um espaço capaz de identificar os desafios e oportunidades para o planeamento de estratégias e realização de projectos, desenvolver políticas sociais de integração e cooperação com o sentido de promover a inclusão social de Cidadãos Com Menos Oportunidades.12 e 13 de Outubro
A realização da 2ª edição do CNI, subordinada ao tema Inclusão digital = Cidadania Activa procura ouvir sobre as preocupações da Sociedade de Informação e Tecnologia em criar-se uma nova divisão, a "Digital", e sobre o esforço colectivo de fomento a implementação de práticas de "Inclusão" das amplas parcelas marginalizadas da população para a real “Cidadania Activa” na sociedade portuguesa.
Sendo a actividade laboral, de longe a mais eficaz no sentido de conferir autonomia para a pessoa humana e considerando que grande parte das actividades hoje desenvolvidas pelo homem estão estreitamente relacionadas a sistemas autónomos, o domínio da Tecnologia e da Informação é de fundamental importância para o crescimento e emancipação do homem.
A comissão organizadora do Congresso convida a comunidade académica, empresarial e institucional a apresentar comunicações resultantes de produção científica recente ou em curso sobre fenómenos de inclusão digital e de cidadania a nível nacional e internacional nas Actividades Técnicas do Congresso:
(1) Congresso: Serão aceites comunicações e propostas de temas de apresentação a temática de 2011. As comunicações terão de ser aceites pelo Secretariado do Congresso, com duração de 15 minutos, mais 5 minutos de discussão.
As propostas de Comunicações/Oradores deverão ser enviados até dia 15 de Julho de 2011 para o email: congressonacionalinclusao@gmail.com
(2) ExpoCNI: Convidamos as instituições Universitárias, Empresas e Instituições Sociais a apresentar instrumentos inovadores na área tecnológica e Informacional favoráveis a inclusão (que pode ser de carácter comercial) promovendo os produtos ou tecnologias mais recentes.
As propostas deverão ser enviados até dia 30 de Julho de 2011 para o email:
congressonacionalinclusao@gmail.com
(3) Publicação de “Manual de Boas-Práticas de Inclusão Social”: Serão aceites trabalhos originais e inovadores de reflexão teórica ou de carácter empírico que nos permitam reflectir sobre Contextos de Inclusão Digital e Cidadania Activa.
Os resumos deverão ser enviados até dia 15 de Agosto de 2011 para o email:
congressonacionalinclusao@gmail.com
Aproveitamos a ocasião para convidar as Empresas e Instituições com interesse em Apoiar Financeiramente ou Logisticamente a informarem-se sobre as formas de colaboração com o Secretariado Técnico do Congresso.
CONGRESSO NACIONAL DE INCLUSÃO
Quinta D. João Lt.11, 3º Esq
Quinta D. João Lt.11, 3º Esq
3030-014 Coimbra
Telefones: 918 182 024 / 9633 412 090
Telefones: 918 182 024 / 9633 412 090
Com a segunda pior dívida da Europa, a Itália se esforça para tentar reduzir gastos e afastar a desconfiança que ronda o país. O governo, que quer aprovar um corte de 45 bilhões de euros do orçamento - 20 bilhões em 2012 e o restante em 2013, fará reunião extraordinária mais tarde para aprovar um decreto de emergência para enfrentar a crise.
Segundo as agências internacionais de notícias, deve ser aprovado um "imposto de solidariedade" sobre as rendas mais altas. A taxa pode ser de 5% (rendas acima de 90 mil euros) ou 10% (mais de 150 mil).
Segundo o jornal espanhol "El Mundo", o ministro da Economia, Giulio Tremonti, anunciou que enxugará a administração local e a privatização de alguns serviços. Reduzir o custo da política, com cortes nos ministérios, é outra medida prevista para sanear as contas públicas do país.
O objetivo de tudo isso é reduzir o déficit, que deve ficar em 3,9% este ano, para 1,6% em 2012. Há mais de 20 anos, a dívida do país está acima de 100% do PIB.
| |
| |
A fome ainda é um problema alarmante em 29 países, apesar das melhoras registadas nas condições de alimentação em todo o mundo nos últimos 20 anos, diz estudo do Instituto Internacional de Pesquisa de Políticas Alimentares (IFRPRI, na sigla em inglês). O chamado Índice Global da Fome (GHI) calculado pela entidade para 2010 caiu 25% em relação ao patamar visto em 1990, mas permanece em um nível considerado "sério". Já o número de famintos, segundo dados das Nações Unidas, soma 925 milhões em 2010, depois de ter superado 1 bilhão de pessoas em 2009. Os países com piores indicadores nesse quesito estão no sul da Ásia e na África subsaariana. Os quatro países com GHI "extremamente alarmante" são africanos: Burundi, Chade, Eritreia e Congo. Nesse subcontinente, factores como conflitos armados, instabilidade política e ausência do poder público agravam a fome. No sul da Ásia, por outro lado, houve melhoras, mas a situação das mulheres - fraca em termos sociais, educacionais e nutricionais - piora o quadro de desnutrição das crianças até cinco anos. Segundo o Instituto, a persistência da fome no mundo está muito ligada à desnutrição infantil, que se concentra em algumas regiões. Mais de 90% das crianças com peso abaixo da média estão na África e na Ásia. |
Crise, Pobreza e Exclusão Social...
Crise, Pobreza e Exclusão Social.
Perspectivas Sociológicas
Data: 18 de Outubro de 2011
Local: Universidade do Minho
Organização: APS – Secção Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais/ CICS/ IE
+ INFO
Centro de Investigação em Ciências Sociais
Instituto de Ciências Sociais
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel: +351 253 601 752
E-mail: cics@ics.uminho.pt
Mediação Familiar em Bragança. Inscrições abertas.
«A sociedade tem vindo a sofrer transformações sócio-familiares que exigem cada vez mais capacidades de adaptação e comunicação. Observa-se nestes micro-espaços de individuação e socialização uma desadequação das formas tradicionais de regulação de conflitos. Os técnicos que trabalham com tais famílias ou grupos deparam-se com dificuldades em incrementar posturas de responsabilização e reforçar atitudes de cooperação na intervenção efetuada. Os profissionais têm que desenvolver novas competências sustentadas face à mutações da sociedade atual transversais aos espaços de socialização (família, escola, comunidade, trabalho...).
A mediação é um campo de intervenção que recolhe contributos transversais a diversas áreas das ciências humanas, da comunicação e da gestão que permitiu o desenvolvimento de estratégias especificas e eficazes na prevenção e gestão da conflitualidade.
O Curso de Mediação tem como objetivo ajudar os formandos a identificar as principais fontes de conflitualidade presentes nos contextos sócio-comunitários em geral, reconhecer as diferentes estratégias de interação e comunicação mas sobretudo habilitá-los a participar no desenvolvimento de processos preventivos e remediativos como sistema promotores da pacificação das relações interpessoais».
Curso de Mediação Familiar. Dias 8, 9, 22 e 23 de Setembro.
Inscrições até ao próximo dia 3
Inscrições até ao próximo dia 3
+ INFO
Núcleo Distrital de Bragança da EAPN Portugal
Edifício da Cruz Vermelha Portuguesa, Rua 1º de maio, nº 2
5300-236 Bragança
Tel: 273 332 913 Fax: 273 332 912
E-mail: braganca@eapn.pt
Site: http://www.eapn.pt/
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Cáritas de Beja considera Programa de Emergência “uma medida importante”
A Cáritas Diocesana de Beja considera importantes as medidas anunciadas pelo Governo ao abrigo do Programa de Emergência Social (PES).
O Programa prevê, entre outras acções, a subida de 10% no subsídio de desemprego para cada um dos beneficiários com filhos menores; a criação de um mercado social de arrendamento; a implementação do programa de micro-crédito, que permitirá facilidades no crédito a desempregados por forma a criarem o próprio emprego; a garantia de distribuição de refeições e aplicação de tarifas sociais nos transportes, gás e electricidade. Numa primeira avaliação, Teresa Chaves, presidente da Cáritas de Beja, afirma que são “medidas importantes que podem dar algum contributo às famílias que estão numa situação de grande emergência social”.
O Programa prevê, entre outras acções, a subida de 10% no subsídio de desemprego para cada um dos beneficiários com filhos menores; a criação de um mercado social de arrendamento; a implementação do programa de micro-crédito, que permitirá facilidades no crédito a desempregados por forma a criarem o próprio emprego; a garantia de distribuição de refeições e aplicação de tarifas sociais nos transportes, gás e electricidade. Numa primeira avaliação, Teresa Chaves, presidente da Cáritas de Beja, afirma que são “medidas importantes que podem dar algum contributo às famílias que estão numa situação de grande emergência social”.
Assinar:
Postagens (Atom)