ARTES INTEGRADAS EM TERAPIA E EDUCAÇÃO
11º Congresso Português de Arte-Terapia
23 e 24 de Outubro 2010
LISBOA
Instituto Português da Juventude
Parque Expo - Moscavide
Temas
- Arte-Terapia um desafio na educação
- Artes Integradas em psicoterapia
- Escola inclusiva e Artes Integradas
- Arte Integradas em contexto transdisciplinar
- Artes integradas em educação
- Arte-Terapia com crianças e adolescentes
- Arte-Terapia e desenvolvimento pessoal
- Arte, saúde e inclusão social
Temas dos Workshops
- Escrita criativa e expressão plástica.
- Expressão plástica e poética.
- Fantasia guiada e expressão plástica.
- Expressão musical e artes plásticas.
- Expressão corporal e técnicas de visualização criativa.
- Expressão plástica: colagem e fotografia.
Artes Integradas em Terapia e Educação
O mote do XI Congresso Português de Arte-Terapia pretende enfocar a pertinência e as potencialidades da utilização das artes integradas em Terapia e Educação.
Apesar da Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (SPAT) contar com 13 anos de existência, o movimento que lhe deu origem remonta ao princípio da década de 1990. Alguns anos antes da fundação da SPAT, em 1995, foi criado o Núcleo de Investigação em Arte-Terapia Integrativa. Assim, o movimento precursor da SPAT foi pioneiro em Portugal, não só na implementação da Arte-Terapia, mas também na defesa da utilidade de uma perspectiva polimediada em Terapia e Educação. Deste ponto de vista considera-se que a integração de diversas linguagens artísticas traz benefícios acrescidos tanto às intervenções terapêuticas, como às educativas. As técnicas criativas de pintura, desenho, escultura, modelagem, colagens, origami, drama, marionetas, máscaras, improvisação musical, dança, movimento, escrita criativa, poesia, histórias, instalações na areia, imaginação guiada, entre muitas outras, podem ser combinadas entre si condensando no processo em que são aplicadas as suas potencialidades simbólicas e expressivas.
Esta concepção é reconhecida internacionalmente, levando a que organizações como a Sociedade Internacional de Psicopatologia na Expressão e Arte-Terapia, encare como “Artes-Terapias” todas as intervenções de cunho terapêutico que integrem artes, independentemente da modalidade.
Tendo em conta tais princípios, na formação do Modelo Polimórfico de Arte-Terapia preconizado pela SPAT, os nossos Arte-Terapeutas ou Arte-Psicoterapeutas são instruídos nas particularidades dos diferentes recursos técnicos artísticos acima referenciados, bem como desenvolvem as competências necessárias para combinar e articular diferentes linguagens artísticas, em particular nas intervenções de Arte-Terapia Vivencial Polimodal e na Arte-Psicoterapia Integrativa.
Junte-se a nós na reflexão alargada sobre o assunto que se pretende no presente Congresso.
Fonte: http://www.arte-terapia.com/pt/congresso/congresso-2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário