Prémio para Liu Xiaobo é "encorajador" para o povo chinês
por LusaHoje
A atribuição do prémio Nobel da Paz a Liu Xiaobo é "encorajador" para o povo chinês, pois é um "sinal" de que a comunidade internacional condena a actuação de Pequim em matéria de direitos humanos, defendeu Emily Lau.
"Estou muito satisfeita com o facto do prémio Nobel da Paz ter sido atribuído a Liu Xiaobo, pois ele tem feito muito pela paz, pelos direitos humanos e tem também sofrido muito por isso", disse em declarações à agência Lusa a vice-presidente do Partido Democrático de Hong Kong e deputada, Emily Lau.
"Este prémio é um sinal muito poderoso de que a comunidade internacional reconhece o esforço de Liu Xiaobo pela defesa dos direitos humanos na China e é encorajador para o povo chinês, que tem sofrido muito", acrescentou.
Emily Lau sublinhou ainda que a atribuição do prémio ao dissidente demonstra que a "comunidade internacional condena a forma como o governo chinês tem tratado as pessoas, especialmente os que defendem os direitos humanos" e disse esperar que Pequim "se comporte de maneira mais civilizada futuramente".
De acordo com o Comité Nobel Norueguês, "Liu Xiaobo foi distinguido pela sua luta longa e não violenta pelos direitos fundamentais da China".
Nenhum comentário:
Postar um comentário