Pós-Graduação em Projectos Sociais e de Desenvolvimento | 1.ª EDIÇÃO
Cordenadora | Prof.ª Doutora Maria José da Silveira Núncio
Prazo de Candidaturas | Até 30 de Setembro de 2010
Inscrições abertas!
Apresentação
A pobreza, as desigualdades e a exclusão social e, consequentemente, as estratégias de redução destes fenómenos, assumem, na actualidade, um carácter de urgência, nos mais diversos planos e às diferentes escalas, local, regional, nacional e global.Os projectos sociais, orientados para a promoção dos direitos humanos e para o desenvolvimento, representam a consciência de que a abordagem dos problemas sociais deve resultar da partilha de esforços e da combinação de sinergias, entre os diversos agentes, designadamente, Estado, autarquias, empresas, organizações não lucrativas e sociedade civil.
Para que estes projectos possam garantir a máxima qualidade, conduzindo a melhorias efectivas no bem-estar das populações-alvo é essencial formação especializada e permanente como a que propomos neste curso de Pós-Graduação em Projectos Sociais e de Desenvolvimento.
1. Objectivos
Proporcionar formação avançada em preparação, gestão e implementação de projectos sociais, humanitários e de desenvolvimento, em áreas de intervenção diferenciadas.2. Destinatários
Profissionais ou pessoas interessadas em obter formação avançada na área dos projectos sociais e intervenção para o desenvolvimento, designadamente, trabalhadores sociais, sociólogos, psicólogos, antropólogos, juristas, técnicos de saúde, professores, educadores de infância, gestores e técnicos de instituições de solidariedade social.
3. Condições de Acesso e Selecção dos Candidatos
Licenciatura em qualquer área das Ciências Sociais ou noutra área considerada adequada pelo Conselho Científico. Os candidatos serão seleccionados com base na média de licenciatura, considerando também o curriculum académico e profissional.
4. Inscrições e Propinas
A inscrição importa em 100 euros. A frequência da pós-graduação importa numa propina de 2000 euros, paga em 4 prestações do seguinte modo:
1.ª Prestação: no prazo de uma semana a partir da data de admissão no Curso;
2.ª Prestação: final de Janeiro;
3.ª Prestação: final de Março;
4.ª Prestação: final de Maio.
O pagamento é efectuado na Tesouraria (Piso 1 – junto à Secretaria).
Nota 1: Os alunos poderão pagar as propinas através de cheque emitido à ordem do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, enviando-o por correio para a Tesouraria do ISCSP (Rua Almerindo Lessa, Pólo Universitário do Alto da Ajuda, 1300-663, Lisboa) ou por transferência bancária, devendo, caso optem por esta modalidade, informar-se dos procedimentos junto da Tesouraria.
Nota 2: Os alunos que não tiverem liquidado as prestações nos prazos indicados não poderão efectuar as avaliações às disciplinas que ocorrerem no período de vigência do prazo. Só poderão iniciar o curso os alunos que tenham pago a primeira prestação.
5. Funcionamento
O curso encontra-se estruturado de acordo com os princípios do processo de Bolonha. É composto por 8 disciplinas obrigatórias e por 4 disciplinas de opção (Ver quadro).
Nota: As disciplinas de opção só funcionarão com um mínimo de 10 inscrições e no caso de esse número não ser atingido, funcionarão as 4 disciplinas que forem alvo de maior número de escolhas por parte dos alunos.
Cada unidade tem um total de 18 horas de contacto, 15 lectivas mais três de avaliação.
Alguns módulos poderão contar com a participação de especialistas convidados. As aulas serão leccionadas à sexta-feira, das 18h às 21h30 e ao Sábado das 9h às 13h. O curso funcionará nas instalações do ISCSP.
6. Plano de Estudos / Calendarização e Corpo Docente (.pdf)
7. Sistema de Avaliação e Certificado
No final de cada unidade curricular será realizada uma prova de avaliação. A aprovação em cada unidade curricular requer a nota mínima de 10 valores. A aprovação na pós-graduação, que confere direito ao respectivo certificado, depende da aprovação em todas as disciplinas. Haverá duas épocas de avaliação: uma que decorre logo após as aulas de cada disciplina e outra que terá lugar em Setembro de 2011 (calendário a anunciar).
No final do curso, os alunos que tiverem aproveitamento em todas as disciplinas podem solicitar a emissão do Diploma de Pós-graduação em Projectos Sociais e de Desenvolvimento.
Para efeitos de progressão de estudos, os alunos aprovados nesta pós-graduação terão equivalência ao primeiro ano do Mestrado em Política Social, do ISCSP.
Nota: A inscrição para a avaliação na segunda época importa em 100 euros por unidade curricular.
8. Utilização das Instalações do ISCSP
Os alunos admitidos à frequência da pós-graduação podem utilizar as instalações do ISCSP, nomeadamente a biblioteca, o restaurante, os serviços de reprografia e o parque de estacionamento. Para o uso do parque de estacionamento deverá ser pedido, na secretaria, um cartão próprio de identificação.
Contactos e informações:
(.pdf) da Ficha de Inscrição para cursos de Pós-Graduação.
Conceição Santos
ISCSP – Rua Almerindo Lessa, Pólo Universitário do Alto da Ajuda
e-Mail: saosantos@iscsp.utl.pt
Telefone: 213 619 446 / 213 600 471 Ext.3138
Fax: 213 619 446
Fonte: Divulgação via e-mail. Obrigada colega
Nenhum comentário:
Postar um comentário