quinta-feira, 8 de dezembro de 2011


Projetos a concurso em 2011

Estão a concurso 123 projetos oriundos de Hospitais Pediátricos, Maternidades, Hospitais Gerais ou Agrupamentos de Centros de Saúde pertencentes ao Serviço Nacional de Saúde, e entidades coletivas sem fins lucrativos com intervenção nas áreas da saúde materno-infantil e do envelhecimento ativo.
Pode votar até 31 de Dezembro no site da Missão Sorriso em http://missaosorriso.continente.pt/projectos.php.  



Saúde à Solta

Centro de Saúde de Odemira - Extensão Vila Nova de Milfontes
O projeto tem a duração de um ano letivo e consiste na realização de uma semana lúdica por mês, com ponto de partida na escola e em direção à população, ao centro de dia e outras instituições como junta de freguesia, casa do povo e extensão de saúde.
Nessa semana, e com supervisão de uma psicóloga, elabora-se um plano, tendo em conta uma data do calendário comemorativa, e com imaginação aprende-se e ensina-se o tema de forma construtiva e divertida.

Os temas a serem trabalhados terão a ver, igualmente com a saúde, tal como a Alimentação, vacinação, primeiros socorros e desenvolvimento pessoal, trabalhar os sentimentos,etc.
Estes temas serão desenvolvidos de forma a terem impacto na Comunidade, com elaboração de folhetos, exposições, dramatização e cantigas.
 Objetivo
O projeto tem como objetivos a prevenção da saúde e aquisição de competências a nível de comportamentos saudáveis e valores de cidadania na Comunidade, nomeadamente, nas crianças.
Permite, igualmente, a interação geracional e institucional, assim como a aquisição destas competências de uma forma dinâmica, enfatizando a vida e a pessoa com todos os valores que lhe estão intrínsecos, tal como o respeito, amizade e relação de ajuda.
Desta forma, pretende-se também a prevenção do isolamento social e cognitivo dos idosos, institucionalizados e da comunidade.


Bem Nascer no Alentejo - Vigilância do Trabalho de Parto

Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo - Hospital José Joaquim Fernandes
O Hospital José Joaquim Fernandes – Beja (Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE) apresenta o Projecto Bem Nascer no Alentejo – Vigilância do Trabalho de Parto, que assenta na necessidade, já identificada, de aquisição de uma Central de Monitorização Fetal. Um sistema com análise automatizada, em tempo real, que permite a identificação de situações de risco fetal por via de alarmes visuais e sonoros, sendo, por isso, um suporte valioso à decisão médica. A monitorização central cardiotocográfica existe em todas as maternidades da zona sul do país, excepto em Beja.

O registo cardiotocográfico é um importante método, utilizado para detecção de alterações de oxigenação fetal durante o parto. Embora rara, a encefalopatia neonatal, de causa hipoxica-isquémica, é devastadora em termos de consequências futuras…e pode ser evitada! Tal como podemos minimizar a interpretação errónea de traçados, a não detecção atempada de alteração do registo, a falta de condições arquitectónicas funcionais a uma rápida actuação e a falta de recursos humanos.

O Sistema de Monitorização Fetal será, com toda a certeza, uma mais valia na vigilância do trabalho de parto das grávidas assistidas no Serviço de Obstetrícia da ULSBA e, consequentemente, esperamos que se traduza numa melhoria no Bem Nascer no Alentejo. 
 Objetivo
Através da Central de Monitorização Fetal, queremos, e podemos, melhorar a identificação da hipoxia fetal, e consequente diminuição de encefalopatia neo-natal, esperando contribuir, significativamente, na redução da taxa de mortalidade neonatal no Alentejo que, no período de 2005 a 2009, foi superior em 0,4 ‰ à média nacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário