Data: Início 5 Fevereiro 2011 | ||||
Coordenação Científica Prof. Doutora Liliana MeiraCoordenação Pedagógica Dra. Adélia MagalhãesDr. José Gouveia Destinatários** Licenciados em Psicologia pré-Bolonha e/ou licenciados e mestres em Psicologia pós-Bolonha.Objectivos A Pós-graduação em Modelos de Psicoterapia com Adultos pretende dar continuidade, inovar e/ou consolidar a formação dos/as profissionais de Psicologia. É especificamente direccionada para psicólogos/as que já exercem ou têm como objectivo futuro exercer funções em psicologia clínica com adultos. A intervenção psicológica e a abordagem de modelos de referência na psicoterapia com adultos são os principais focos, contemplando ainda assim um módulo inicial de revisão de procedimentos actualizados de avaliação psicológica com adultos. No que respeita aos diferentes modelos de psicoterapia abordados, é dada uma ênfase superior à terapia cognitivo-comportamental e à terapia narrativa. A opção por uma maior elaboração destes dois modelos de psicoterapia incidiu no facto de a prática clínica apoiada nos restantes modelos estar condicionada à formação específica (e.g., terapia focada nas emoções, terapia sistémica e familiar e terapia psicanalítica). Competências a Adquirir A pós-graduação tem dois principais objectivos: i) munir os/as psicólogos/as de ferramentas de fundamentação e de intervenção com adultos de aplicação imediata; e ii) ampliar o conhecimento dos/as profissionais de psicologia sobre modelos de psicoterapia com adultos com eficácia demonstrada e potencialmente inovadores em relação à formação de base de cada um/a. No final da pós-graduação os/as alunos/as deverão ser capazes de avaliar e de conceptualizar casos clínicos de adultos e de elaborar planos de intervenção psicoterapêutica fundamentados e adaptados a diferentes quadros de perturbação psicológica. As competências adquiridas deverão ser utilizadas em coerência com os modelos de psicoterapia abordados ao longo da pós-graduação, nomeadamente, com os modelos de terapia cognitivo-comportamental e/ou terapia narrativa com adultos.Metodologia Pedagógica As aulas terão, no geral, uma dinâmica teórico-prática, com ênfase em métodos activos, além das componentes interrogativas e expositivas. A componente prática poderá incluir trabalhos em grupo, visualização de filmes da APA, brainstorming, role-play e, sobretudo, a análise e discussão de casos clínicos. Partindo deste leque variado de métodos teórico-práticos, cada docente é responsável por definir as dinâmicas pedagógicas do seu módulo.Metodologia de Avaliação Avaliação contínua (metodologia a ser definida por cada docente)Assiduidade mínima às aulas: 75% Plano Curricular Módulo 1: Avaliação psicológica com adultos (16h)1.Avaliação psicológica com adultos a) Definição, processo e contexto 2. Metodologias e instrumentos de avaliação psicológica: a) Tipos de técnicas utilizadas na avaliação psicológica i) Entrevista clínica ii) Testes / Escalas / Questionários b) Exemplos e administração de protocolos de avaliação clínica 3. Da avaliação ao diagnóstico a) Elaboração do relatório clínico b) Formulação clínica i) Princípios básicos de formulação clínica ii) Formulação segundo diversos modelos psicoterapêuticos c) Análise e discussão de casos clínicos (estudo de casos) Módulo 2: Terapia cognitivo – comportamental (24h) 1. Revisão dos modelos de psicoterapia cognitivo-comportamental a) Modelos comportamentais: Condicionamento clássico e operante b) Modelos cognitivo-comportamentais: i) Terapia racional emotiva e comportamental de A. Ellis ii) Terapia cognitiva de A. Bech iii) Terapia dos esquemas de J. Young 2. Formulação clínica cognitivo-comportamental 3. Manuais de psicoterapia cognitivo-comportamental empiricamente validados para diferentes perturbações (e.g., depressão e distimia; perturbação bipolar; perturbação de pânico com/sem agorafobia; ansiedade social; perturbação de ansiedade generalizada; perturbação obsessiva compulsiva; outras perturbações psicológicas) Módulo 3: Terapia narrativa - O modelo de re-autoria (24h) 1. O paradigma pós-moderno na psicologia – o construtivismo e o construcionismo social. 2. A metáfora narrativa: a natureza discursiva da experiência humana, da significação e do conhecimento; a narrativa e a identidade. 3. Terapia narrativa de re-autoria (White & Epston, 1990): o princípio da relação terapêutica colaborativa. 4. A aplicação das técnicas terapêuticas do modelo de narrativo de re-autoria a) A linguagem externalizadora; b) A identificação de resultados únicos e o desenvolvimento de histórias alternativas; c) A validação, consolidação e documentação das novas histórias. 5. A avaliação no modelo narrativo. 6. A intervenção narrativa com adultos: Aplicação prática a casos clínicos. Módulo 4: Terapia Focada em Emoções (16h) 1. Fundamentos teóricos na Terapia Focada nas Emoções (TFE): a) Perspectiva Neohumanista; b) Construtivismo dialéctico; 2. Teoria das Emoções: a. Conceito de esquemas emocionais; b. Tipos de resposta emocionais; c. Regulação emocional no funcionamento humano. 3. A primazia da sensibilidade empática na relação terapêutica. 4. Tarefas terapêuticas em TFE: a) Descoberta evocativa sistemática; b) Tarefa de cadeira vazia com um outro significativo; c) Tarefa de duas cadeiras entre duas partes do self em conflito. Módulo 5: Terapia sistémica e familiar (16h) 1. A perspectiva sistémica a) Noções fundamentais b) Visão e modos de abordagem sistémicos 2. A família como sistema a) Conceito(s) b) Estrutura e funções c) Comunicação e mecanismos de funcionamento familiar 3. O contexto temporal e desenvolvimento familiar a) O Ciclo Vital da família. b) Stress, crise e mudança 4. Perspectiva transgeracional a) A família como sistema emocional e a “herança familiar” b) O genograma 5. Sensibilização à Intervenção Familiar a) O modelo sistémico em terapia familiar b) O contexto terapêutico c) O processo terapêutico Módulo 6: Terapia psicanalítica (16h) 1. Fundamentos teóricos da psicanálise a) O valor singular da experiência subjectiva b) Inconsciente c) Passado d) Determinismo Psíquico e) Transferência / Contra-transferência f) Resistência g) Conflito Psíquico h) Mecanismos de defesa 2. Perspectiva psicanalítica e os modelos psicodinâmicos 3. O Diagnóstico Psicodinâmico 4. Os vários tipos de Intervenções ao longo do continuum expressivo /de apoio a) Interpretação b) Confrontação c) Clarificação d) Encorajamento para elaborar e) Validação empática f) Conselho e elogio g) Afirmação Módulo 7: Perspectiva fenomenológica na psicoterapia (16h) 1. Fundamentos teóricos a) A visão da filosofia b) A teoria das emoções de J.P. Sartre c) Os contributos de K. Jaspers 2. Elementos de compreensão a) A psicopatologia b) A pré-compreensão c) Situações concretas 3. Elementos de intervenção a) Gestalt: uma aproximação fenomenológica b) Terapia existencial c) Níveis de subjectividade: proposta de M. Foucault Supervisão de casos 20h a distribuir pelos/as docentes dependendo da temática solicitada pelos alunos.Duração A Pós-Graduação decorrerá de 05 de Fevereiro de 2011 a 29 de Outubro de 2011, num total de 148 horas. Corpo Docente Dra. Eunice BarbosaPsicóloga, Psicoterapeuta, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, Bolseira de Investigação da FCT. Prof. Doutora Liliana Meira Psicóloga, Psicoterapeuta, Doutorada em Psicologia Clínica, Investigadora e Professora Auxiliar no Instituto Superior da Maia. Prof. Doutora Anita Santos Psicóloga, Psicoterapeuta, Doutorada em Psicologia Clínica, Investigadora e Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior da Maia. Prof. Doutora Inês Mendes Psicóloga, Psicoterapeuta, Doutorada em Psicologia Clínica e Bolseira de Investigação da FCT. Dr. Luís Pimentel Psicólogo, Terapeuta Familiar, Especialista em Psicologia Clínica, Coordenador do Centro de Aconselhamento e Detecção VIH/SIDA do Porto e Professor Convidado no ISMAI. Dra. Fernanda Jorge Psicóloga, com Formação em psicoterapia psicodinâmica pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, Especialista em Psicologia Clínica Psicóloga Clínica no ACES de Gondomar, Professora Convidada da ESE - IPP. Prof. Doutor Rui Tinoco Psicólogo, Especialidade e Doutoramento em Psicologia Clínica, Psicólogo Clínico no ACES Porto Ocidental e no Departamento de Saúde Pública do Norte. Fundamentação** Por se tratar de uma formação pós-graduada, que assume carácter profissionalizante, visando a prática profissional no âmbito da Psicologia Clínica, só é aceite a inscrição de alunos Licenciados em Psicologia (Pré-Bolonha), ou que façam prova de frequência de Mestrado Integrado em Psicologia. Esta opção justifica-se ainda, no pressuposto que a formação em causa (Modelos de Psicoterapia com Adultos) implica o domínio de conhecimentos específicos e um estudo avançado da Psicologia, só assim se garantindo uma máxima rentabilização dos conhecimentos ministrados na mesma.Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar até 17 ECTS, podendo constituir-se também numa valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados. Calendarização 05 e 19 de Fevereiro de 2011 05 e 12 de Março de 2011 02, 09 e 16 de Abril de 2011 07, 14 e 28 de Maio de 2011 18 e 25 de Junho de 2011 09, 16 de Julho de 2011 17, 24 de Setembro de 2011 15 e 29 de Outubro de 2011 Horário Sábados – 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00Local de Realização PortoInvestimento 1500€*
Documentação necessária para validação da inscrição
Inscrições através CRIAP (Departamento de Formação)Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, 147 G (Junto à antiga Praça de Velasquez - Antas) Tel./Fax. 225 026 201 Tlm. 931 710 555 E-mail: geral@criap.com URL: www.criap.com Data Limite de Candidatura* 15 de Janeiro de 2010.*Data sujeita a antecipação, na eventualidade de atingir o máximo de inscrições. Nota: Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, esta pós-graduação poderá sofrer datas de alteração ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo CRIAP. Imprimir Ficha de Inscrição |
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário