segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Tretas da vida

Jantar de amigos. Tudo gente casada ou quase casada, e filhotes à mistura. relembrámos a nossa infância. Fizemos projectos de como queremos que seja a infância dos nossos. E eu só me lembrei...da minha avó e das imensas saudades que sinto. Fez 16 anos no dia de natal que ela partiu, e hoje parece que foi ontem. Hoje sinto mais a falta dela do que alguma vez senti. Hoje reconheço marcas na minha personalidade que me foram incutidas por ela. A minha espontaneidade, a minha força de ser e de viver, a minha língua aguçada pronta para dizer exactamente o que penso, tudo isto e muito mais coisas que nem me lembro agora, são fruto da educação que me quis dar. Fez-me pensar na educação da minha filha, e no cansaço que muitas vezes se apodera de mim e da minha paciência. Daqui a 2 dias faz um ano. Parece que foi ontem. E hoje não sou a pessoa que a vê crescer de uma forma privilegiada. Sou a pessoa que passo mais horas fora de casa e com horários malucos. A pequena actualmente passa mais tempo com o pai do que comigo. Que me doí, doí. E isto tem-se reflectido na relação dela comigo. Mas neste momento não me posso dar ao luxo de deixar de trabalhar. Critiquei tanto os meus pais e a forma sempre a correr como viveram e fizeram parte do meu crescimento, e hoje faço exactamente o mesmo, e exactamente pelos mesmos motivos: dinheiro. Dinheiro. Uma treta de um papel que comanda a vida dos nossos dias. Sinto-me imensamente culpada. Doí muito cada vez que ela prefere o colo do pai, em vez do meu. Mas por muito que queira, não posso alterar a minha vida agora. Andamos a procura de casa. Estamos fartos de viver numa caixa de fósforos chamada apartamento. Obviamente que não me posso dar ao luxo de não trabalhar. A casa dos nossos sonhos. A casa onde vamos ver a pequenina, mais o mano que há-de vir, crescer e brincar. Sei exactamente aquilo que quero. Um escritório só para mim incluído! Um quarto enorme côr-de-rosa para a princesa, enorme o suficiente, para ter os brinquedos dela, uma mini cozinha, uma casa de bonecos ou uma pista de carros, o que ela quiser. Estão tão perto. Até lhe sinto o cheiro, só ainda não o consigo agarrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário