segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Homossexuais manifestam-se em frente ao Vaticano





Homossexuais manifestam-se em frente ao Vaticano
Contestam posição da Igreja sobre proposta de despenalizar a sua opção sexual a nível mundial



Associações italianas de gays e lésbicas manifestaram-se este sábado em frente à Praça de São Pedro, no Vaticano.

Este protesto foi motivado pela recusa da Santa Sé em juntar-se à iniciativa francesa que visa despenalizar a homossexualidade.

As centenas de manifestantes reuniram-se na Praça Pio XII, junto às fronteiras com o Estado Pontifício, denunciando que a posição da Igreja Católica valida a de 93 países a nível mundial, onde a homossexualidade é considerada com um delito grave.

Em alguns destes países esta opção sexual pode ser mesmo punida com a pena de morte, como acontece na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irão, Mauritânia, Sudão, Iémen e Nigéria.


Homofobia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



A homofobia (homo= igual, fobia=do Grego φόβος "medo"), é um termo utilizado para identificar o ódio, aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais ou homossexualidade, ou genericamente de modo pejorativo, qualquer expressão de crítica ou questionamento ao comportamento homossexual.

Origem e significado

O termo é um neologismo criado pelo psicólogo George Weinberg, em 1971, numa obra impressa, combinando as palavra grega phobos ("fobia"), com o prefixo homo-, como remissão à palavra "homossexual".

Phobos (grego) é medo em geral. Fobia seria assim um medo irracional (instintivo) de algo. Porém, "fobia" neste termo é empregado, não só como medo geral (irracional ou não), mas também como aversão ou repulsa em geral, qualquer que seja o motivo.

Etimologicamente, o termo mais aceitável para a idéia expressa seria "Homofilofóbico", que é medo de quem gosta do igual.


Motivos para a homofobia


Alguns estudiosos e indivíduos comuns atribuem a origem da homofobia às mesmas motivações que fundamentam o racismo e qualquer outro preconceito. Nomeadamente, uma oposição instintiva a tudo o que não corresponde à maioria com que o indivíduo se identifica e a normas implícitas e estabelecidas por essa mesma maioria, nomeadamente a necessidade de reafirmação dos papéis tradicionais de género, considerando o indivíduo homossexual alguém que falha no desempenho do papel que lhe corresponde segundo o seu género.

Algumas pessoas consideram que a homofobia é efetivamente uma forma de xenofobia na sua definição mais estrita: medo a tudo o que seja considerado estranho. Esta generalização é criticada porque o medo irracional pelo diferente não é, aparentemente, a única causa para a oposição à homossexualidade, já que esta atitude pode também provir de ensinamentos (religião, formas de governo, etc.), preconceito, informação ou ideologia (como em comunidades machistas), por exemplo.

Perspectiva jurídica

De acordo com o novo Código Penal português, em vigor desde 15 de setembro de 2007, qualquer forma de discriminação com base em orientação sexual (seja ela sobre homossexuais, heterossexuais ou bissexuais) é crime. Da mesma forma são criminalizados grupos ou organizações que se dediquem a essa discriminação assim como as pessoas que incitem a mesma em documentos impressos ou na Internet. E esta lei aplica-se igualmente a outras formas de discriminação como religiosa ou racial.

No Brasil, além da Constituição de 1988 proibir qualquer forma de discriminação de maneira genérica, várias leis estão sendo discutidas a fim de proibirem especificamente a discriminação aos homossexuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário