quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DECO dá aula de gestão doméstica em São Brás de Alportel

Foto
d.r. Ver Fotos »
Abertura Oficial da Sessão de Gestão Doméstica

O Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel acolheu, na manhã de dia 12, uma Sessão Informativa sobre Economia Doméstica, dirigida a famílias abrangidas pelo Rendimento Social de Inserção.
A iniciativa contou com a colaboração da DECO Algarve e integra o programa de ações da Equipa de Rendimento Social de Inserção de São Brás de Alportel, que tem por objetivo acompanhar as famílias beneficiárias deste apoio, no sentido de promover a sua autonomia.

Composta por três elementos – um assistente social, uma psicóloga e um ajudante, a criação desta Equipa de Rendimento Social de Inserção resultou de um protocolo assinado entre os Serviços do Centro Distrital de Segurança Social de Faro e o Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de freguesia, e com o apoio da Câmara Municipal, mediante a cedência de espaço para o seu funcionamento.

O trabalho da equipa assenta sobretudo ao nível do acompanhamento sistemático das famílias, através da organização dos processos, da elaboração dos diagnósticos da situação familiar e do relatório social, do encaminhamento para as diferentes áreas de intervenção (emprego, educação, formação profissional, saúde, ação social e habitação), da negociação do programa de inserção e do acompanhamento e avaliação do Programa de Inserção.

Uma importante frente de trabalho é ainda a estreita articulação com os recursos comunitários, com o objetivo de os dar a conhecer e de os orientar em prol dos beneficiários.

Esta primeira sessão informativa sobre Economia Doméstica contou com a participação de Ana Cátia Pedro, representante da DECO – Associação Nacional de Defesa do Consumidor, que alertou e informou sobre um conjunto de medidas a ter em consideração para uma gestão orçamental mais equilibrada.

O endividamento das famílias portuguesas é um problema atual e crescente. De acordo com o Banco de Portugal, Portugal encontra-se no 2.º lugar do Ranking de endividamento europeu.

A globalização trouxe fortes mudanças nos hábitos de consumo e uma das mudanças originou a situação atual em que as famílias portuguesas gastam mais do que ganham.

A má gestão do orçamento familiar, a adopção de comportamentos “compulsivos” de consumo e o desemprego são alguns dos indicadores apontados pelos especialistas para este flagelo social.

Tendo em conta que muitos beneficiários da medida de RSI vivem abaixo do limiar da pobreza, a Equipa de São Brás considerou que a sessão de esclarecimentos sobre Gestão do Orçamento Familiar seria uma mais-valia.

Durante a sessão informativa, foram abordados diversos temas de interesse, nomeadamente os cuidados a ter na aquisição de empréstimos bancários; as precauções a ter com as vendas agressivas que influenciam os consumidores a adquirir produtos de forma irrefletida, causando graves prejuízos materiais; a escolha adequada dos electrodomésticos, tendo em consideração o consumo energético e a defesa do ambiente, entre muitas outras dicas de poupança diária que podem fazer a diferença no orçamento familiar.

A influência da publicidade no comportamento dos consumidores, o conceito de poupança e as importantes lições para gerir um orçamento familiar e reduzir os gastos com despesas mensais fixas e de primeira necessidade foram algumas das questões mais pertinentes da sessão.

Cátia Pedro deu ainda a conhecer aos participantes o GAS (Gabinete de Apoio ao sobreendividado), situado em Faro, um serviço da DECO que presta aconselhamento aos consumidores, ajuda a gerir o orçamento familiar e apoia os consumidores a renegociar os seus encargos/créditos.

A Equipa de Rendimento Social de Inserção de São Brás de Alportel mostra-se satisfeita com o resultado da sessão e pretende continuar com a realização destas sessões, para informar e melhor preparar os beneficiários para esta fase das suas vidas, que se pretende passageira, mas com muitos desafios por alcançar.

O atendimento deste novo serviço é feito no Núcleo de Apoios aos Serviços Sociais do Município, sito na Rua Virgílio Martins Coelho, Lt.12, 1º Esquerdo, terças e quartas-feiras, entre as 09h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário