quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Estudos Interdisciplinares da Deficiência

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
bullet_red 1.ª EDIÇÃO (2010/2011)


Director | Prof. Doutor Fausto Amaro
Directora Adjunta | Prof.ª Doutora Paula Pinto
Prazo de candidatura: 1 de Outubro de 2010

Com a participação da Professora Márcia Rioux da Universidade de York (Canadá)

1. Objectivos
A Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares da Deficiência, a primeira do género em Portugal, visa proporcionar formação avançada e um novo olhar sobre a deficiência, examinando os factores sociais, políticos, culturais, legais e económicos que definem esta realidade enquanto construto social e contribuem para determinar as respostas colectivas e individuais às pessoas com deficiência. Uma característica chave desta formação é a integração da experiência da deficiência e das perspectivas das pessoas com deficiência como fundamentos do conhecimento e da investigação neste domínio.

2. Destinatários
Profissionais a desenvolverem actividade na área da deficiência incluindo psicólogos, sociólogos, antropólogos, técnicos de serviço social, técnicos de saúde, professores e juristas; pessoas com deficiência e suas famílias; activistas e pessoas interessados em desenvolver conhecimentos nesta área.

3. Condições de Acesso e Selecção dos Candidatos
Licenciatura em qualquer área das Ciências Sociais, do Ensino, do Direito ou das Ciências da Saúde ou em outra área considerada adequada pelo Conselho Científico. Os candidatos serão seleccionados com base na média de licenciatura, considerando também o curriculum académico e profissional.

4. Inscrição e propinas
separador_txt_A
A inscrição importa em 100 euros. A frequência da pós-graduação importa numa propina de 2000 euros, paga em 4 prestações do seguinte modo:
bullet_red 1.ª Prestação: no prazo de uma semana a partir da data de admissão no Curso;
bullet_red 2.ª Prestação: final de Janeiro;
bullet_red 3.ª Prestação: final de Março;
bullet_red 4.ª Prestação: final de Maio.
O pagamento é efectuado na Tesouraria (Piso 1 – junto à Secretaria).

Nota 1: Os alunos poderão pagar as propinas através de cheque emitido à ordem do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, enviando-o por correio para a Tesouraria do ISCSP (Rua Almerindo Lessa, Pólo Universitário do Alto da Ajuda, 1300-663, Lisboa) ou por transferência bancária, devendo, caso optem por esta modalidade, informar-se dos procedimentos junto da Tesouraria.
Nota 2: Os alunos que não tiverem liquidado as prestações nos prazos indicados não poderão efectuar as avaliações às disciplinas que ocorrerem no período de vigência do prazo. Só poderão iniciar o curso os alunos que tenham pago a primeira prestação.

5. Funcionamento
O curso encontra-se estruturado de acordo com os princípios do processo de Bolonha. É composto por 8 unidades curriculares obrigatórias e por 4 de opção (ver quadro).

Nota: As unidades curriculares de opção só funcionarão com um mínimo de 10 inscrições e no caso de esse número não ser atingido, funcionarão as 4 unidades que forem alvo de maior número de escolhas por parte dos alunos.

Cada unidade tem um total de 18 horas de contacto, 15 lectivas mais três de avaliação.

As aulas realizam-se nas instalações do ISCSP às sextas-feiras (18h às 21h30) e sábados (9h às 13h).

6. Sistema de Avaliação e Certificado
A aprovação em cada unidade curricular requer a nota mínima de 10 valores. A aprovação na pós-graduação, que confere direito ao respectivo certificado, depende da aprovação em todas as unidades curriculares. Haverá duas épocas de avaliação: uma que decorre logo após as aulas de cada unidade curricular e outra que terá lugar em Setembro (calendário a anunciar).

Nota: A inscrição para a avaliação na segunda época importa em 100 euros por unidade curricular.

A avaliação em cada unidade curricular será objecto de lançamento em pauta e de afixação em local destinado às avaliações das pós-graduações do ISCSP (Piso -1, no hall da ala dos gabinetes dos professores). No final do curso, os alunos que tiverem aproveitamento em todas as unidades curriculares podem solicitar a emissão do diploma junto da Secção Pedagógica do ISCSP (Piso 1).

7. Equivalência a Mestrado
Para efeitos de progressão de estudos, os alunos aprovados nesta pós-graduação terão equivalência ao primeiro ano do Mestrado em Política Social, do ISCSP.

8. Unidades Curriculares, Docentes e Calendário

bullet_red Faça aqui o Estudos Interdisciplinares da Deficiência (.pdf) do ficheiro.


9. Coordenação
Para qualquer questão relacionada com a organização e funcionamento do curso, os alunos deverão contactar o Coordenador.

Contactos:
Prof. Doutor Fausto Amaro
e-mail: famaro@iscsp.utl.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Telefone: (+351) 213 619 430

Contactos e Inscrições
separador_txt_A

bullet_red bt_download (.pdf) da Ficha de Inscrição.

Conceição Santos
ISCSP – Rua Almerindo Lessa, Pólo Universitário do Alto da Ajuda
e-Mail: saosantos@iscsp.utl.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Telefone: 213 619 446 / 213 600 471 Ext.3138
Fax: 213 619 446

Nenhum comentário:

Postar um comentário