quinta-feira, 30 de setembro de 2010

'The Flinstones' fazem 50 anos




Os desenhos animados 'The Flinstones' comemoram hoje 50 anos.

A série - que se passa há 10 mil anos, na idade da Pedra - foi transmitida no canal “ABC” da televisão norte-americana, numa criação de Joe Hanna e Bill Barbera.

Fred, Wilma, Barney e Betty são as personagens principais dos desenhos animados que são um retrato de uma família padrão nos Estados Unidos. O sucesso foi tal que a série animada acabou por ser levada ao cinema, desta feita com figuras reais.

Ainda hoje os desenhos animados são exibidos em vários canais televisivos de vários países.



Quem não se lembra disto???

Diário de um sem-abrigo


 


"- Morada? -- o coração começou a bombear o sangue violentamente, provocando-me uma ansiedade. -- Não tenho morada minha senhora! Aqui, neste local onde me encontro, sentado e com o coração a bater, sou um número que uns querem subtrair e outros somar." «Eis o diário comovente de um sem-abrigo, um grito de desespero com um sabor acidulado a solidão. Cap, Russo, Cenoura, Joe, Crava... deambulam pelas ruas de Lisboa quais soldados numa luta inglória. Conhecem de bem perto as agruras da vida, mas cedo aprenderam a amortecer as pancadas diárias e vivem numa enorme solidariedade. Cap tem a seu cargo este exército invisível e uma missão, ajudar os outros sem-abrigo a aguentarem-se nas ruas e a protegerem-se do torpor da pena alheia. Perdido entre o presente da sua vida de indigente e o passado que não consegue lembrar, retrata-nos, numa visão fina e arguta, uma Lisboa pouco atenta à indigência. Cap possui uma cultura ímpar e uma alma de poeta, é um sonhador. Nos seus sonhos fantasistas o beijo come nuvens, os campos abraçam, os mimos desprendem-se das árvores. Quando conhece Rita perde-se na imaginação do amor. Sentir os lábios de Rita nas suas bochechas cadavéricas transporta-o para uma outra dimensão. Mas terá um sem-abrigo direito ao amor? Ei-lo confrontado com a vontade de se apaixonar e a vontade de prosseguir uma missão de sobrevivência. "Há quem não acredite em nós, quem nos considere uns dissimulados, mas quando tombamos aqui...é demasiado difícil de nos voltarmos a levantar." E pode acontecer a qualquer um de nós! Cap, porém, pondera erguer-se e partir... AUTOR: Carlos J. Barros, nasceu em Paris, mas adoptou Santarém como a sua terra materna. Por lá bebeu grande parte das suas descrições, no Gótico e no Tejo que nunca parou de ver. Hoje sente-se perfilhado pelo Mar da Caparica e pelas Dunas de São João. O cheiro intenso transportado pela maresia, cativa-lhe as palavras que se vão soltando pelos seus blocos. Frequentou o curso de Psicologia Aplicada, no Instituto Superior de Psicologia, mas foi no Jornalismo que «rompeu» a vida. Apaixonado por tudo o que se mexe, é na solidão que os seus romances reflectem e fazem reflectir. Uma intensa homenagem a todos os homens e mulheres que vivem nas ruas e que apesar da luta diária e cruel pela sobrevivência mantém ainda a nobreza da solidariedade e da amizade desprovida de preconceitos. Uma chamada de atenção aos que diariamente teimam em fazer dos sem abrigo pessoas invisíveis! Gabriela Chagas -- Lusa



Observações pessoais:

Durante o meu ano de estágio, a minha supervisora sempre disse que o meu perfil enquanto assistente social não se enquadrava e nem se reflectia na minha escolha para local de estágio. Dizia frequentemente para quem quer que fosse e onde quer que fosse que eu não pertencia ali. Um dia demasiado cansada de ouvir aquilo questionei-a. Fui surpreendida com a resposta que eu era demasiado autoritária e firme para trabalhar com toxicodependentes. Não me identifiquei com a resposta na altura e continuo sem me identificar com essa resposta. Autoritária? Eu? Só quem não me conhece é que é capaz de fazer tal afirmação. Já confrontei amigos e conhecidos sempre apelando a honestidade e sempre me disseram que essa não era eu. Não me enganei nas minhas escolhas...gosto daquilo que sou. Só sei trabalhar nestas áreas....toxicodependencia, prostituição e junto da população sem-abrigo. É isso que me define, é isso que eu sou, é isso que sei fazer e é isso que me dá gosto fazer. Continuo a questionar-me: Qual de nós as duas estava enganada em relação ao meu perfil profissional???

As publicações mais recentes no domínio da anti-discriminação e da responsabilidade da rede de peritos jurídicos




RRevista jurídica sobre a anti-discriminação na Europa, edição 10
A décima edição da revista jurídica oferece uma descrição geral dos mais recentes desenvolvimentos relacionados com a lei e a política anti-discriminação na Europa.
Inclui um artigo sobre as fontes da lei para a igualdade nos Estados Unidos (David B. Oppenheimer) e sobre a proibição da discriminação racial e étnica no acesso a serviços ao abrigo da lei da UE (Julie Ringelheim), actualizações sobre desenvolvimentos na política legal ao nível da Europa e a jurisprudência do Tribunal de Justiça Europeu / Tribunal Europeu dos Direitos do Homem. A secção relativa às notícias dos Estados Membros apresenta os mais recentes desenvolvimentos na lei anti-discriminação nos Estados Membros.
Poderá descarregar versões PDF em: Inglês, Alemão e Francês
Para solicitar o envio de uma cópia gratuita por correio:
http://www.non-discrimination.net/order.htm
Desenvolvimento da lei anti-discriminação na Europa – comparação dos 27 Estados Membros da UE
O relatório compara e evidencia as diferenças entre as leis anti-discriminação em todos os Estados Membros da UE. Identifica tendências e semelhanças entre os países na transposição e implementação das directivas anti-discriminação (2000/43/CE e 2000/78/CE) e tem em consideração, individual e colectivamente, as áreas de discriminação nas directivas. O objectivo deste relatório é oferecer uma descrição geral das leis nacionais na União Europeia.
Poderá descarregar versões PDF em: Inglês (as versões em Alemão e Francês estarão disponíveis em Novembro aqui)
Pedidos de versões em papel gratuitas: empl-info@ec.europa.eu

Fonte: http://acegis.wordpress.com/

Dia Internacional do Idoso, 1 de Outubro de 2010

A campanha «Pela diversidade. Contra a discriminação.» visa combater a discriminação com base em diferentes motivos, incluindo a discriminação em razão da idade, a qual é dirigida contra os jovens e as pessoas idosas.
O Dia Internacional do Idoso comemora a contribuição que as pessoas idosas oferecem à sociedade e chama a atenção para os problemas que as afectam como, por exemplo, quando são vítimas de maus-tratos. Este ano celebra-se o 20.º aniversário da instituição do Dia pelas Nações Unidas (ONU). As actividades que têm lugar por todo o mundo, incluindo um evento no dia 7 de Outubro na sede da ONU em Nova Iorque, concentram-se no progresso alcançado na implementação dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, que apoiam os princípios de igualdade e dignidade humanas, bem como o seu impacto nas pessoas idosas.
Para obter mais informações sobre questões relacionadas com as pessoas idosas a nível europeu, contacte a Plataforma AGE Europe.
A campanha também produz recursos que abordam a discriminação contra as pessoas idosas como, por exemplo, um questionário, apresentações utilizadas para formação e filmes.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010


Concursos Plataforma Imigração 2010

Candidaturas abertas de 1 de Junho a 30 de Setembro de 2010.

Estão abertos os concursos da Plataforma sobre Políticas de Acolhimento e Integração de Imigrantes (Plataforma Imigração) para atribuição do Prémio Empreendedor Imigrante do Ano e da Distinção das Melhores Práticas Autárquicas em integração de imigrantes.

O Prémio Empreendedor Imigrante do Ano, no valor de vinte mil euros, destina-se ao imigrante que, em 2009, tenha revelado maior capacidade empreendedora e de responsabilidade social na sociedade portuguesa, sendo simultaneamente um exemplo de integração proactiva e inovadora.

A Distinção das Melhores Práticas Autárquicas é atribuída à Câmara Municipal cujo projecto autárquico (decorrido total ou parcialmente em 2009) mais tenha contribuído para um melhor acolhimento de cidadãos imigrantes fixados no concelho, através de iniciativas inovadoras, originais e com um elevado grau de mobilização e abrangência.

As candidaturas encerram a 30 de Setembro, sendo os prémios entregues a 17 de Dezembro, véspera do Dia Internacional do Migrante.


Formulário de candidatura ao Prémio Empreendedor Imigrante do Ano

Formulário de candidatura à Distinção de Melhores Práticas Autárquicas em integração de imigrantes 


Para mais informações consultar: http://plataformaimigracao.org

Para esclarecimentos adicionais contactar:
info@plataformaimigracao.org ou pgdh@gulbenkian.pt
e ainda 21 782 36 46 ou 21 782 3547

Oferta de Emprego


Procura-se Animadora Socio Cultural para Lar de Idosos em Oeiras, 3h semanais.
Oferecemos Almoço mais 100€ de remuneração. Valor não negociavel.

Enviar curriculo para larvilamendes@gmail.com


Ver Oferta de Emprego: http://www.net-empregos.com/1091486/animadora-socio-cultural-3h-semanais-oeiras/#ixzz10xeb4wXu
www.net-empregos.com - O maior site português de ofertas de emprego

Seminário Internacional sobre a Desinstitucionalização da Doença Mental

Tema: A desinstitucionalização da doença mental e os cuidados na comunidade: famílias, redes sociais e serviços
Local: Auditório do Centro de Estudos Sociais de Coimbra
Data: 26 de Outubro de 2010
Este Seminário destina-se a apresentar e debater os resultados de um estudo, realizado no Centro de Estudos Sociais de Coimbra com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sobre o mesmo tema. O estudo, realizado por uma equipa de investigadores/as coordenada pelo sociólogo Pedro Hespanha, analisa o impacto da desinstitucionalização nos cuidados de saúde mental e avalia a capacidade de resposta das famílias, das redes sociais, das organizações locais e dos serviços, num período em que está em curso um plano nacional de saúde mental que visa precisamente promover a descentralização dos serviços e diminuir a institucionalização. Para comentar os resultados convidaram-se especialistas nacionais e internacionais com experiências diversas sobre a matéria.
Contactos:
Centro de Estudos Sociais de Coimbra
Tel.: 239 855 570
Fax: 239 855 589
E-mail: ces@ces.uc.pt
Sítio Web: http://www.ces.uc.pt

Congresso Internacional sobre Saúde Mental, em Barcelos

Tema: II Congresso Internacional
Local: Casa São João de Deus, em Barcelos
Data: 26 a 29 de Outubro de 2010
A Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental organiza este II Congresso que pretende debater o "estado da arte" da saúde mental. Neste evento é dada ênfase ao diagnóstico e à rescrição de intervenções de Enfermagem, no âmbito da intervenção autónoma do Enfermeiro. Nesse sentido, ao longo de três dias, disponibiliza-se uma viagem pela saúde mental ao longo do ciclo vital, pelos instrumentos de diagnóstico, pelos resultados das intervenções que se traduzem em ganhos em saúde para as pessoas, e, novas áreas emergentes que requerem cuidados de enfermagem.
Contactos:
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental 
Escola Superior de Enfermagem do Porto
Rua Dr. António Bernadino de Almeida, s/n. 4200-72 Porto
Telm.: 92 209 71 45
E-mail: dir@spesm.org
Sítio web: http://spesm.org 

Seminário sobre Educação Inclusiva na Lusófona

Tema: III Seminário de Educação Inclusiva 
Local: Universidade Lusófona , Auditório Agostinho da Silva
Data: 22 e 23 de Outubro de 2010
Este Seminário tem como objectivos:
·Promover um amplo debate científico em torno das problemáticas da Educação Inclusiva e suas implicações, na sociedade, na escola e na sala de aula;
·Promover a reflexão sobre boas práticas, numa procura de comunicação com a diferença;
·Encontrar consensos para a reflexão e o exercício de práticas, tendo como ponto de partida a diversidade dos públicos;
.Provocar, nos participantes, a necessidade de reflectir para agir e reflectir sobre a acção, contínua e sistematicamente, numa procura de respostas e experimentação fundamentada em relação às situações com que somos confrontados.  
Contactos:
Universidade Lusófona
Campo Grande, 376, 1749-024 Lisboa
Tel.: 21 751 55 00
Fax: 21 757 70 06
E-mail: sec.iceducacao@ulusofona.pt
Sítio web: http://www.ice.ulusofona.pt/
 

Ciclo de Encontros Temáticos "Pobreza é Ficar Indeferente! Juntos por Uma Sociedade para Todos"

Tema: Contra as Barreiras da Diferença
Local: Auditório do Centro de Recursos em Conhecimento, Lisboa
Data: 21 de Outubro de 2010
Horas: 16h00
No âmbito do Ciclo de Encontros Temáticos "Pobreza é Ficar Indeferente! Juntos por Uma Sociedade para Todos", organizado pelo Instituto de Segurança Social, I.P., este encontro terá a intervenção de 2 oradores, Jerónimo de Sousa do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia e Mário Pereira da Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência. A Sessão será sucedida por debate alargado à audiência. O Encontro terá a duração de 90 minutos. A entrada é gratuita.
Contactos:
Centro de Recursos em Conhecimento
Rua Castilho, nº 5 - R/c 1250-066 Lisboa
Tel.: 21 318 49 89
E-mail: ISS-CRC@seg-social.pt

1º Ciclo de Cinema de Luta Contra a Pobreza

Tema: 1º Ciclo Jovem de Cinema
Local: Auditório do Instituto Português da Juventude de Coimbra
Data: entre 17 de Setembro e 17 de Outubro de 2010
No âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social (AECPES), a Mandinga de Iúna criou o Projecto Luta Contra a Pobreza que promove várias actividades, em Coimbra, entre 17 de Setembro (data em que se debatem os Objectivos do Milénio, nas Nações Unidas) e 17 de Outubro (Dia Internacional da Erradicação da Pobreza). A destacar nestas actividades está o I Ciclo de Cinema Jovem na Luta Contra a Pobreza, que irá mostrar o documentário Cinema de Bairro. Este projecto resulta de um Protocolo assinado entre o Instituto da Segurança Social, e a Fundação INATEL no âmbito das acções de divulgação do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Este documentário procura sensibilizar aqueles que assistem às dificuldades existentes em diversos bairros sociais do nosso país. Coimbra também contribuiu para a execução deste documentário, com a apresentação da realidade no Bairro da Rosa e do Ingote, onde alguns jovens residentes, através do recurso a técnicas cinematográficas descrevem, na primeira pessoa, a realidade vivida nos seus bairros. A estreia da longa-metragem ocorrerá durante o programa de actividades do Projecto Luta Contra a Pobreza em diversas datas. No final de cada exibição será dinamizado um debate, em colaboração com diversas instituições sociais de Coimbra, sobre o tema do Ano Europeu, procurando, desta forma, registar as opiniões dos jovens participantes acerca da realidade que os rodeia.
Contactos:
Secretariado do projecto Luta contra a Pobreza
Quinta D. João Lt11, 3º Esq. 3030-114 Coimbra
Tlm: 91 818 20 24 / 96 341 20 90
E-mail: geral@lutacontrapobreza.com
Sítio web: www.lutacontapobreza.com

Colóquio sobre a contribuição da cultura no combate à pobreza e à exclusão social

Tema: o acesso à cultura e a participação cultural
Local: Bruxelas
Data: de 17, 18 e 19 de Outubro de 2010
Organizado no quadro da Presidência Belga do Conselho da União Europeia, durante o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social e tem como objectivo demonstrar que o combate à pobreza e à exclusão social diz respeito e envolve directamente as políticas culturais - perspectiva fortemente ligada aos objectivos estratégicos e específicos tanto da Agenda Europeia para a Cultura como do Plano de Trabalho para a Cultura 2008-2010. Foram definidos dois temas essenciais, que serão desenvolvidos em duas sessões: o acesso à cultura e a participação cultural. Este Colóquio prolongar-se-á com a adopção, no Conselho Educação, Juventude e Cultura de 18 de Novembro deste ano, de um conjunto de Conclusões que evidenciam o papel transversal que a cultura pode desempenhar nesta matéria, sublinhando a necessidade de integrar a dimensão cultural nas políticas nacionais e europeias de combate à pobreza e à exclusão social.
Contactos:
Presidência Belga do Conselho da União Europeia
Tel.: +32 (0)2 779 59 59
E-mail: culture-exclusion@clq-group.com
Sítio Web: http://www.culture-exclusion.be/

Seminário Internacional debate Incapacidade, no Porto

Tema: Incapacidade e Indiferença
Local: Auditório 1 da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Data: 14 e 15 de Outubro de 2010
Este Simpósio tem como objectivo central o debate entre pessoas incapacitadas, profissionais e investigadores da área (a incapacidade no sentido da problematização das quesytões que não são somente das pessoas incapacitadas mas da sociedade portuguesa e, consequentemente, do compromisso e da responsabilidade de todos os actores sociais na inclusão social efectiva das pessoas incapacitadas e no respeito pelos seus direitos. O público alvo são os profissionais e voluntários de organizações ligadas à incapacidade, arquitectos, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, investigadores na área da incapacidade, pessoas com incapacidade, familiares e dirigentes associativos da área da incapacidade. Para se inscrever aceda ao sítio da Faculdade.
Contactos:
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
E-mail: simposio_incapacidade@fpce.up.pt
Blogue: http://incapacidade-indeferenca.blogspot.com
Sítio Web: http://www.fpce.up.pt/inscricoes_incapacidade

Seminário sobre Deficiência Intelectual em Oeiras

Tema: Encontros e Desencontros da Deficiência Intelectual
Local: Auditório Tagus Park, Porto Salvo
Data: 7 e 8 de Outubro de 2010
Horas: 09h30
No âmbito das comemorações do seus 35 anos a Cercioeiras organiza este seminário que contará com a presença da Dra. Alexandra Pimenta, Directora do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., como moderadora de um dos paineis. Aceda ao programa aqui http://cercioeiras.pt/images/phocadownload/programa_seminario.pdf
Contactos:
Cercioeiras
Rua 7 de Junho, nº 57 2730-174 Barcarena
Tel.: 21 423 96 80
Fax: 21 423 96 89
E-mail: 35anoscsp@gmail.com

Marchar contra a Pobreza no Porto

Tema: Marcha pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social
Local: Avenida dos Aliados / Mostra Social - Stand da Rede Europeia Anti-Pobreza
Data: 6 de Outubro de 2010
Horas: 18h30
O objectivo desta marcha é sensibilizar a sociedade civil para o combate à pobreza e à exclusão social, dando visibilidade e demonstrando a adesão de figuras públicas à esta causa. Terá a duração de 60 minutos. O percurso será Descer a Avenida dos Aliados (ponto encontro Café Guarani) até à Igreja dos Congregados - Rua Sá da Bandeira - Praça D. João I - Rua Rodrigues Sampaio - Avenida dos Aliados (Câmara) (+/- 0,75 km) - o percurso é acessível a pessoas com mobilidade reduzida. Para se inscrever on-line aceda a https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDZ4S2VSODNBQUVpNlA1bWpWTldra0E6MQ
Contactos:
Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal
Rua Costa Cabral, 2368 4200-218 Porto
Tel.: 22 542 08 00
Sítio Web: www.reapn.org

Acções de Formação no âmbito do Projecto Sub Programa para todos 2010 / INR, I.P.

Tema: Comunicação, Cognição e alimentação na criança portadora de deficiência
Local: Centro de Reabilitação da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria
Data: 5, 9, 23 e 30 de Outubro de 2010
Horas: das 09h00 às 13h00 - das 14h00 às 19h00
A Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria vai realizar acções de formação destinadas a Professores, Auxiliares, Pais e outros interessados, no âmbito do Projecto Sub Programa para todos 2010/Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P..
Contactos:
Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria
Rua Verde Pinho - Lote 1, nº 201, 207, 213 - Vale da Fonte Marrazes 2415-609 Leiria
Tel.: 244 833 983 /919 940 299
Fax: 244 833 506
E-mail: appcleiria@appcleiria.pt / luciabento@appcleiria.pt
Sitio web: http://www.appcleiria.pt

Congresso sobre Envelhecimento Activo no Algarve

Tema: Envelhecimento Activo - da investigação à prática
Local: Portimão
Data: de 3 a 8 de Outubro de 2010
Este congresso vai decorrer integrado no Festival Internacional Golden Age 2010. O Congresso e o Festival Internacional Golden Age têm como factor comum a população sénior. O Festival Golden Age é especificamente desenvolvido para participantes com mais de 50 anos, e o Congresso tem o objectivo de analisar a actividade desportiva nessa faixa etária, analisando os benefícios de uma vida activa e as alterações funcionais que a prática de actividade física origina numa população activa.
Contactos:
Golden Age 2010
Estrada da Luz, n.º 30-A 1600-159 Lisboa
Tel.: 21 814 11 45
Fax: 21 814 29 50
E-mail: fitness@gympor.com
Sítio web: http://goldenage2010.webnode.com/golden-age-congress/

1ªs Jornadas sobre o Envelhecimento Saudável organizadas pela Associação Nacional de Enfermeiros

Tema: Envelhecimento...olhares de hoje para intervir no amanhã
Local: Auditório da Escola Superior de Leiria
Data: 1 e 2 de Outubro de 2010
Horas: 09h30
A Associação Nacional de Enfermeiros promotores do Envelhecimento Saudável está a organizar estas 1ªs Jornadas que debaterão temas como o Idoso - recursos na comunidade; A responsabilidade dos cuidados de saúde primários para com o idoso; A saúde mental na última etapa vital; os cuidados seculares entre outros. O Programa está em http://www.app.com.pt/wp-content/uploads/2010/09/anepes-1-out.pdf
Contactos:
Associação Portuguesa de Psicogerontologia
Avenida Miguel Bombarda, 117, 1º andar; 1050-164 Lisboa
Telf: 21 354 69 33 / 21 314 54 37 / 21 354 20 32
Fax: 21 315 61 16
E-mail: jornadas.anepes@sapo.pt
Sítio web: http://www.app.com.pt

Seminário sobre a Sexualidade e Deficiência em Vila do Conde

Tema: Afectos, Sexualidade e Deficiência
Local: Auditório Municipal de Vila do Conde
Data: 1 e 2 de Outubro de 2010
A Câmara Municipal de Vila do Conde e a Equipa da Deficiência e Abordagem Plurinstitucional vão realizar este seminário que tem como destinatários preferenciais os profissionais e técnicos das diferentes áreas com intervenção directa junto deste público especifíco, as pessoas com deficiência e suas famílias e as Instituições cujo trabalho incide sobre esta população.
Contactos:
Câmara Municipal de Vila do Conde
Divisão de Acção Social
Praça Vasco da Gama 4480-840 Vila do Conde
Tel. 252 248 400
Fax: 252 641 853
E-mail: seminario@cm-viladoconde.pt
Sítio web: www.cm-viladoconde.pt

Fórum INR, I.P.

Tema: Pobreza e Exclusão. Riscos Múltiplos para as Pessoas com deficiência
Local: Auditório do Instituto Nacional para a Reabilitação, Lisboa
Data: 30 de Setembro de 2010
Horas: das 15h00 às 17h30
Este Fórum terá como dinamizadores o Dr. Edmundo Martinho , Presidente do Instituto da Segurança Social, I.P. e a Dr.ª Alexandra Pimenta, Directora do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. A entrada é livre e terá Serviço de intérprete de Língua Gestual Portuguesa.
Nota importante - As pessoas surdas deverão informar o INR, I.P., até ao final do dia 24 de Setembro, se necessitam de Intérprete de Língua Gestual Portuguesa.
Contactos:
Dr. Adalberto Fernandes
Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
Avenida Conde de Valbom, nº 63 1069-178 Lisboa
Tel: 21 792 95 00
Fax: 21 792 95 96
E-mail: inr@seg-social.pt
Sítio web: www.inr.pt


Fonte: http://www.inr.pt/content/1/1258/forum-inr

Encontro Nacional de Gabinetes do Cidadão/Utente ocorre em Grândola

Tema: Cidadania e Saúde
Local: Grândola
Data: 30 de Setembro e 1 de Outubro de 2010
Este evento, promovido pela Administração Regional de Saúde do Alentejo - Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Litoral, com a colaboração da Câmara Municipal de Grândola e do Hospital do Litoral Alentejano, é pretendido identificar as potencialidades, expectativas e constrangimentos sobre a organização, funcionamento e evolução dos gabinetes do cidadão, em diferentes organizações de saúde, bem como promover a partilha de experiências e a divulgação de boas práticas. A iniciativa destina-se aos responsáveis e profissionais dos gabinetes do cidadão/utente, bem como a profissionais de saúde. A inscrição no encontro é gratuita e deverá ser feita para o gabcidadao@alentejolitoral.min-saude.pt
Contactos:
Administração Regional de Saúde do Alentejo
Rua do Cicioso, nº 18, Apartado 2027, 7001-901 Évora
Tel.: 266 758 770
Fax: 266 735 868
E-mail: http://www.arsalentejo.min-saude.pt/
Sítio Web: http://www.arsalentejo.min-saude.pt

Fonte: http://www.inr.pt/content/1/1267/encontro-nacional-de-gabinetes-do-cidadaoutente-ocorre-em-grndola

Violência na 3ª idade


Com o objectivo de debater a violência/negligência/ maus tratos aos idosos, dando voz às pessoas idosas e à comunidade em geral, a REAPN Bragança, em parceria com outras entidades, organiza um debate que terá lugar, no auditório da Escola Superior de Bragança, no dia 1 de Outubro, às 14 horas. Mais informação através do e-mail braganca@reapn.org
 

Adolescer

«Diferentes questões se colocam na sociedade contemporânea pelo que é oportuno reflectir sobre esta fase de desenvolvimento. Propomos aqui um encontro sobre vários aspectos específicos da adolescência: desde Sexualidade, Parentalidade, Educação, Relações Sociais, Saúde Mental e Optimismo na Adolescência. Congresso sobre adolescência com Quintino Aires, Coimbra de Matos, Helena Marujo, Maria João Santos, Marta Gautier, Ana Sofia Medina e Maria Gabriela Sousa e Silva.» Dia 16 de Outubro, em Lisboa. Mais informação aqui.
 

terça-feira, 28 de setembro de 2010

4º Fórum da Responsabilidade Social das Organizações e Sustentabilidade

À semelhança das edições anteriores, estão a ser organizadas várias dinâmicas para intensificar a troca de conhecimento e boas práticas, no âmbito do 4º Fórum RSO e Sustentabilidade.
O 4º Fórum RSO assenta nos 3 vértices, Ambiente (Pós – Copenhaga – Combate às alterações climáticas, Energias limpas e eficientes e Reutilização de Recursos…), Social (Combate à pobreza e Exclusão Social, Novas qualificações para novos empregos, Novas formas de organização do Trabalho, Economia Local, Envelhecimento Activo…) e Económico (Investimento – O que é que os Investidores procuram? Nova Geração de Empreendedorismo e investimento, Marketing “Green” e Social, Equilíbrio das contas públicas….), com destaque à Agenda 2020 e orientação política para os próximos 10 anos.
O tema central da 4ª edição,”Redes de Valor – VALUE NETWORKS“, baseia-se na consciência da necessidade actual de mobilização – Relevo para as Redes e Parcerias.
Objectivos
• Sensibilizar o tecido empresarial português, instituições de ensino e demais organizações portuguesas para o seu papel enquanto agentes activos da RS/ Sustentabilidade;
• Conhecer e aprender com especialistas nas temáticas as estratégias e soluções que estão e podem ser adoptadas para um crescimento económico, social e ambientalmente sustentável;
•P artilhar e debater a Estratégia Europa 2020 : Constrangimentos, desafios e oportunidades;
• Demonstrar através de projectos, case studies e de instrumentos disponíveis, como a integração de práticas social, ambiental e economicamente responsáveis, abrem novas oportunidades e trazem valor acrescentado às organizações e à sociedade;
• Aprender de forma directa e prática como implementar algumas ferramentas para o exercício de uma gestão social e ambientalmente sustentável.
O 4º Fórum da Responsabilidade Social das Organizações e Sustentabilidade é uma iniciativa da Associação Industrial Portuguesa com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.
No âmbito do Ano Europeu da Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social e no Ano Internacional da Biodiversidade, o 4º Fórum RSO e Sustentabilidade, convida-o a participar num formato ainda mais intenso e dinâmico, de apenas um Dia, fazendo parte integrante das Redes de Valor – Value Networks.
A AIP-CE estende este desafio a todos os oradores, moderadores, expositores, participantes, visitantes e parceiros, para que com um envolvimento crescente, seja possível mais uma vez , dar um passo em frente em prol do desenvolvimento sustentável.
Não deixe de Agir, assinalando desde já no seu calendário: 21 de Outubro – CCL iniciativa,  nas instalações do Centro de Congressos de Lisboa (Pav. II – antiga FIL).
 Pré-inscrição para o 4º Fórum da Responsabilidade Social das Organizações e Sustentabilidade
A Inscrição é Gratuita* com obrigatoriedade de formalização.
Lotação Limitada
A Inscrição Inclui:
- Documentação e outro material de apoio,
- Certificado de presença do Fórum e dos Workshops em que participa,
- Participação nas Conferência e Workshops de acesso livre,
- Visita à Mostra de Produtos Sustentáveis,
- Tradução simultânea de inglês/português,
- Coffee-breaks.
* Alguns workshops de certificação poderão ser pagos
As entidades que pretendam estar presentes na Àrea Exposicional, deverão preencher a Ficha de Inscrição Expositor/Apoiante. 
Contactos
Associação Industrial Portuguesa – Confederação Empresarial
Praça das Indústrias
Apartado 3200 EC Junqueira
1301-918 Lisboa

Tel. +351 21 360 1675
Fax: +351 21 363 90 46    
 
E-mail:
forumrso@aip.pt
Site: www.forumrso.aip.pt


Fonte: http://acegis.wordpress.com/

Mais doentes com SIDA com acesso a anti-retrovirais




A presidente da Liga Portuguesa contra a SIDA, Maria Eugénia Saraiva, diz que o aumento do uso de anti-retrovirais mostra um “esforço global” no combate à doença, mas “ainda há muito a fazer”.

O recurso a anti-retrovirais para tratar a SIDA está a estender-se a todo o mundo. Em países de rendimento médio e baixo, mais 1,2 milhões de pessoas infectadas tiveram acesso a estes medicamentos, entre Dezembro de 2008 e o mesmo mês de 2009.
Os dados foram divulgados hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em conjunto com a ONU SIDA UNICEF.
A presidente da Liga Portuguesa contra a SIDA, Maria Eugénia Saraiva, diz que o aumento do uso de anti-retrovirais mostra um “esforço global” no combate à doença, mas “ainda há muito a fazer”, porque apenas um terço dos doentes tem acesso a estes medicamentos.
“Tem que se continuar a apostar na prevenção e em que todos os anti-retrovirais cheguem a todas as pessoas, quer aos países de rendimento médio e baixo, quer àqueles de desenvolvimento maior que precisam de continuar a apostar na prevenção”,  afirma Maria Eugénia Saraiva.
Em Portugal também aumentou o número de pessoas a receber este tratamento. Em Dezembro de 2008 havia 12 336 pessoas que tomavam esta medicação e em Dezembro de 2009 este número aumentou para 18 107.
“É muito bom no ano em que completamos 20 anos de luta contra a SIDA verificar que houve este avanço. O que acontece é que continuam muitas pessoas a não saber que estão infectadas e temos que fazer com que o diagnóstico precoce seja difundido”, afirma a presidente da Liga Portuguesa contra a SIDA.
Em Portugal há cerca de 37 mil pessoas infectadas com o VIH, na sua maioria homens, embora esteja a aumentar o número de mulheres e até de idosos afectados pela doença.

Consultar aqui 

Oferta de Emprego

Precisa-se de Monitor para ATL em IPSS nos Olivais - Lisboa.
Entrada imediata.

Requisitos obrigatórios:
- carta de condução, pois irá realizar o transporte de alunos em carrinha de 9 lugares (mínimo 2/3 anos de carta);
- experiência de trabalho com pré-adolescentes e adolescentes (10 aos 15 anos);
- capacidade e experiência de acompanhamento de estudo do 7º ao 9º ano;
- experiência anterior em contexto de ATL;
- conhecimentos e experiência de actividades extra-curriculares: dança, teatro, música, informática, trabalhos manuais...
- gosto pelo trabalho com esta faixa etária;
- capacidade de integração, Trabalho em equipa, Responsabilidade.

Condições a oferecer:
- Contrato;
- Vencimento base: 550,00 + 30,00 Subs. Transporte + Refeição na Instituição
- Horário: 35h semanais, de 2ª a 6ª, das 11h às 19h.

Pede-se Registo Criminal e referências.

Enviar CV unicamente se preencher os requisitos e estiver interessado nas condições que temos para oferecer.

Mail: director.cspsmo@gmail.com

Ver Oferta de Emprego: http://www.net-empregos.com/1088419/precisa-se-monitor-para-atl-2-e-3-ciclo-com-carta-de-conducao/#ixzz10pJcNbDH
www.net-empregos.com - O maior site português de ofertas de emprego

Oferta de Emprego

A Fundação António Aleixo instituição de utilidade pública, procura Assistente Social com Licenciatura em Serviço Social ou Política Social para trabalho em Equipa de Acompanhamento a Beneficiários do Rendimento Social de Inserção.


Todos os interessados deverão enviar CV e Certificado de Habilitações até 4 de Outubro para armindosaraiva.fundacao.aleixo@gmail.com. Factor preferencial: conhecimentos e/ou experiência na área especificada. 



Fonte: Divulgação via e-mail.

I Encontro da CPCJ de Ílhavo

A organização do I Encontro da CPCJ de Ílhavo, é o pontapé de saída para um ainda maior aprofundamento e partilha de saberes na área da criança e do jovem, enquanto sujeitos de pleno direito.

Conscientes de que ajudar à formação integral de qualquer criança é dever de toda a sociedade, de uma forma onde a promoção da autonomia e da responsabilização deverão ser elementos basilares da construção das personalidades, congratulamo-nos com a possibilidade de contar com o contributo de importantes prelectores, que, através da sua sapiência ajudarão, indubitavelmente, à construção de um mais forte sistema de protecção, do qual TODOS NÓS fazemos parte.

Assim, venhor por este meio convidar V. Exa. a participar no I Encontro da CPCJ de Ílhavo, que terá lugar no próximo dia 15 DE OUTUBRO DE 2010 (SEXTA-FEIRA), NO CENTRO CULTURAL DA GAFANHA DA NAZARÉ.

A inscrição, gratuita, poderá ser efectuada até ao próximo dia 13 de Outubro de 2010, para o e-mail dass@cm-ilhavo.pt, pelos telefones 234 329 625, 234 329 632 ou pelo fax 234 329 601, devendo nesta inscrição ser feita referência ao nome da entidade, do(s) participante(s), morada, e-mail e contacto telefónico.

 

 

Atentamente,

Paulo Teixeira Costa

Presidente da CPCJ - Ílhavo

 

 

I ENCONTRO DA CPCJ DE ÍLHAVO
15 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA), CENTRO CULTURAL DA GAFANHA DA NAZARÉ.
A organização do I Encontro da CPCJ de Ílhavo é o pontapé de saída para um ainda maior aprofundamento e
partilha de saberes na área da criança e do jovem, enquanto sujeitos de pleno direito.
Conscientes de que ajudar à formação integral de qualquer criança é dever de toda a sociedade, de uma forma
onde a promoção da autonomia e da responsabilização deverão ser elementos basilares da construção das
personalidades, congratulamo-nos com a possibilidade de contar com o contributo de importantes prelectores,
que, através da sua sapiência ajudarão, indubitavelmente, à construção de um mais forte sistema de protecção,
do qual TODOS NÓS fazemos parte. Proteger é um dever de TODOS.


PROGRAMA

9h00 – Recepção dos participantes e entrega de documentação
9h30 – Sessão de Abertura
:: Paulo Teixeira Costa, Presidente da CPCJ de Ílhavo e Vereador do Pelouro da Acção Social da CM Ílhavo
:: Juiz Conselheiro Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens
:: Maria Helena Terra de Oliveira, Directora do Centro Distrital de Aveiro do ISS, IP
:: Helena Maria de Oliveira Dias Libório, Directora Regional de Educação do Centro
I PAINEL – FAMÍLIA E ESCOLA: RELAÇÃO SISTÉMICA
MODERADOR: Paulo Teixeira Costa - Presidente da CPCJ de Ílhavo
10h00 – Tema: Família e Escola: Que Relações?
:: Orador: José Garrucho (Psicólogo Clínico, Terapeuta Familiar e de Casal, Técnico e Praticien em
Programação Neurolinguística - PNL)
11h00 – Coffee-break
11h15 – Tema: Bullying nas Escolas: como Travar?
:: Oradora: Tânia Paias (Psicóloga Clínica, Mestre em Saúde Escolar, Doutoranda – Investigação na Área do
Bullying, Participação em Projecto Internacional, Psicóloga Especialista em Avaliação Psicológica na Ktree)
12h15 – Debate
12h30 – Interrupção para almoço
14h30 – MESA REDONDA “A Escola na Actualidade e a Actualidade da Escola”
MODERADOR: Ivan Silva – Jornalista e Director do Diário de Aveiro
:: Técnica de Serviço Social – Maria Cândida Silva
:: Representante das Associações de Estudantes – Pedro Feijó
:: Representante das Associações de Pais – Albino Almeida
:: Director Adjunto do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré – Leonel Rodrigues
:: Directora Regional de Educação do Centro – Helena Maria de Oliveira Dias Libório
17h00 – Espaço aberto a questões do público
17h30 – Sessão de Encerramento
:: Paulo Teixeira Costa, Presidente da CPCJ de Ílhavo

 

Fonte: Divulgação via e-mail. 

(RE)PENSAR O LUGAR ESCOLA!


Fonte: Divulgação via e-mail.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"Envelhecimento - Normal e Patológico"

A Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro irá realizar no próximo dia 4 de Outubro às 18:30h no Salão Polivalente da Instituição, uma Palestra intitulada "Envelhecimento - Normal e Patológico", a inscrição na mesma é gratuita.

Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro
Rua da Misericórdia s/n
Apartado 225
3770-909 Oliveira do Bairro

telef.: 234 730 400/5
Fax: 234 730 408
tm: 961320044
e-mail: dql@misericordiaob.pt
www.misericordiaob.pt


PARA INSCRIÇÕES/ INFORMAÇÕES: 234 730 400 (Psicóloga Telma Batista) ou cti@misericordiaob.pt


FÓRUM DE DISCUSSÃO

AS PRIORIDADES DO PNAI  A NÍVEL LOCAL

22 de Outubro
Auditório Municipal,
Arruda dos Vinhos
Horário: 10h – 18h

Exmos./as  Senhores /as,

A Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal encontra-se a promover um Projecto intitulado A Favor da Inclusão Social: Sensibilização, Mobilização e Debate, envolvendo 12 concelhos do território do Oeste.
Este projecto tem como prioridade contribuir para a divulgação do Ano Europeu, através da criação de espaços de debate e reflexão e manter a luta contra a exclusão social, na agenda mediática e política.

Este Fórum de Discussão, irá assinalar a finalização do projecto e pretende debater sobre o impacto, os resultados e o alcance do Plano Nacional da Acção para a Inclusão, com o objectivo de propor estratégias de futuro, através da dinamização de 4 workshops, que decorrerão em simultâneo.
Esta iniciativa destina-se ao público em geral.

Nos locais de realização dos Workshops, irá decorrer uma Exposição Fotográfica, resultado das Campanhas Informativas FotografArte, as quais envolveram os/as jovens das escolas dos municípios de Alenquer, Caldas  das Rainha, Alcobaça e Torres Vedras. “ O que é para ti a Pobreza?”, foi o desafio lançado a estes  jovens para representarem  a pobreza através de uma fotografia, associando um comentário (técnica  Photovoice).

Segue em anexo programa e ficha de inscrição.

Gostaríamos, assim,   de contar com a presença de V. Exa. e agradecemos, igualmente, a divulgação pela vossa rede de contactos.


Com os melhores cumprimentos,

M.ª Fernanda Faustino
Coordenadora do Núcleo Distrital de Leiria da REAPN









Marisa Godinho
Técnica do Projecto: "A Favor da Inclusão Social: Sensibilização, Mobilização e Debate"

Núcleo Distrital de Leiria da REAPN
Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque, 107, 1.º Dto.
2400-194 Leiria
Tel: 244 837 228
Fax: 244 837 229
E-Mail: aecpes.oeste@reapn.org
Internet: www.reapn.org


Programa

9h.30m. Secretariado
10h. Sessão de Abertura
Sandra Araújo, Coordenadora Nacional REAPN/Portugal
M.ª José Fradique, Directora Adjunta do Centro Distrital da Segurança Social de Lisboa
Fernando Gonçalves, Director do Centro Distrital da Segurança Social de Leiria*
Maria Gertrudes Cunha , Vereadora da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos
10h30. Pausa para café
10h.45m. / 16h.30. Workshops ( a decorrerem em simultâneo )
Workshop 1 - Pobreza Infantil | Enquadramento ao tema: Catarina Tomás, Professora, no Instituto Politécnico de Lisboa na Escola Superior de Educação, Departamento em Ciências Humanas e Sociais | Dinamizadora: Fátima Veiga, REAPN|/ Portugal Relator/a: a designar | local: Auditório Municipal
Workshop 2 - Envelhecimento Activo | Enquadramento ao tema: Paula Cruz, REAPN/ Portugal |Dinamizadora: Paula Cruz, REAPN/Portugal | Relator/a: a designar | Local: Capela
Workshop 3 - As comunidades ciganas em Portugal | Enquadramento ao tema: Alexandra Castro, Dinâmia-CET/ISCTE | Dinamizadora: Fernanda Ruivo, Amnistia Internacional |Relator/a: a designar | Local: Galeria Municipal
Workshop 4 - Educação e Formação | Enquadramento ao tema: Rogério Cação, CERCIPeniche | Dinamizador: Rogério Cação, CERCIPeniche |Relator/a: a designar | Local: GAE
12h.30m.Almoço
14h.00m.Continuação dos workshops
16h.00. Intervalo
16h.30. Apresentação das Conclusões dos Workshops | Local: Auditório Municipal
17h.00. Comentadores
Sérgio Aires, Consultor nas áreas da pobreza, exclusão e políticas sociais
Fernanda Rodrigues, Coordenadora Nacional do PNAI*
17h30m. Encerramento dos trabalhos
Maria Fernanda Faustino, Coordenadora do Núcleo Distrital de Leiria da REAPN
Mediação de Conflitos e Conflitos Comunitários

Cursos de capacitação de Mediadores
Para acesso aos Sistemas Públicos de Mediação: Julgados de Paz
Acreditado pelo Ministério da Justiça - GRAL

Marinha Grande de 18 Outubro a 16 Dezembro
Pós laboral (18-22 h) Segundas, Terças e Quintas

CURSO BÁSICO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E CONFLITOS COMUNITÁRIOS:
O curso é composto pelos seguintes 8 módulos:
1- TEORIA DO CONFLITO
 A NATUREZA DO CONFLITO
 MODELOS DE CONFLITOS
 ASPECTOS PSICOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DO CONFLITO
 GESTÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
2- DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
 IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
 PENSAMENTO LATERAL
 CRIAÇÃO DE METÁFORAS
 BRAINSTORMING
 MAPA MENTAL
3- INTRODUÇÃO À MEDIAÇÃO E AOS OUTROS MEIOS ALTERNATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
 MEIOS ADVERSARIAIS E NÃO ADVERSARIAIS
 NEGOCIAÇÃO, CONCILIAÇÃO, MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM
 INTRODUÇÃO À MEDIAÇÃO
 CONTEXTOS DE APLICAÇÃO DA MEDIAÇÃO
4- INTRODUÇÃO À NEGOCIAÇÃO
 NEGOCIAÇÃO DISTRIBUTIVA E INTEGRATIVA
 A ESCOLA DE HARVARD
 CO-OPETIÇÃO
 ETAPAS E TÉCNICAS NEGOCIAIS
 IMPORTÂNCIA DA NEGOCIAÇÃO EM MEDIAÇÃO
5- COMUNICAÇÃO
 TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
 A COMUNICAÇÃO NAS SITUAÇÕES DE CONFLITO
 A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO
 COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL
 RAPPORT
 ASSERTIVIDADE
 ESCUTA EMPÁTICA E ESCUTA ACTIVA
 FEEDBACK POSITIVO
6- MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
 ESCOLAS E MODELOS DE MEDIAÇÃO
 O PAPEL DO MEDIADOR
 CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO
 FASES DA MEDIAÇÃO
 TÉCNICAS E HABILIDADES UTILIZADAS EM MEDIAÇÃO
 GESTÃO DAS EMOÇÕES
 QUESTÕES ÉTICAS DO MEDIADOR
 ÉTICA E DEONTOLOGIA – PRINCÍPIOS, RESPONSABILIDADES E DIREITOS
7- OS JULGADOS DE PAZ, OS SISTEMAS PÚBLICOS DE MEDIAÇÃO E A MEDIAÇÃO PRIVADA
 OS JULGADOS DE PAZ
 ENQUADRAMENTO LEGAL DOS JULGADOS DE PAZ
 O PROCEDIMENTO DE MEDIAÇÃO NOS JULGADOS DE PAZ
 SMF - INTRODUÇÃO
 SML - INTRODUÇÃO
 SMP - INTRODUÇÃO
 MEDIAÇÃO PRIVADA - ESPECIFICIDADES
8- MEDIAÇÃO DE CONFLITOS COMUNITÁRIOS
 CONFLITOS COMUNITÁRIOS: COMUNIDADE, ESCOLA E FAMÍLIA
 MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA – ESPECIFICIDADES
 ÂMBITOS DE APLICAÇÃO
 CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO DE MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA
TOTAL DO CURSO: 120 horas

Informações
CONSENSUS Tel e fax: 239832399
consensus.adr@gmail.com
JURISOLVE Tel.: 239837113 / jurisolve@jurisolve.com
ADESER marinadomingues@adeser2.org

Cursos de Formação

CURSOS DE OUTUBRO/2010

Horário Pós-Laboral (Sábados)

image005.png@01CB54C1.F3BC3410 


CURSOS DE OUTUBRO/2010
Horário Laboral

image006.png@01CB54C1.F3BC3410
Conpetencias---Logo
                
                 www.competencias.com.pt
                 geral@competencias.com.pt
                 Av. João de Deus, 64 | Ermesinde 4445
                 913388997 - 912778503 - 224077544
Faro: Workshop de grafitti para jovens apoiados por IPSS

A delegação regional do Instituto Português da Juventude, em Faro, recebe dia 9 de Outubro um Workshop de Grafitti destinado a 16 jovens apoiados por instituições de solidariedade dos concelhos de Silves, Portimão, Faro e Olhão.

O evento realiza-se no âmbito das actividades previstas no Ano Europeu contra a Pobreza e a Exclusão Social e é organizado pelo núcleo distrital de Faro da Rede Europeia Anti-Pobreza, em parceria com o IPJ e várias IPSS do distrito.

A acção visa “sensibilizar os jovens para as questões da pobreza e exclusão social, contribuir para o exercício da cidadania destes jovens, bem como promover uma inserção social plena dos mesmos”.

Galizes aplaudiu lançamento da 1.ª pedra do lar para deficientes

OLIVEIRA DO HOSPITAL
Galizes aplaudiu lançamento da 1.ª pedra do lar para deficientes


A Santa Casa da Misericórdia de Galizes lançou, ontem, simbolicamente, a primeira pedra do futuro lar residencial da instituição e de cinco novas residências autónomas para utentes com deficiência, cujo financiamento, de cerca de um milhão e oitocentos mil euros, já está aprovado, no âmbito do POPH.  Mais que um acto simbólico, a cerimónia de ontem significa que a obra deverá começar em breve, dando resposta a pelo menos mais 36 utentes na valência de lar, 20 ao nível do Centro de Actividades Ocupacionais, e ainda aos utentes que reúnam condições para ocupar as cinco residências autónomas que vão ser construídas num espaço, que apesar de ficar distante da actuais instalações  - a Casa S. João de Deus -  tem uma localização privilegiada, quer em termos de exposição solar, quer em termos de paisagem.
Bruno Miranda, presidente da mesa da Santa Casa da Misericórdia de Galizes, não esconde que esta nova casa – batizada de Lar de Nossa Senhora da Visitação - é o «espelho do dinamismo» da instituição, posicionando-se, pela sua dimensão e pela «sua grande utilidade», como uma das maiores da região e certamente no distrito de Coimbra. Também o provedor da Misericórdia de Galizes, não escondia a «profunda satisfação» que esta «etapa» representa na vida da instituição, que conta já localmente com mais de 300 anos de história. Além de ser um velho sonho da Santa Casa, para o provedor esta obra demonstra acima de tudo uma «atitude» da direcção face «aos mais desprotegidos», e uma atitude que pretende afirmar ainda mais a Santa Casa enquanto «referência institucional» no concelho de Oliveira do Hospital, atenta aos novos serviços sociais capazes de responder às necessidades e carências da população a acolher.
Minorar as lacunas existentes ao nível da população alvo da instituição, que é reconhecidamente uma população «fragilizada» , são os objectivos do provedor e da sua equipa, que apesar da crise tem sabido «convergir os diferentes recursos»  na defesa, ao que diz, de «um Estado cada vez mais social».
Pensando que a primeira aposta está ganha – a da localização - escolhida para esta obra, o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital  comparou o lançamento da primeira pedra ao nascimento de uma criança, para dizer que com esta obra  também se oferece «um conjunto de condições de vida a um conjunto de pessoas». Lembrando que o concelho de Oliveira do Hospital é hoje na área do apoio à deficiência um concelho de «excelência», José Carlos Alexandrino não tem dúvidas que este equipamento vai proporcionar a mais pessoas viverem com outras condições de dignidade, e por isso não quis deixar de renovar a sua promessa de apoiar estas instituições que servem essencialmente as pessoas.
 
IPSS asseguram muitos postos de trabalho
Com as dificuldades que o concelho atravessa em matéria de emprego, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) desempenham, na opinião do edil, um papel duplamente importante, na medida em que vieram substituir muitos dos postos de trabalho até aqui concentrados no sector das confecções. De acordo com os números do presidente da Câmara, as IPSS do concelho empregam nesta altura 475 pessoas, um número que irá aumentar seguramente com a construção deste novo equipamento e de um outro que aproveitou para anunciar, que se trata de uma unidade de cuidados continuados, a ser construída pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, prevendo-se que possa vir a criar 60 novos postos de trabalho.
Também o presidente do Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra, Mário Ruivo, que esteve nesta cerimónia em substituição da secretária de Estado Idália Moniz, realçou a importância desta «economia social», como forma de desenvolver a restante economia local, uma vez que é geradora de emprego. Relativamente ao investimento, Mário Ruivo congratulou-se com a aprovação de mais um equipamento.

domingo, 26 de setembro de 2010

A propósito das fontes....

Eu tenho muito o hábito de colocar a fonte como texto de hiperligação. Incorrecto ou correcto depende do ponto de vista, eu prefiro chamar-lhe incompleto. Incompleto, sim. Para além de colocar o link da fonte em texto de hiperligação deveria colocar também os autores e de onde retirei o texto. Mas a verdade é que às vezes à pressa fala mais rápido e mais alto na minha cabeça. Sempre ouvi dizer que a pressa é inimiga da perfeição. Algum tempo atraz recebi um mail de uma jornalista que eu gosto de acompanhar a pedir para colocar o nome da mesma no fim do artigo que eu tinha citado. Na altura achei um exagero visto que tinha lá a bendita da fonte em hiperligação. Depois reflecti melhor sobre o assunto e realmente esta jornalista tinha toda a razão. Custa ver algo que nós fazemos em outros blogs e sem uma única referência ao autor, nem sequer em forma de hiperligação. Enfim.....
Muitas das informações que coloco acerca de coloquios e cursos de formação resultam dos mails que recebo de amigos e de seguidores do blog. Nem sempre me lembro de citar nomes, ou mesmo até de agradecer. Mas sinto-me muito grata cada vez que recebo um mail. O blog não é feito apenas através de uma boa pesquisa, resulta na sua grande maioria de muita informação que recebo no meu mail. São esses mails que fazem deste blog o que ele é. Agradeço aos que conheço e aos que não conheço, e que mesmo assim tem o altruísmo de partilhar informações com os colegas.
Estarreja: Cuidar de quem precisa sem esperar nada em troca

Há 30 anos que a ASE se preocupa com as condições de vida dos mais necessitados. Recentemente, transformou uma barraca numa habitação digna
 
Espalhadas pelo país, existem centenas de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Algumas mais activas, outras menos capazes. Há uns dias atrás, o presidente da Confederação Nacional das Instituições Cristãs, Lino Maia, considerou que “talvez haja centros sociais paroquiais a mais e caridade a menos”. Referia-se a instituições de cariz cristão, mas a realidade é que esta reflexão pode ser aplicada a todos os mecanismos sociais organizados que visam ajudar o próximo. Há uns mais empenhados do que outros, mas, apesar de, muitas vezes, “remarem contra a maré”, mesmo quando lhes são negados todos os apoios, não se deixam desanimar. É o caso da Associação de Solidariedade Estarrejense (ASE), que tem vindo a lutar contra as condições materiais degradantes em que vivem várias famílias no concelho de Estarreja.
Para o presidente da Direcção da ASE, Alberto Vidal, trata-se, sobretudo, de “contribuir para a sociedade na qual estamos integrados”.
A associação presta assistência aos que mais necessitam, mas torna a sua própria vida mais colorida, porque acaba por beneficiar e embelezar o espaço que a rodeia. O dirigente, com 80 anos, amparado por um vice-presidente que já conta com 92, ainda continua bem desperto para as lacunas sociais.

Associação actua com rapidez
nos casos mais problemáticos
A ASE, uma IPSS independente, é proprietária de mais de uma centena de habitações e apartamentos e, com o apoio de voluntários, trabalha, dia-a-dia, desde 1979, na recuperação de casas degradadas em que escasseiam condições de habitabilidade e, muitas vezes, de higiene.
Este mês, mais um triunfo desta associação foi conquistado. Reconstruiu, na totalidade, a casa de um homem, de 55 anos, residente no lugar de Casal de Bedueiro, em Salreu, que, no Inverno, dormia “enrolado em plásticos”, segundo contam os vizinhos.
“Estava tudo degradado. Chovia em todo o lado”, explica Alberto Vidal, que não esperou pelo subsídio da Câmara Municipal para pôr mãos à obra. Com a ajuda financeira do Painel Consultivo Comunitário do Programa Actuação Responsável de Estarreja (PACOPAR), promovido por várias empresas, e do esforço de vários voluntários, que, durante as noites e nos fins-de-semana trabalharam afincadamente, a casa de Aprígio Valente ficou pronta ao final de sete meses. “Avançámos rapidamente, porque o senhor não podia viver mais assim”, justifica o presidente da ASE.
Esta é, apenas, uma das situações que a ASE acompanhou, já que, segundo a associação solidária, “todos os dias surgem novos casos, os quais teremos de ir resolvendo e acompanhando dentro das nossas possibilidades, continuando, assim, a lutar para uma melhor vivência dos nossos concidadãos”.
Luto ou Não? Eis a Questão...
 
V Colóquio do Centro da APELO de Coimbra
22 de Outubro de 2010


Programa
Manhã (09:30 – 13:00)
A perda de raízes… - O luto pela perda de Cultura
Prof. Doutor Jorge Arroteia—Universidade de Aveiro
Sem emprego… Quem sou eu? - O luto pela perda de Emprego
Prof. Doutora Paula Paixão—Universidade de Coimbra
Sem tudo… O que me resta? - O luto pela perda de Identidade
Membro da Associação Integrar
Tarde (14:30 – 18:30)
Quando 1 + 1 já não são 3 - O luto no divórcio
Prof. Doutora Madalena Alarcão—Universidade de Coimbra
“Amor, é chama que (já não) arde…” - O luto na ruptura do
Namoro
Dra. Sónia Gregório—Universidade de Coimbra
“Barriga de Amor” - O luto no Puerpério
Dra. Sandra Cunha—Associação Artémis
Sonhos desfeitos - O luto pelo filho deficiente
Dra. Ana Isabel Cruz—APELO e APPACD de Coimbra

INSCRIÇÕES ESTUDANTE: 10€
INSCRIÇÕES NÃO-ESTUDANTE: 15€
INSCRIÇÕES
formação.apelo.coimbra@gmail.com
96 337 89 74
91 427 12 93
MAIS INFORMAÇÕES
apelo-coimbra.blogspot.com
Auditório do Instituto Universitário Justiça e Paz

Fonte: Divulgação via e-mail. Obrigada Ritinha

Ponto de ORDEM (Novidades da APSS)

Depois do processo de consulta pública sobre o Estatuto da Ordem Profissional dos Assistentes Sociais, que ocorreu antes das férias de Verão em diferentes regiões do país (cf. p. 2), estão neste momento praticamente
reunidas todas as condições para a APSSS poder avançar coma iniciativa de criação da ordem junto da Assembleia da República, nos termos exigidos pela lei das Associações Públicas Profissionais.
A APSS está já na posse da versão final revista do Estudo realizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, assim como da versão final dos Estatutos da Ordem, elaborado pelo Prof. Doutor Vital Moreira.
A curto prazo a APSS iniciará as diligências formais junto da Assembleia da República tendo em vista a adopção da iniciativa legislativa que venha a criar a Ordem dos Assistentes Sociais.

Fonte: APSS Newsletter

Colóquio Internacional Desafios do Serviço Social: políticas, intervenções e luta contra a pobreza e a exclusão

Semana do Serviço Social
Colóquio Internacional Desafios do Serviço Social: políticas, intervenções e
luta contra a pobreza e a exclusão
Universidade dos Açores
No presente ano de 2010 a licenciatura em Serviço Social da Universidade dos Açores, comemora uma década de existência, o que coincide com a celebração do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
Com o intuito de celebrar as duas efemérides, de forma integrada, realizar-se-á, de 9 a 13 de Novembro próximo, a Semana do Serviço Social no decurso da qual se prevê a realização do Colóquio Internacional Desafios do Serviço Social: políticas, intervenções e luta contra a pobreza e a exclusão de 11 a 13 de Novembro em Ponta Delgada.

Fonte: APSS Newsletter

CURSOS AIDSS e Instituto para a Formação Humana e Social

Outubro:
- Curso de Introdução à Musicoterapia (18h) - Dr. Nuno Barreira;
- Curso Serviço Social e Desenvolvimento Comunitário resultado da Equação Empreendedorismo (15h) - Dr.ª Cláudia Moura;
- Curso Cidadania, Inserção e Mudança Social (12h) - Doutor José Morais
- Curso Perspectiva Humana nas Ciências Forenses (12h) - Professor Pinto da Costa;
- Curso Gestão de Reclamações e Gestão de Conflitos em IPSS e Privados (8h) - Mestre Joaquim Silva;
- Curso de Sensibilização à Mediação Familiar (20h) - Dr.ª Célia Nóbrega Reis e Dr.ª Isabel Amaral.
Info:  ifhs.porto@gmail.com, http://ifhsocial.webnode.com.pt/

Fonte: http://assistentesocial.blogspot.com/

Oferta de Emprego

Oferta de Emprego


Para visualizar outras ofertas, visite o NET Emprego.
 Outra profissão (M/F)  
Oferta Nº:   587728511
Sector de Actividade da Entidade:  FORMAÇÃO PROFISSIONAL 

Profissão Pretendida


Profissão:  Outra profissão (M/F)

Número de Postos:  1

Local Trabalho


Freguesia(s):  NAZARÉ;

Habilitações escolares


Habilitações Mínimas:  Licenciatura

Horário Trabalho


Horário: 15:00 ÀS 22:00 HORAS

Descanso Semanal: SÁBADO E DOMINGO

Condições


Conhecimentos Profissionais:  (m/f) TÉCNICO DE DIAGNÓSTICO E ENCAMINHAMENTO. ASSEGURAR O ACOLHIMENTO (COORDENANDO O TRABALHO DA ADMINISTRATIVA); CONDUZIR O PROCESSO DE DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DO ADULTO QUE PERMITIRÁ DEFINIR O SEU ENCAMINHAMENTO, MOBILIZANDO PROFISSIONAIS DE RVCC QUANDO NECESSÁRIO; ORGANIZAR O ENCAMINHAMENTO PARA AS RESPOSTAS EDUCATIVAS E FORMATIVAS EXTERNAS AOS CENTROS NOVAS OPORTUNIDADES, ARTICULANDO COM AS RESPECTIVAS ENTIDADES FORMADORAS E ESTRUTURAS REGIONAIS COMPETENTES; DESENVOLVER AS ACTIVIDADES NECESSÁRIAS À EXECUÇÃO FISICA DO PROJECTO.

Conhecimentos Específicos:  LICENCIATURA NAS ÁREAS DE: PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA, CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO SOCIAL.

Outros Dados


Tipo de Contrato Oferecido:  A Termo

Duração:  3 (meses)

Trabalho a Tempo:  Completo

Remuneração oferecida:  847   Euro

Subsídio de Refeição:  4