segunda-feira, 20 de setembro de 2010


Workshop apresenta resultados de projectos-piloto que apoiam cuidadores familiares de idosos

Workshop apresenta resultados de projectos-piloto que apoiam cuidadores familiares de idosos


"Cuidados Familiares e Comunitários" é o nome do workshop que se realiza a 23 de Setembro, no âmbito do Fórum Gulbenkian de Saúde 2010 sobre Saúde Mental, onde serão apresentados os resultados preliminares dos projectos-piloto de apoio a cuidadores familiares de idosos com demências ou vítimas de AVC, financiados desde o início de 2009 pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Enquanto um projecto está a ser desenvolvido pela Universidade de Aveiro e procura desenvolver, implementar e avaliar uma metodologia de intervenção psico-educativa em grupos de cuidadores familiares de idosos, o outro tem sido executado nos concelhos de Entre Douro e Vouga (Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Vale de Cambra, Arouca e Oliveira de Azeméis) pelo Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo (CASTIIS).

O objectivo é tentar manter, enquanto possível, os idosos a viver nas suas casas, com o apoio de familiares ou vizinhos que, através destes projectos, recebem a formação necessária para prestar cuidados a idosos com demências ou vítimas de AVC.

Manuel Lemos e Maria de Lurdes Quaresma serão os comentadores de um debate moderado por Maria José Nogueira Pinto, que decorrerá logo após a apresentação de resultados destes dois projectos.

O workshop tem início às 14h30 e será seguido da antestreia do documentário "Quem mora na minha cabeça?", de Miguel Seabra Lopes e Maria Antónia Seabra, sobre um grupo de idosos que frequenta a Área de Dia em Psicogeriatria do Hospital Júlio de Matos.

VER PROGRAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário