segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Problemática da violência doméstica debatida em seminário


Mais de uma centena de profissionais das mais diversas áreas, desde a saúde, educação, serviço social, justiça e forças policiais participaram na passada sexta-feira, 17 de Setembro, no Seminário sobre «Intervenção Integrada em Violência Doméstica na Região do Algarve», que decorreu no auditório municipal de Olhão, com o objetivo de partilhar experiências e promover a reflexão sobre a problemática da Violência Doméstica e sensibilizar os profissionais que contactam direta e indiretamente com o fenómeno na região do Algarve.
A sessão oficial de abertura contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Dr. António Pina, do Diretor-adjunto Regional de Educação do Algarve, Dr. Eduardo Dias, do Presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve IP, Dr. Rui Lourenço, do Director Regional do Instituto de Segurança Social do Centro Social de Faro, Dr. Arnaldo Oliveira, da representante da Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género, Dra Marta Silva e do representante do Conselho de Administração do Hospital de Faro, EPE, Dr. Hugo Nunes.
A necessidade de encarar a violência doméstica como um «problema de todos», em que «não se pode fechar os olhos», em que «todos somos responsáveis para inverter estas situações», sendo necessário «um contributo de todos para reforçar o combate contra este flagelo que afeta a sociedade», em que a questão central passa «pela defesa dos direitos humanos e o respeito pelas pessoas», de modo «a modificar mentalidades» e «ultrapassar preconceitos», foram algumas das ideias defendidas durante a sessão oficial de abertura pelos representantes das várias entidades presentes no encontro.
No decorrer do seminário foi abordada a importância de uma «intervenção integrada no combate à violência doméstica», onde o trabalho em rede da educação, saúde, segurança social, justiça, forças policiais e organizações comunitárias «assume um papel fundamental», para a adopção de medidas e atitudes que facilitem a definição e implementação de estratégias de suporte e respostas para as vítimas de violência doméstica. 
De referir que a realização deste seminário encontra-se integrado no projecto «Intervenção Integrada em Violência Doméstica na Região do Algarve», no âmbito da parceria, formalizada através de candidatura ao Programa Operacional de Potencial Humano (POPH-QREN), entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género – CIG, a Administração Regional de Saúde do Algarve, I.P, o Hospital de Faro, E.P.E. – HCF, a Direcção Regional de Educação do Algarve – DREAlg e o Instituto de Segurança Social, I.P. – ISS.
No âmbito deste projecto está prevista a realização de 9 acções de formação dirigidas a profissionais de saúde (ACES e Hospital de Faro) e de educação (DREAlg), tendo já sido realizadas 5 acções, estando agendada outra para o final deste ano, em Novembro e as restantes 3 para o próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário